Diadema cria serviço específico para ampliar atendimento das síndromes gripais

61 0

Unidade de Atendimento à Gripe vai funcionar de segunda a sexta, das 7h às 21h para atendimento exclusivo da população adulta. Objetivo é frear evolução de casos respiratórios na cidade

Da Redação – A partir desta quinta-feira (27), Diadema passará a contar com uma Unidade de Atendimento à Gripeno bairro Piraporinha. O espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, com atendimento exclusivo à população adulta com síndromes gripais. A abertura do equipamento tem como finalidade dar mais acesso aos munícipes e desafogar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de Urgência e Emergência, além de reorganizar o atendimento dos sintomáticos respiratórios na rede municipal.

A secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, explica que a medida emergencial foi necessária frente ao aumento de pessoas com sintomas gripais em Diadema. “Desde o início do ano, temos registrado um número crescente de atendimento dos casos respiratórios na rede municipal. Diante deste cenário epidemiológico, que tem tensionado as unidades e elevado o tempo de espera, tomamos a decisão de montar essa unidade. Estamos enfrentando dois vírus com alto poder de transmissão, mas nossas equipes estão empenhadas para superar mais esse desafio e conto com a compreensão e apoio da população”.

O local vai contar com equipe médica, enfermagem e funcionários administrativos. A previsão é que o serviço realize entre 1.000 e 1.500 atendimentos por dia quando alcançar sua capacidade máxima.

Como vai funcionar

O munícipe adulto que apresentar suspeita de covid-19 ou sintomas gripais leves (dor de garganta, coriza, tosse e dor no corpo) deverá procurar a unidade, localizada nas instalações do Clube Municipal Mané Garrincha, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Aos finais de semana, a orientação é que o usuário busque atendimento nos serviços 24h.

Os pacientes que procurarem Unidade de Atendimento à Gripevão passar por acolhimento e consulta de enfermagem ou médica, a depender do quadro clínico, onde será avaliada a necessidade de realização de testagem para detectar a covid-19.

Os pacientes com sintomas moderados ou graves devem buscar atendimento nos Pronto Atendimentos (Paineiras e Eldorado), Pronto Socorro Central ou diretamente no Hospital Municipal de Diadema (HMD).

A Unidade de Atendimento à Gripe é exclusivo para atendimento de casos respiratórios. O atendimento de outras demandas de saúde continuará sendo feito nas 20 Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada da rede municipal. É importante que as pessoas respeitem as orientações e evitem deslocamentos sem necessidade, para diminuir a chance de circulação do vírus.

Atendimento das crianças

As crianças com sintomas gripais leves devem ser encaminhadas às 20 Unidades Básicas. Veja lista aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19

Já aquelas crianças que apresentarem sintomas moderados ou graves, devem ser conduzidas ao Pronto Socorro Central, onde tem atendimento pediátrico.

Prevenção

Diadema (como outras cidades) está enfrentando aumento nos casos de Covid-19 e Influenza.

As duas doenças possuem sintomas parecidos e a melhor maneira de evitar o adoecimento é a prevenção.A recomendação é que as pessoas continuem seguindo os protocolos sanitários vigentes: uso constante de máscara, lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel, evitar contato com pessoas gripadas ou resfriadas e locais fechados ou com aglomerações.


Quem tiver com sintomas gripais, deve respeitar as orientações médicas e o isolamento social.

Serviço:

Unidade de Atendimento à Gripe

Horário: 7h às 21h

Atendimento: de segunda a sexta-feira

Local: Clube Municipal Mané Garrincha

Endereço: Rua dos Cariris, 195, Piraporinha

Será necessário a apresentação do documento pessoal com foto e CPF para passar em atendimento.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema cria serviço específico para ampliar atendimento das síndromes gripais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *