Pré-estreia dos documentários será nesta quinta (14), às 19 horas, pelo canal do CineSolar no YouTube
Da Redação – Cada vez mais presente nas salas de aula, o cinema é uma ferramenta de debate e reflexão para temas fundamentais da sociedade. Com o objetivo de contribuir ainda mais com esta arte e o surgimento de novos talentos, uma parceria entre Centro Paula Souza (CPS), Rede Brazucah, CPFL Energia e Instituto CPFL ofereceu formação audiovisual e gestão de mídias sociais a 21 alunos dos Ensinos Médio e Técnico das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Aristóteles Ferreira (Santos), de Artes (Capital), Joaquim Ferreira do Amaral (Jaú) e Waldyr Duron Júnior (Piraju).
O resultado do curso, realizado entre os meses de março e junho, foi a produção de dois documentários, cuja pré-estreia será na próxima quinta-feira (14). As obras dos estudantes “A Brincadeira do Bullying” e “Educação e Coronavírus: os desafios dos educadores” podem ser vistas a partir das 19 horas, no canal do CineSolar no YouTube.
Em agosto, durante as sessões do projeto CineSolar, está prevista a estreia dos curtas em exibições presenciais, em locais a definir. A formação tem como proposta empoderar os jovens por meio do uso das ferramentas de comunicação e informação, incentivando o protagonismo social e desenvolvendo habilidades empreendedoras e de intervenção social. Foram realizados 14 encontros virtuais, com duração de 3 horas cada, além de reuniões para a produção dos webdocumentários, totalizando 80 horas.
Novos ajustes foram feitos antes da inscrição no Short Film Corner. “Depois de tudo o que passamos, ficamos surpresos quando vimos que o Goma estava entre os escolhidos. Estamos muitos felizes e gostaríamos de mostrar para os outros estudantes que todos podem inscrever seus filmes e ter essa visibilidade”, finaliza ressaltando que o filme foi produzido com baixo orçamento e contou com contribuições de colegas, além da parceria com empresa de alimentos para fornecimento de lanches para a equipe.
Entre os temas abordados nas aulas estão: introdução à linguagem cinematográfica, técnicas de depoimentos e entrevistas, captação de imagens, montagem, narrativas na era da internet, divulgação em redes sociais, processos culturais e cultura local, comunicação não violenta e cultura de paz, fundamentos da sustentabilidade, entre outros. “Cada etapa é apresentada aos estudantes de uma forma simples e eles têm a oportunidade de trocar experiências com alunos de outras cidades e de cursos diferentes”, comenta a Coordenadora de Projetos do Eixo de Produção Cultural e Design do CPS, Ana Raquel Satim.
Além do conteúdo programático, os alunos receberam material didático, acompanhamento pedagógico a distância e indicações de textos, filmes, sites e vídeos temáticos para complementarem suas referências audiovisuais. “Buscamos promover a integração entre os campos da comunicação e da educação, potencializando os processos educacionais por meio do reconhecimento da linguagem audiovisual como prática educativa. No decorrer das aulas, abordamos questões relacionadas a estética, construções narrativas, a técnica e a temas transversais na perspectiva de ampliar o repertório cultural e possibilitar novas formas de expressão aos estudantes”, diz Raphael Alario, coordenador da Rede Brazucah. “Buscamos promover a integração entre os campos da comunicação e da educação, potencializando os processos educacionais por meio do reconhecimento da linguagem audiovisual como prática educativa. No decorrer das aulas, abordamos questões relacionadas a estética, construções narrativas, a técnica e a temas transversais na perspectiva de ampliar o repertório cultural e possibilitar novas formas de expressão aos estudantes”, diz Raphael Alario, coordenador da Rede Brazucah. A formação da Rede Brazucah é viabilizada por meio da lei federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Centro Paula Souza e do Instituto CPFL.
Rede Brazucah A Rede Brazucah é um projeto que atua na formação de professores e alunos transformando escolas em salas de cinema e alunos, em produtores de filmes. O curso já formou mais de mil estudantes e é realizado pela produtora Brazucah Produções, que desde 2002 desenvolve ações que objetivam democratizar o acesso à produção audiovisual brasileira. A produtora esteve envolvida na divulgação e ações de marketing para o lançamento de mais de 100 longas nacionais. Entre os projetos desenvolvidos pela Brazucah estão o Cine Autorama, um cinema estilo drive in, e o CineSolar, o primeiro cinema itinerante do país movido a energia solar, que está na estrada há 9 anos e já realizou – com patrocínio de grandes empresas e marcas – mais de 1.300 sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 476 cidades do país, percorrendo mais de 250 mil quilômetros e chegando a mais de 200 mil pessoas.
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