Diadema conta com Universidade Aberta para pessoas idosas

599 0

Da Redação – Esta sexta-feira, 22, foi de muita animação para os 55 idosos que iniciaram as aulas da Universidade Aberta às Pessoas Idosas (UAPI), na UNIFESP.

Cada aluno pode escolher duas disciplinas dos cursos oferecidos na UNIFESP Diadema para cursar durante o semestre como fisiopatologia, farmacologia, etnobotânica, segurança industrial, espanhol, inglês, entre outras.

Além disso, todas as sextas-feiras os alunos contam com aulas fixassobre diversos temas como alimentos e suas transformações, cuidados com a pele, uso de smartphone, como envelhecer com uma boa memória.

A aposentada Eny Ferreira de Souza, de 67 anos, viu na UAPI a chance de realizar um sonho. “Para mim é uma honra entrar em uma Universidade. Pensei que nunca ia ter essa oportunidade. Estudar espanhol é a realização de um sonho. Eu não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. É muito bom”.

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, está apoiando a ação da UAPI e contribuiu para a divulgação nos serviços de convivência oferecidos para os idosos da cidade.

“Todos vocês têm a condição de continuar aprendendo, produzindo e compartilhando conhecimento. Aproveitem aoportunidade de estar em uma universidade. Tenham uma ótima aula”, ressaltou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, durante a primeira aula.

Hoje, há cerca de 42 mil idosos no município de Diadema. Destes, 462 estão cadastrados no Centro de Convivência Municipal do Idoso (CCMI) e 230 no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Instituto Enéas Tognini.

O CCMI é um órgão da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que oferece aos idosos diversas oficinas como tricô, crochê, pintura em tecido, pintura de tela, patchwork (trabalho com retalhos), dança cigana e do ventre, zumba, carimbó e também atividades como tênis de mesa, ginástica com treino funcional e dominó. As oficinas são realizadas com o propósito de levar serviço de convivência e fortalecimento de vínculos entre os idosos e a comunidade.

Além disso, o município conta com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) que tem como objetivo auxiliar a Prefeitura a fiscalizar e melhorar a qualidade de vida dos idosos, dando espaço para que esta parcela da população seja ouvida.

O CMI é um órgão de deliberação da política municipal do idoso e de fiscalização de entidades de atendimento, sendo um instrumento fundamental para o controle social das políticas voltadas ao idoso.

Em 2018, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, recebeu o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo incentivar os municípios no desenvolvimento de ações que promovam a qualidade de vida dos idosos, premiando com uma certificação os que cumprirem progressivamente as etapas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema conta com Universidade Aberta para pessoas idosas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *