Diadema realiza 1ª Feira do Empreendedorismo

376 0

Da Redação – Com o objetivo de trabalhar os temas do empreendedorismo social, fortalecer a economia da cidade e divulgar os serviços oferecidos pelas secretarias municipais, a Prefeitura de Diadema realizou nesta sexta-feira, 23/11, a 1ª Feira do Empreendedorismo, na praça CEU das Artes. O evento foi aberto ao público e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas.

A ação foi fruto de uma colaboração entre as secretarias Assistência Social e Cidadania, Cultura, Educação, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Fundação Florestan Fernandes e o Fundo Social de Solidariedade. Além disso, também participaram do evento, parceiros como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Organização Visão Mundial.

A idealização do evento partiu da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que teve como proposta divulgar os programas e projetos oferecidos, entre eles as Diretorias de Proteção Social Especial e a Proteção Social Básica, que fazem atendimentos e acompanhamentos de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, para programas de transferência de renda e, por meio de articulação com outras secretarias municipais, incentivam o acesso às políticas públicas.

“A ideia é fazer com que os empreendedores da nossa cidade tenham um auxílio e um direcionamento do que é necessário fazer para consolidar seu negócio”, declarou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

A Secretaria de Segurança Alimentar realizou uma orientação sobre o comércio popular, que contempla feirantes e trabalhadores informais. O objetivo foi orientar as pessoas sobre o processo de preenchimento das vagas para trabalhar nesse segmento. “Na parte de comércio, existe um curso de Manipulação de Alimentos, feito pelo PEAND (Programa Educação Alimentar e Nutricional de Diadema), e, com o certificado entregue ao aluno, aumentam suas chances empreender na cidade”, explicou o secretário da Secretaria de Segurança Alimentar, Rodrigo Silva.

A Secretaria de Meio Ambiente, Fundo Social de Solidariedade e a Fundação Florestan Fernandes também divulgaram seus cursos, todos gratuitos e focados na geração de renda própria ou destinados a quem quer ingressar em uma nova carreira. A Secretaria de Educação divulgou o EJA, supletivo para jovens e adultos, que tem vagas para 1ª à 8ª série em todas as regiões da cidade e estão com as matrículas abertas para 2019.

Além disso, os alunos das EMEBs Cora Coralina e José Martins realizaram apresentações musicais e de poemas abordando questões de saneamento básico e resgate de memórias do Brasil.

Bruno Guilherme, morador do bairro Serraria, conta que se interessou pelo tema quando viu a divulgação do evento. “Eu fiquei sabendo por meio das redes sociais da Prefeitura, e, como dificilmente vejo informações sobre cursos em feiras, me interessei. Além disso, não sei muito sobre o empreendedorismo, então resolvi vir para aprender um pouco”, finalizou.

A participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho no evento ocorreu por meio da Casa da Economia Solidária. O serviço municipal orienta 14 grupos solidários de Diadema, garantindo trabalho e renda para quase 2 mil pessoas. A assessoria gratuita é feita pela Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários (IPEPS), que auxilia grupos a criar oportunidades de trabalho nas áreas de alimentação, costura, artesanato, recicláveis e cultura.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Laércio Soares, promover empreendedorismo nos dias atuais é fundamental. “Hoje temos muitas pessoas desempregadas e é urgente e necessário a busca de novas alternativas para garantia de trabalho e renda. A feira contribuiu com isso e reforçou o programa que Diadema desenvolve nesse sentido e que a torna referência em economia solidária”, afirmou.

Durante a feira, barracas de empreendedores populares, vinculados a IPEPS, levaram suas produções para que o público saiba como as iniciativas acontecem. O Projeto Okavango mostrou como é feita a restauração de sofás que foram descartados nas ruas de Diadema e outro grupo, o mais recente a entrar na incubadora pública e que ainda não tem nome oficial, divulgou o trabalho de como conceber novos produtos com o reaproveitamento de madeiras.

As entidades Organização Visão Mundial e Aliança Empreendedora apresentaram oportunidades de negócios no mundo da economia solidária e ofereceram à microempreendedores e grupos produtivos comunitários, de todos os setores, apoio para que continuem com seus projetos ou comecem novas iniciativas que gerem trabalho e renda.

Visando a qualificação de quem já atua em grupos populares solidários ou queira formar um, o Sebrae fez palestra sobre a importância do empreendedorismo. A representante da entidade, Giovana Gobbato, falou sobre o tema “planejando os primeiros passos para o seu negócio”.  Já o consultor da Noc Educação, Luis Mendes, abordou sobre inovação e a criação de startups, empresas que desenvolvem serviços diferenciados e inovadores, tendo como tema da roda de conversa “faça do seu inconformismo uma ferramenta poderosa de transformação social”.

Para o munícipe José Antônio de Carvalho, que é aluno do Coral CEU das Artes e assistiu a palestra oferecida pelo Sebrae, é importante buscar essa capacitação. “Eu tive um negócio que durou muito tempo, mas nunca busquei esse tipo de informação, que é importante e pode até ser passada para outras pessoas depois”, conclui.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema realiza 1ª Feira do Empreendedorismo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *