Da Redação – Cerca de 1.200 munícipes conheceram nesta semana, por meio de audiências públicas, o projeto de Parceria Público Privada (PPP) para a troca de mais de 20 mil pontos de iluminação pública por luzes de LED. Os três primeiros encontros, que contaram com a participação do prefeito Lauro Michels, entre os dias 15 e 17 de maio passado, aconteceram na Câmara Municipal, CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Teatro Clara Nunes, respectivamente. Nesta semana elas acontecem nos bairros Eldorado, Taboão e Piraporinha.
As reuniões têm o objetivo de esclarecer a população como irá funcionar a PPP e tirar dúvidas dos participantes sobre o processo da parceria, prazos, vantagens e necessidade de realização da troca. Todas as informações estão no edital, disponível no site da Prefeitura (www.diadema.sp.gov.br).
Como irá funcionar – A parceria prevê a troca de 20.125 pontos de iluminação por lâmpadas de LED em praças, parques, ruas, avenidas e vielas da cidade, num período de até quatro anos. Após 14 anos, haverá nova substituição dos mesmos pontos.
“Essa é uma questão inovadora. Diadema é a primeira cidade da região que apresenta um projeto nesse sentido. Além da redução de consumo e do monitoramento em tempo real, para saber onde e quando queimou um ponto de luz, será possível ter uma cidade mais iluminada, o que traz mais segurança para moradores, motoristas e pedestres”, ressaltou o prefeito de Diadema, Lauro Michels.
A tecnologia de LED permite maior luminância, é 40% mais barata que a utilizada e polui menos o meio ambiente. Outros benefícios da PPP de Iluminação Pública serão minimizar os tempos de reparos, que hoje é de 48 horas, monitorar o consumo de energia ponto a ponto, permitir o controle em tempo real da luminância e reduzir o consumo em pelo menos 45%. Além disso, a empresa vencedora do processo se responsabilizará pelos componentes e descarte das lâmpadas atuais.
“Não queremos apenas um serviço para troca de lâmpadas. Esse é um projeto detalhado de iluminação pública”, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, Francisco Rocha. A parceria será de 25 anos e o valor do contrato é de R$ 45 milhões, com recursos da Contribuição sobre Iluminação Pública (CIP), que o munícipe paga na conta de energia pública e é utilizada para manutenção da iluminação no município. Assim, não haverá ônus para a Prefeitura. As tarifas sociais serão mantidas e não traz reflexo na conta de luz dos munícipes.
Serviço – 4ª Audiência Pública de Iluminação Pública, nesta segunda-feira (22), às 18h, no Cine Eldorado – Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado
5ª Audiência Pública de Iluminação Pública, nesta terça-feira (23), às 18h, no Centro Cultural Taboão – Avenida Dom João VI, 1. 500
6ª Audiência Pública de Iluminação Pública, nesta quarta-feira (24), às 18h, na Escola Municipal Devanir de Carvalho – Rua Padre Antonio Thomaz, 75 – Jardim Santa Elizabeth
Nenhum comentário on "Diadema faz encontros com comunidade para discutir PPP de iluminação pública"