Da Redação – “Não vejo como um problema. Ela está sendo imunizada contra o câncer do colo do útero, que é uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil. Temos de deixar de lado o folclore e priorizar a saúde dos adolescentes.” A afirmação é da microempreendedora Flávia Gomes Cavotti da Cruz, que na manhã desta quarta-feira (20) levou a sobrinha de 13 anos para ser imunizada contra o vírus HPV na Unidade Básica de Atendimento (UBS) Nazareth.
Flávia fez referência à vacina direcionada a meninas entre 9 anos e 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e que necessitam de duas doses para garantir a imunização contra o câncer do colo do útero e verrugas genitais. “Muitos falam que, com essa vacina, as meninas começam a vida sexual mais cedo, mas o que vale é a orientação dos pais. Não podemos fechar os olhos para a saúde dos adolescentes”, destacou.
A campanha de vacinação ocorre até o dia 30 de setembro em todas as 34 UBSs de São Bernardo. No total estão disponíveis 14 vacinas para a proteção contra 18 doenças, como a hepatite B, tuberculose, tétano, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, câncer do colo do útero e meningite, entre outras.
Na sala de vacinação da UBS, antes da aplicação da vacina em crianças e adolescentes, as auxiliares de enfermagem orientam os pais sobre os medicamentos: “Explicamos que não há contraindicação e que os pais devem aproveitar que essas vacinas estão disponíveis gratuitamente na rede pública. Na rede privada, cada dose custa cerca de 350 reais”, afirmou a auxiliar de enfermagem Zuleide de Brito Sanches.
Podem ser imunizadas todas as crianças menores de 15 anos de idade, incluindo recém-nascidos. A Secretaria de Saúde de São Bernardo pede que os pais levem a carteira de vacinação de seus filhos para que os profissionais de saúde possam verificar quais as vacinas precisam ser aplicadas. Caso tenham perdido a carteirinha, os pais devem solicitar a segunda via na UBS onde os filhos estão cadastrados.
Nenhum comentário on "Curso Gênero e Masculinidades forma 2ª turma e reforça combate à violência doméstica"