Da Redação – A Campanha de Vacinação contra a Raiva em Animais em Diadema, que segue até 25 de agosto, imunizou 12.724 cães e 4.645 gatos contra a doença. Para ampliar esse número e oferecer uma nova oportunidade de proteção aos animais que não receberam a dose, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) montará mais quatro postos de vacinação na próxima terça-feira, 29/08.
A vacina será aplicada nos bairros Parque Real e Nações, das 9h às 12h, e na região Sul e Centro, das 14h às 16h. O CCZ também funcionará como posto fixo de vacinação pemanente, de segunda a sexta-feira.
“Decidimos ampliar o período de vacinação porque a procura foi grande em alguns bairros, como o Centro. Entretanto, em outros, em razão do clima, houve pouca adesão. Com isso, é possível oferecer mais uma oportunidade de proteger os cães e gatos contra a raiva”, afirma a médica veterinária e coordenadora do CCZ Diadema, Carla Cruz. A proteção tem duração de um ano para a doença. A estimativa é vacinar mais de 34 mil animais.
Diadema não registra casos de raiva em cães e gatos desde 1982. A doença é fatal e a transmissão para o homem acontece por mordedura ou arranhadura de mamíferos contaminados pelo vírus. O CCZ orienta que, caso a pessoa seja mordido ou arranhado, deve lavar bem a ferida com água e sabão e procurar o serviço de saúde mais próximo. Também é importante manter o animal agressor por 10 dias em observação.
Nenhum comentário on "Diadema prorroga vacinação contra a raiva em cães e gatos"