Da Redação – Na terça-feira, 16/12, a Prefeitura concluiu a revitalização do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte. A entrega, que também faz parte da programação de comemoração dos 60 anos de Diadema, trará mais conforto para o atendimento à população.
“Nossas ações são pensadas sempre no atendimento à população e em trazer uma melhor qualidade de trabalho para equipe. A revitalização também faz parte disso. Na última sexta-feira, implantamos um sistema que integra toda rede da assistência, permitindo o registro das informações de atendimento e acompanhamento de forma digital. Isso resulta em agilidade no serviço”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.
A revitalização envolveu reparo no telhado com limpeza das calhas e impermeabilização da laje com manta térmica, reparo nas telhas, limpeza da caixa d’água, pintura interna e externa do prédio. Além disso, foram instaladas luminárias de LED no corredor e nos banheiros.
“Aqui na Região Norte, entregamos no último sábado o Complexo Cultural Campanário, estamos entregando hoje o CRAS e vamos entregar ano que vem o campo do Albatroz e o Ginásio Eduardo de Jesus Souza, que são espaços importantes para a população. Além disso, vamos colocar iluminação de LED na Praça Celite e nas principais vias com o Programa É Claro que Fica”, ressaltou o prefeito Lauro Michels durante a cerimônia de entrega.
Os Centros de Referência de Assistência Social oferecem o serviço de atendimento para famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social, com objetivo de prevenção, promoção e proteção social. Busca promover a gestão do território e articular ações comunitárias com a rede socioassistencial e intersetorial. Além disso, o CRAS é a “porta de entrada” para os serviços socioassistenciais.
Diadema conta com cinco unidades de CRAS, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No CRAS Norte são realizados, em média, 755 atendimentos por mês.
Principais atividades desenvolvidas no CRAS:
PAIF
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família que por meio de diversas estratégias atende e acompanha famílias referenciadas.
Acolhida Individual e/ou Coletiva
É o contato inicial – por meio de escuta ao usuário e/ou à sua família – como estratégia para conhecer e identificar as demandas, coletar dados, reflexões em grupo, orientações, acompanhamento e encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial das demais políticas públicas.
Grupo de Gestão do Território e Ações Comunitárias
São coletivos para reflexões de temas de interesse das famílias e/ou indivíduos que visam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o acesso a direitos, ao protagonismo, à participação social e à prevenção a riscos e o reconhecimento das potencialidades do território.
Cadastro Único/Programas de Transferência
Orientação, verificação, agendamento para inserção em programas de transferência de renda e acompanhamento das condicionalidades.
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