Estima-se que problemas cardiovasculares matem cerca de 360 mil brasileiros por ano; Na Estação Palmeiras-Barra Funda, dias 26 e 27, profissionais atenderão aos usuários do transporte público
Da Redação – Em alerta ao Dia Mundial do Coração, a cidade de São Paulo recebe uma grande ação de prevenção e combate às doenças cardiovasculares: a ADJ Diabetes Brasil realiza, em parceria com a MedLevensohn, medições gratuitas de colesterol total e glicemia em pessoas que passarem pela Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, nos dias 26 e 27 de setembro. Nos casos em que os índices estiverem acima do recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, serão feitos, também, testes de colesterol fracionado. A ação durará, em média, sete horas por dia.
De acordo com Dr. Alexandre Chieppe, diretor Médico da MedLevensohn, empresa que contribuiu com dois mil testes de colesterol e glicemia para que o evento ocorra, o colesterol alto e a diabetes são dois dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares que mais matam em todo o mundo: infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC). No primeiro caso, quando o nível de LDL (colesterol ruim) no sangue está alto, este pode acoplar-se às paredes das artérias, formando placas de gordura e dificultando a passagem do sangue. “Quanto maiores as taxas, mais elevadas são as chances de ocorrer problemas cardiovasculares”, afirma.
Já a grande quantidade de açúcar no sangue pode causar problemas cardíacos, nos vasos sanguíneos e, também, nos olhos, rins e nervos. Como consequência direta ao coração, a diabetes tem a capacidade de gerar infarto. Existem dois tipos da doença, o 1, que normalmente aparece na infância ou na adolescência, e o 2, que se manifesta, geralmente, em pessoas acima dos 40 anos. É uma doença grave e que, muitas vezes, não tem atenção devida: de acordo com pesquisa da Revista Saúde, publicada este ano, dois terços dos entrevistados sem diabetes não a consideram muito grave. Mais da metade dos cidadãos com o problema não encara a condição como séria.
Por ano, ocorrem cerca de 360 mil óbitos associados a doenças cardiovasculares no Brasil. Em todo o mundo, são 17 milhões em decorrência dessas enfermidades. “Combater o aumento desse tipo de gordura presente o organismo, sabendo que ele é um fator de risco para mortes, é uma forma efetiva de promover saúde para a população. Informação e prevenção são aliadas nessa luta”, afirma Dr. Chieppe.
Vale ressaltar que a hipercolesterolemia não gera sinais e sintomas na maioria dos pacientes. Por isso, o monitoramento dos níveis, seja na farmácia ou em casa, é uma maneira eficaz de combater este mal que afeta milhões de brasileiros.
Segundo o especialista, para controlar o colesterol, o mais indicado é manter uma rotina de atividade física (cerca de 150 minutos por semana) e adotar uma alimentação saudável, evitando-se frituras e o excesso de gordura e aumentando o consumo de frutas, aveia, azeite e cereais na dieta. “É essencial consultar um médico antes de se iniciar uma prática esportiva. Lembramos, ainda, que as pessoas que estão em tratamento para qualquer doença devem ser avaliadas periodicamente”, conclui.
No caso da diabetes, é preciso controlar o nível de glicose no sangue, realizando medições por meio de monitor de glicemia. Praticar exercícios físicos regulares e adotar alimentação saudável também são maneiras efetivas de se combater as consequências desta doença.
Serviço – Medição gratuita de colesterol e diabetes, nos dias 26 e 27 de setembro, das 9h às 16h, na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM
Nenhum comentário on "CPTM abre espaço para medição gratuita de glicemia e colesterol"