Da Redação – Diadema realiza no dia 13 de abril, a partir das 8h, no Teatro Clara Nunes, a 9ª Conferência Municipal de Cultura. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, tem o objetivo de promover e articular novas propostas na área para a cidade e, com isso, fortalecer a produção artística local e a gestão de políticas públicas, com a atuação do poder público e da sociedade civil.
O encontro terá a participação de moradores (acima de 16 anos), artistas, produtores locais e de agentes de cultura. O tema a ser debatido nesta edição é “Democratização e Acesso à Cultura”, ponto que o Município vem trazendo há algum tempo.
“A questão do direito ao acesso à cultura para todos é uma ação que a nossa secretaria já realiza, mas que queremos cada vez mais ampliar e estimular. Isso acontece quando aumentamos o número de oficinas, realizamos as reformas nos espaços culturais, e oferecemos a difusão cultural em grande parte aberta para público. Portanto, promover ação nesse sentido é fundamental, porque cultura traz bem-estar e qualidade de vida para as pessoas”, afirma o secretário municipal Eduardo Minas.
Outra ação que vai ocorrer durante a 9ª Conferência é a eleição para os novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura, para mandato de dois anos. Serão eleitos 16 conselheiros, sendo oito representantes do poder público e oito da sociedade civil. O Conselho tem o papel fiscalizador e também contribui com propostas para implementação de novas políticas para a área.
Pré-Conferências – Para tirar propostas a serem discutidas e aprovadas na 9ª Conferência e levar candidatos para concorrerem à eleição do Conselho Municipal de Cultura, amanhã, sábado, 6/4, a partir das 8 horas, serão realizadas as Pré-Conferências de Cultura. As plenárias acontecem em diferentes locais de Diadema e as discussões ocorrem em relação a oito eixos. Cada Grupo de Trabalho deve construir no máximo quatro propostas para o Município, por eixo debatido.
Veja abaixo os eixos:
I – “Patrimônio Cultural, Culturas Tradicionais, Matriz Africana e Indígena”, no Museu de Arte Popular – Rua Graciosa, 300, Centro; II – “Artes Visuais e Audiovisual”, no Cine Eldorado – Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Eldorado; III – “Música”, na Casa da Música – Avenida Alda, 255, Centro; IV – “Pontos de Cultura”, no Circo Escola – Av. Afonso Monteiro da Cruz, 259, Jardim União; V – “Livro, Leitura e Literatura”, na Biblioteca Olíria de Campos Barros – Rua Graciosa, 300, Centro; VI – “Artes Cênicas”, no Centro Cultural Serraria – Rua Guarani, 735, Serraria; VII – “Hip Hop”, na Casa do Hip Hop – Rua 24 de Maio, 38, Jardim Canhema; e VIII – “Cultura Digital e Usuários de Equipamento”, no Centro Cultural Promissão – Rua Pau do Café, 1500, Jardim Promissão.
Nenhum comentário on "Diadema quer discutir mais acesso à cultura na 9ª Conferência"