Dia do Diabético: controlar doença evita infarto, AVC e cegueira

609 0

Diabetes é doença crônica e silenciosa, afirma médica do Hospital Brasil

Da Redação – Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil possui cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes. A doença, crônica e frequentemente silenciosa, pode afetar homens e mulheres em qualquer idade. Para conscientizar a população sobre o problema e suas formas de tratamento, em 27 de junho acontece o Dia Internacional do Diabético.

Existem dois tipos principais de diabetes: no tipo 1, o organismo não consegue produzir insulina, já o tipo 2 é causado pela insuficiência ou resistência à insulina e é o que mais atinge as pessoas. A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas, responsável pelo transporte da glicose (açúcar) para o interior das células do corpo.

Patricia Barretto Mory Del Vecchio, endocrinologista do Hospital Brasil, em Santo André, ABC Paulista, explica que pressão alta, colesterol elevado, sobrepeso, obesidade e histórico familiar de diabetes aumentam os riscos de uma pessoa desenvolver a doença. Nestes casos, é necessária uma maior atenção para evitar a doença.

“O cenário é alarmante. E por isso se faz tão importante sensibilizar as pessoas sobre a importância de fazer um diagnóstico precoce do diabetes. E quando já tem a doença confirmada, é fundamental o controle glicêmico para prevenção de complicações do diabetes”, alerta a endocrinologista.

A médica ressalta que o diabetes está associado ao aumento de doenças cardiovasculares, como o infarto. A condição também leva à perda da visão.

“O diabetes aumenta em até quatro vezes a propensão a ataques cardíacos ou AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas muitos pacientes ainda não sabem disso, infelizmente. As altas taxas de glicemia degeneram a retina. Com o passar do tempo, a visão pode ser afetada e chegar até à cegueira”, explica a endocrinologista.

Por isso, a mudança de hábitos é fundamental no sucesso do tratamento, como controle de glicemia, alimentação saudável, prática de atividade física regularmente e, quando prescrito, o uso correto das medicações.

“A prática de atividade física, por exemplo, auxilia no controle glicêmico, reduz o percentual de gordura e aumenta a massa magra”, destaca a Dra. Patricia.

O Hospital Brasil conta com especialistas. A consulta pode ser agendada pelo telefone (11) 3003-3230 ou através do site: www.rededorsaoluiz.com.br/hospital/brasil/encontre-um-medico

Sobre a Rede D’Or São Luiz

Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia. O grupo opera com 39 hospitais, sendo 38 próprios e um hospital sob gestão. Possui 6 mil leitos operacionais e 6,6 mil leitos totais, e tem planos de chegar a 8,1 mil leitos em 5 anos. São, ao todo, 44,1 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizam cerca de 3,69 milhões de atendimentos de emergência, 220,5 mil cirurgias, 32,3 mil partos e 477 mil internações por ano, além de 4 mil cirurgias robóticas em três anos do início deste novo serviço. A Rede D’Or São Luiz também conta com a Oncologia D’Or e Onco Star, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em sete estados brasileiros.r

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Dia do Diabético: controlar doença evita infarto, AVC e cegueira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *