Dezembro Verde alerta sobre guarda responsável de animais em Diadema

111 0

Mês tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o crime do abandono de animais, situação recorrente na época de festas de final do ano

Da Redação – Neste mês, também considerado como Dezembro Verde, em alerta para a conscientização sobre guarda responsável e ao não abandono de animais, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema reforça a importância dos cuidados com os pets e a responsabilidade de quem é tutor de um animalzinho de estimação no período de festas de final de ano.

Segundo a médica veterinária e coordenadora do CCZ de Diadema, Nanci do Carmo, os meses de dezembro e janeiro são críticos. “Nesse período das festas de finais de ano, há um aumento de casos de abandono, por conta das pessoas que viajam e acabam abandonando os animais de estimação nas ruas”, explica. Além de ficarem desabrigados, podem enfrentar com muita dificuldade frio, fome, sede, riscos da rua, além de disputar território com outros animais e acabarem machucados.

Quem abandona ou maltrata o pet pode responder pelo crime, previsto pela lei nº 14.064/20, com pena de detenção de até cinco anos.

O tutor de animais, antes de levar o pet para casa, deve pensar também sobre período de viagens e outros cuidados, já que um animal vive em média 15 anos. Para quem deseja viajar no final do ano, é preciso se programar. “Informar-se sobre a permissão ou não de animais no local onde pretende passar as férias. Se não for possível levar o pet, definir onde ele ficará (em casa, casa de parentes ou amigos, hotelzinho) e quem será responsável pelos cuidados no período em que ficar fora. Isso demonstra respeito e compromisso com animal de estimação”, avalia a veterinária.

Adoção

Já quem deseja adotar um cão ou gato pode contar com a ajuda do CCZ. Os animais disponíveis são vermifugados e vacinados contra a raiva e, quando maiores de cinco meses, também castrados. Caso o adotante leve um cão ou gato mais novo, é preciso assinar um termo especial em que compromete a castrar e vacinar o filhote. Após o agendamento por telefone, o futuro tutor precisa ir ao CCZ Diadema levando documento com foto e comprovante de endereço. Para adotar um gatinho é necessário também levar uma caixa de transporte adequada.

Além de ter contato com os cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses, é possível conhecer virtualmente os animais pela Feira Virtual de Adoção Animal “Adote Amor”.

Feira

No próximo sábado (11/12), o CCZ Diadema promoverá uma Feira de Adoção durante o evento de lançamento do Projeto Eco Conquista, das 9h às 12h, no Parque do Paço. Estarão disponíveis para adoção seis cães e oito gatos (sendo seis filhotes).

Serviço: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Diadema (Rua Ipoá, 131 – Jardim Yambere – Diadema. Fones: Tel.: 4059-5892 e 08007710963) E-mail: adoteamor@diadema.sp.gov.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Dezembro Verde alerta sobre guarda responsável de animais em Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *