Todas as escolas de 0 a 3 anos da Rede Municipal receberão equipamento semelhante que poderá ser usado para desenvolvimento motor e cognitivo das crianças
Fotos: Igor Andrade
Henrique NunesAssessoria de ImprensaPrefeitura de Diadema
Da Redação – A Secretaria de Educação de Diadema realizou nesta terça-feira (14), na EMEB Eva Maria dos Santos, cerimônia de lançamento do programa Parque Espaço da 1ª Infância, iniciativa criada para ampliar o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças de 0 a 3 anos de idade por meio de atividades lúdicas.
A Eva Maria foi a primeira das seis escolas que receberão equipamento semelhante até o último dia de 2021. As outras 12 creches (num total de 18) municipais diretas serão contempladas durante o próximo ano. Ao todo, mais de 3600 crianças poderão aproveitar os “parquinhos” enquanto estiverem na escola.
O Parque Espaço da 1ª Infância é um desdobramento do programa Escola Bem Cuidada, que tem realizado reformas pontuais e manutenção em todas as unidades da Rede. O investimento total para a aquisição de brinquedos , móveis, parques internos e externos será de R$672.156,00.
“Quanto mais estímulo a gente proporcionar, mais a criança se desenvolve. Não é só um brinquedo. Ele faz parte de uma política de formação realizada durante o ano inteiro e culmina com a entrega desse parque”, afirmou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lúcia Sanches.
A titular da pasta completou dizendo que “a criança, desde a barriga da mãe, ela já é detentora de direitos. Quando ela chega na escola, o que devemos garantir a ela é o direito à aprendizagem”.
Também presente na entrega do equipamento, o prefeito José de Filippi Júnior mais uma vez não poupou elogios à Secretaria de Educação. “É uma alegria imensa ser o coordenador de uma equipe tão dedicada quanto esta da Educação. Foram tantas coisas boas realizadas neste ano que fica até difícil pontuar uma delas. Em 2022, vamos seguir cuidando tanto das escolas quanto dos nossos estudantes”, afirmou o prefeito.
Entenda como funciona o Parque Espaço da 1ª Infância
De acordo com a Secretaria de Educação, a aquisição dos brinquedos e parques pretende ampliar as possibilidades da interação e da brincadeira, o que possibilita o trabalho em torno dos eixos estruturantes, dos direitos de aprendizagem dos estudantes e dos campos de experiência, assim como determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A escola, enquanto lugar que gera aprendizagens e propicia a socialização e interações, precisa pensar na organização de seus diferentes espaços para atender às necessidades dos estudantes visando ofertar fontes de experiências, que propõem desafiar a curiosidade através do brincar livre.
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