Diadema é destaque em Simpósio Nacional de Doenças Transmitidas por Carrapatos

889 0

Da Redação – O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Diadema para orientar a população, monitorar casos e prevenir a febre maculosa ocupou uma posição relevante no II Simpósio Nacional de Doenças Transmitidas por Carrapatos, realizado nos dias 16 e 17 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro.

No primeiro dia de evento, durante a palestra “A Rede Nacional de Vigilância de Ambientes nas doenças transmitidas por carrapatos”, o responsável pelo Laboratório de Referência Nacional em Vetores das Riquetsioses – IOC/Fiocruz, Dr. Gilberto Salles Gazêta, ressaltou a atuação de Diadema nas ações desenvolvidas para promoção da saúde como teatro para alunos das escolas municipais, material de divulgação e rodas de conversas com a população.

“São coisas simples, mas que dão impacto positivo. Sermos reconhecidos, por um profissional que é uma referência, como experiência a ser seguida é um estímulo muito legal para nosso pessoal. Além disso, fomos convidados para levar o teatro para outros municípios”, comemora a médica veterinária Milena Câmara, técnica do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Diadema.

Ainda no dia 16, a representante do município apresentou a palestra sobre vigilância participativa na Região Metropolitana de São Paulo, com ações integradas de outras cidades. “O trabalho desenvolvido reforça e incentiva a ação em outros municípios. Precisa ser uma ação conjunta para que todos fiquem atentos à febre maculosa. Mesmo com poucos casos, a doença pode acontecer a qualquer momento, e se não tratada a tempo pode ser fatal”, explicou.

Voltado para profissionais da área da saúde, estudantes e pesquisadores, o evento teve como principais objetivos discutir estratégicas de vigilância e de controle do carrapato, apresentar os avanços técnicos no diagnóstico e tratamento da febre maculosa e promover a troca de experiências entre municípios e estados.

Além de Diadema, o encontro reuniu especialistas da área de países como Estados Unidos e Espanha, das universidades federais de Espírito Santo, Tocantins e Uberlândia, das universidades estaduais de São Paulo e Campinas, e também técnicos do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Simpósio foi organizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Fiocruz e do Centro Panamericano de Febre Aftosa (OPAS/OMS Panaftosa).

Febre Maculosa – Nos últimos 10 anos, Diadema registrou cinco casos de febre maculosa em moradores da cidade. Em setembro deste ano, foi realizada a Semana de Mobilização da Febre Maculosa em que os agentes de saúde visitaram as casas de moradores dos bairros Eldorado, Campanário, Vila Paulina e Inamar para orientar sobre os cuidados e sintomas da doença.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema é destaque em Simpósio Nacional de Doenças Transmitidas por Carrapatos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *