Da Redação – A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Mauá, concluiu a integração de 19 estagiários para a área de Operação, que ingressam na companhia por meio do programa Jovem Operador.
Realizado desde 2010, o objetivo do programa é desenvolver e capacitar jovens a partir de 18 anos do Grande ABC, região com tradição industrial em São Paulo, com foco na preparação para trabalhar em uma indústria química, setor que requer alta especialização. Podem participar do processo, estudantes oriundos o curso Operadores de Processos Petroquímicos do Senai, maiores de idade que comprovem formação técnica em Química, Mecânica, Mecatrônica, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Automação ou Instrumentação.
“A falta de mão de obra qualificada atinge diversos setores industriais e o estimulo à formação técnica é uma das soluções que enxergamos para este problema. Desta forma, os alunos oriundos do curso são convidados a participar de um processo seletivo e quando eles chegam na empresa participam de treinamentos envolvendo Módulos Administrativo e Industrial, permitindo que conheçam nossos processos, procedimentos de segurança e meio ambiente, cultura e principais áreas de interface. Para nós é muito gratificante contribuir para a capacitação de novos profissionais”, afirma Mauro Magenta, coordenador de Educação Industrial na Braskem.
A parte teórica do curso tem duração de cinco meses, com quatro horas/aula de segunda a sexta-feira, e é realizada no Senai Mauá. Durante o período letivo, os estudantes têm formação baseada em conceitos de operações unitárias e equipamentos industriais. Os operadores que realizaram a integração atuarão nas unidades de Polietileno (PE7), Polipropileno (PP4) e Insumos Básicos (UNIB3), localizadas no Polo Petroquímico do Grande ABC.
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 55 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem exporta para Clientes em aproximadamente 100 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
Nenhum comentário on "Curso de formação de operadores traz novos profissionais para Braskem"