Da Redação – Nesta sexta-feira, 2/8, às 20h, no Teatro Clara Nunes, acontece a abertura da 14ª edição do ABCDança, com o espetáculo “Protocolo Elefante”, da Cena 11 Cia de Dança, de Florianópolis (SC).
O Festival é realizado em parceria com a Associação Projeto Brasileiro de Dança (APBD), Companhia de Danças de Diadema e o Sesc São Paulo, com o intuito de promover difusão, reflexão e ações formativas. Outro objetivo é incentivar a circulação da linguagem pela Região do Grande ABC e fomentar a participação de artistas, grupos e companhias locais.
No sábado, 3/8, às 20h, também no palco do Clara Nunes, será apresentada a coreografia “Rubedo”, com Cia. Dança Siameses, criada pelo coreógrafo Maurício de Oliveira, no ano de 2005, em São Paulo.
As companhias trazidas à Diadema, pelo Festival, são detentoras de importantes prêmios no cenário da dança brasileira, resultado do trabalho de pesquisa e experimentação que realizam, visando o fomento e a valorização da dança. Para ver os dois espetáculos, os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início de cada um, na bilheteria do Teatro Clara Nunes.
O ABCDança acontece de 2 a 11 de agosto e, além de Diadema, levará espetáculos, oficinas e intervenções de danças para as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A programação é gratuita e traz resultados de pesquisas desenvolvidas por companhias profissionais e amadoras, selecionadas ou convidadas pela curadoria. Dentro do Festival, o Sesc Santo André realiza a Mostra Ivonice Satie, uma série de trabalhos com grupos e companhias iniciantes e independentes.
A Cia. de Dança de Diadema encerra a programação do ABCDança 2019, com o espetáculo Força Fluída, no Teatro do Sesc Santo André. Para conhecer a programação completa acesse: http://bit.ly/32JSAXo . Para saber mais sobre ações de cultura em Diadema veja a programação abaixo.
02 de agosto (sexta-feira)
Festival ABCDança
PROTOCOLO ELEFANTE, COM CENA 11 CIA DE DANÇA (SC) – 20h
Um réquiem-nascimento na tensão entre o esquecimento e novos futuros. Uma quietude cheia de gente que insiste em perguntar: por que continuar? Protocolo Elefante é um ritual de descontinuidade e vestígio, é entender identidade como entropia. É propor um grupo compartilhando a solidão que nos define, investigar na ação de afastamento e isolamento do elefante na iminência de sua morte uma metáfora de separação e exílio.
Entrada: Gratuita – Retirada de ingressos 1h antes no local. Local: Teatro Clara Nunes – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4056-3366/ 4055-9200. Classificação: 16 anos
03 de agosto (Sábado)
Festival ABCDança
RUBEDO, COM CIA. DANÇA SIAMESES (SP) – 20 h
Um trabalho sobre a vida em transformação, sobre a urgência de abandonar todos os padrões estabelecidos para descobrir um caminho próprio, de ser feliz por ser quem se é. Inspirado em estudos sobre a alquimia do psicólogo James Hillman, o espetáculo reflete sobre o descobrimento desse potencial único do espírito de se aceitar como uma singularidade no planeta e disso reconhecer-se com parte de um todo cósmico, de uma pluralidade de formas de viver.
Entrada: Gratuita – Retirada de ingressos 1h antes no local.
Local: Teatro Clara Nunes – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4056-3366/ 4055-9200 Classificação: 16 anos
04 de agosto (Domingo)
Festival ABCDança
KODON, COM CIA FANKAMA OBI – 15h
O espetáculo promove cenas que recriam vivências diárias muito comuns tanto na África como no Brasil, permeadas pela energia do sagrado feminino e masculino e a importância destas energias observadas milenarmente por todas as culturas tradicionais do mundo, fortalecendo o protagonismo das expressões e estéticas negras, com foco na rica e milenar cultura Mandingue.
Entrada: Gratuita.
Local: Rua Graciosa com a Avenida Alda, Diadema
Classificação: Livre
06 de agosto (Terça-feira)
Festival ABCDança
OLHARES ALHEIOS, COM CIA. REPENTISTAS DO CORPO – 20h
Uma exploração lúdica das múltiplas facetas da vida brasileira, de suas realidades e curiosidades, do seu lado escuro e brilhante, do absurdo dos tempos atuais e da mágica de um futuro a ser inventado a cada dia. Um olhar sobre a brasilidade, vista do outro lado do oceano com ironia, carinho e poesia.
Entrada: Gratuita – Retirada de ingressos 1h antes no local.
Local: Centro Cultural Serraria – Rua Guarani, 790, Serraria. Tel.: 4056-4950.
Classificação: 12 anos
Exposição Permanente
MUSEU DE ARTE POPULAR DIADEMA
O MAP/Diadema é o primeiro museu de arte popular da Região do ABC e tem em seu acervo mais de 800 obras de artistas brasileiros: pinturas, gravuras e tridimensionais. Parte desse acervo fica em exposição permanente. Entre as obras destacam-se trabalhos de Cícero Lourenço, João Cândido da Silva, Mestre Josinaldo, Jerônimo Soares, Waldomiro de Deus, Wiliam de Carvalho e Zezinha do Vale do Jequitinhonha.
Entrada: Gratuita
Local: Rua Graciosa, 300 – bairro Centro. Tel.: 4071-4243. Visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 14h.
Classificação: Livre
Até o mês de Agosto
Exposição “VIOLÊNCIA: TÔ DE OLHO EM VOCÊ – CASA BETH LOBO 28 ANOS”
A exposição é uma parceria entre as secretarias de Cultura e de Assistência Social e Cidadania (SASC), em razão da campanha “Diadema em Defesa da Mulher”, que vem acontecendo na cidade e também no ano que a Casa Beth Lobo completa 28 anos de fundação. A Casa acolhe vítimas de violência e, em 2018, mais de 1.380 mulheres foram atendidas.
Composta de painéis, a exposição conta, por meio de fotos, documentos e jornais, a trajetória da Casa ao longo dos anos. O visitante também poderá ouvir depoimentos de mulheres que fizeram parte dessa caminhada. As declarações foram retiradas do acervo do Centro de Memória que realiza trabalho visando, por meio da oralidade, preservar a história e a cultura local. A mostra ficará aberta até o próximo dia 31 de agosto.
Entrada: Gratuita
Local: Centro de Memória de Diadema – Av. Alda, 255 – bairro Centro. Tel.: 4043-0700. Visitação até 31/8, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h, e sábado, das 9h15 às 15h45.
Classificação: Livre
CENTRO DE MEMÓRIA DE DIADEMA
O Centro de Memória de Diadema é um espaço aberto a todos que tenham interesse em conhecer e estudar e a história do Município. Inaugurado no ano de 1993, seu acervo é constituído de publicações, revistas, jornais, fotos, vídeos, depoimentos e trabalhos acadêmicos que possibilitam a pesquisa e a preservação da memória da cidade. O Centro possui, ainda, documentos públicos e coleções particulares, doados por antigos moradores, que registram as formações dos bairros, as lutas sociais da cidade e manifestações culturais.
Além disso, o Centro de Memória realiza exposições diversas e, toda primeira sexta-feira do mês, acontece o “Sarau do Memória”, com leitura de textos, poesias e audições musicais. A participação é aberta e o sarau transcorre da 19h às 21h30.
O Centro de Memória de Diadema está localizado na Avenida Alda, 255, e abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado o espaço funciona das 9h às 15h. Mais informações pelo telefone (11) 4043-0700.
Nenhum comentário on "Diadema abre nesta sexta-feira o Festival ABCDança"