Da Redação – Na quinta-feira, dia 20, a Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires realizou mais uma rodada de serviços gratuitos aos moradores na Praça Central da Vila do Doce.
Durante o Dia “D” da Saúde, profissionais do setor reforçaram orientações sobre prevenção a doenças e bons hábitos com o corpo e a mente, especialmente em relação à prevenção ao suicídio, tema tratado durante todo o mês na rede municipal na campanha “Setembro Amarelo”.
Para Raquel Rodrigues da Fonseca, de 40 anos, moradora do bairro Santa Luzia, o trabalho de prevenção é de extrema importância. “Hoje eu pude verificar a minha pressão e o nível de glicose, mas achei muito bom a atenção dada para o tema suicídio. Prevenir é sempre o melhor remédio. A conscientização ajuda quem passa por um transtorno e toda a família envolvida”, afirma a moradora.
As equipes da Saúde Mental da Prefeitura esclareceram dúvidas frequentes e reforçaram a divulgação dos serviços disponíveis gratuitamente na rede municipal, como diagnóstico de doenças e tratamentos. Informativo sobre sinais de depressão, o que pode levar uma pessoa a cometer o suicídio, de que forma auxiliar, entre outros pontos, foi entregue por equipes da Saúde.
Entre as atrações do evento também estiveram orientações em saúde bucal, esclarecimento de dúvidas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs/Aids, distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e encaminhamentos de equipe de enfermagem para unidades de atendimento, caso haja necessidade.
Além da Saúde, equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico atendeu os participantes do evento, orientando sobre emissão de Carteira de Trabalho, entre outras questões.
“Estamos aproximando as equipes de saúde e os moradores como forma de chamar a atenção da população sobre a importância de cuidados simples, mas que podem fazer muita diferença no dia a dia e que garantem mais qualidade de vida”, explicou a secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas.
Nenhum comentário on "Dia “D” em Ribeirão traz orientações sobre prevenção ao suicídio"