Após a conclusão das obras, o atendimento em saúde será realizado em um único local
Texto: Renata Nascimento – Crédito-foto: Adriana Horvath
Da Redação – Para reunir todos os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Paulina em um único local, a Prefeitura de Diadema deu início nesta quinta-feira, 23/01, à construção do prédio definitivo da UBS. A obra de 976 m2, localizada na Avenida Afrânio Peixoto, altura do número 660, reunirá 14 consultórios, salas de acolhimento, de procedimentos e medicação, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), farmácia e consultório de saúde bucal, além de área administrativa e de apoio. A estrutura será implantada em um único pavimento e facilitará o acesso de usuários cadeirantes ou com dificuldade de locomoção.
O novo prédio terá espaços amplos e confortáveis, possibilitando mais qualidade no atendimento ao usuário do serviço e beneficiando a rotina dos funcionários da Unidade. Atualmente, o serviço é prestado em três diferentes espaços na mesma rua: o atendimento de psicologia e a farmácia ficam no número 372; as equipes de Saúde Bucal funcionam no 402; e os demais atendimentos, no número 599. A UBS também faz uso de outros espaços próximos à Unidade para realizar atividades em grupo.
Para a técnica de enfermagem e moradora do bairro há 43 anos, Maria Lúcia de Araújo Zibordi, o início das obras é uma conquista. “Nosso trabalho vai melhorar. Nós atendemos a população, mas não podemos fazer mais pela limitação do espaço físico. Por isso, essa obra é importante para os funcionários e para a população. É um sonho de mais de 20 anos. Estamos agradecidos e muito felizes”, afirmou.
A previsão para conclusão da obra, que beneficiará aproximadamente 15 mil moradores da região, é de 10 meses. Estão sendo investidos cerca de R$ 3,5 milhões para construção e aquisição de móveis e equipamentos, recurso de emenda parlamentar do deputado Alexandre Leite (DEM), com apoio dos vereadores de Diadema, Salek Aparecido Almeida e Revelino Teixeira de Almeida (Pretinho), também presidente da Câmara Municipal. A Prefeitura, por sua vez, foi responsável pela aquisição do terreno onde será construída a UBS, que equivale a R$ 3,8 milhões.
“Estamos trabalhando continuamente para melhorar as condições de trabalho dos funcionários e do atendimento aos moradores. A nova UBS será uma unidade modelo, com acessibilidade total e isso também vai trazer mais dignidade no atendimento. É um novo momento para a população da Vila Paulina”, ressaltou o prefeito do município, Lauro Michels. Além da construção do prédio da UBS, o prefeito lembrou as melhorias para a região como reforma das UBSs Eldorado e Inamar e regularização fundiária de núcleos habitacionais.
Vila Paulina
A Unidade oferece acompanhamento multiprofissional em consultas e visitas domiciliares, orientações e atividades em grupo, procedimentos de enfermagem, atendimento odontológico, dispensação de medicamentos e insumos, vacinas, entre outros. Para isso, conta com 47 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e equipe administrativa, divididos em três equipes da Estratégia de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal.
Serviço – Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Paulina (Av. Afrânio Peixoto, 599, na Vila Paulina) Novo endereço: Avenida Afrânio Peixoto, altura do número 660 – Vila Paulina (ao lado da EMEB Florestan Fernandes).
Nenhum comentário on "Diadema inicia a construção do novo prédio da UBS Vila Paulina"