Diadema aumenta em 47% o número de rondas escolares na cidade

802 0

Da Redação – A Secretaria de Defesa Social de Diadema divulgou nesta semana um levantamento com os resultados das ações realizadas na cidade por seus órgãos integrantes (Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Serviço de Mediação de Conflitos, Junta de Serviço Militar e Canil e Teatro de Fantoches).

Em razão das constantes fiscalizações, alguns índices de criminalidade sofreram quedas, como infrações ao Código de Trânsito Brasileiro. “Todo esse trabalho preventivo realizado por meio das blitze e fiscalizações foram fundamentais na redução desse tipo de ocorrência”, afirma o secretário de Defesa Social de Diadema, Marcel Lacerda Soffner.

A GCM (Guarda Civil Municipal) realizou em 2017, 54.390 rondas, contra 40.052 no ano anterior (acréscimo de 36%). As rondas escolares tiveram um acréscimo maior. Foram feitas 14.178 rondas em 2017 contra 9.627 em 2016 (47% a mais). A Guarda também realizou blitze somente com seu efetivo e também em operações de presença integrada – Polícias Civil e Militar.

Diadema Legal – As ações de prevenção desenvolvidas pela secretaria também se estenderam à fiscalização de funcionamento de bares e controle de emissão de ruídos. O Programa Diadema Legal percorre a cidade, em todos os dias de semana, vistoriando as ações de bares e outros infratores.

Mediação de Conflitos – Outra ação que colabora para a redução de índices de criminalidade no município é o trabalho feito pelo Serviço de Mediação de Conflitos. Ele é um meio de pacificação alternativo de solução de controvérsias, conflitos, divergências e disputas em geral com o objetivo de facilitar a solução amigável entre as partes.

O Serviço registrou aumento no número de acordos (quando se estabelece a solução e são formalizadas as responsabilidades e direitos das partes, sendo elaborado um Termo de Acordo, assinado pelas partes e pelo mediador, com cópia para cada uma das partes). Em 2016 foram firmados 17 acordos e no ano passado esse número subiu para 22, um acréscimo de 29%.

“O aumento de ações foi resultado de um trabalho de divulgação efetiva, no qual a Secretaria intensificou as informações sobre o Serviço e seu funcionamento, ao realizar palestras tanto para os funcionários públicos de Diadema quanto para os munícipes”, afirma o secretário Soffner. Em 2017, foram feitas 204 palestras, contra 170 em 2016 (aumento de 20%).

Junta Militar – A Junta de Serviço Militar de Diadema é subordinada tecnicamente à 4ª Circunscrição do Serviço Militar por intermédio da 18ª Delegacia de Serviço Militar, todas subordinadas ao Ministério da Defesa. É presidida pelo prefeito do município e administrada no âmbito da Secretaria de Defesa Social.

No ano passado, foram dispensados do Serviço 15.300 jovens; em 2016 foram 9.800 jovens (aumento de 56%). Em uma das dispensas, realizada no dia 18 de outubro, na Praça da Moça, 1.200 jovens receberam o CDI (Certificado de Dispensa da Incorporação).

Canil/ Teatro de Fantoches – Em 2017, o Canil e o Teatro de Fantoches realizaram 270 apresentações para 27.827 pessoas. O Canil da GCM iniciou suas atividades em maio de 2008. Em quase nove anos de atividades já conquistou diversos títulos, incluindo o de bicampeão do Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Civis Municipais do Brasil. Ele trabalha com apreensão de drogas e patrulhamento, em apoio às operações de fiscalização, em conjunto com a Polícia Militar. Também tem papel socioeducativo, com apresentações em eventos nas escolas, como o Programa Cidade na Escola – Canil nas Escolas.

O Grupo de Teatro de Fantoches da GCM leva mensagens de conscientização e educação às crianças de forma bem divertida com seus bonecos que parecem ter vida própria. Os GCMs Casagrande, Riccetto e Lima criaram uma equipe do Teatro de Bonecos em 2016, que obteve apoio do Comando. E não são apenas as crianças que se divertem com essa turma. O grupo já visitou, em 2016, o Lar do Ancião 2 em Diadema, entregando um kit de presente para cada um dos moradores do local.

Serviço – Serviço de Mediação de Conflitos (Rua João de Almeida, 352 – Vila Ida – Diadema – SP Cep. 09920-140 – Telefone (11) 4044-0255 / 4044-0255  mediação.conflitos@diadema.sp.gov.br

Programa Diadema Legal – Denúncias – Tel.: 0800-770-5559/ 4044-0249 Por e-mail – diademalegal@diadema.sp.gov.br Rua João de Almeida, 352 – Vila Ida – Diadema – SP

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema aumenta em 47% o número de rondas escolares na cidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *