Entre os dias 17 e 19 de janeiro, a Couromoda, maior feira de calçados artigos de couro da América Latina acontece integrada a 11ª edição da São Paulo Prêt-à-Porter (Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios) no pavilhão azul do Expo Center Norte, em São Paulo.
Da Redação – Após duros baques no setor causados pela pandemia, o segmento calçadista inicia 2022 na expectativa de retomada da economia. Como primeiro evento a abrir o calendário de vendas anual do setor, a Couromoda serve como um termômetro e vitrine de novidades do segmento que busca reassumir o protagonismo na economia nacional.
Este ano, a feira reúne grandes nomes da indústria e também do varejo, como Dakota, Beira Rio, Usaflex, Luiza Barcelos, Aishy entre outras, dando aos lojistas visitantes do Brasil e do mundo a oportunidade de conferir as tendências da temporada outono-inverno e fechar negócios com os produtos de meia estação para pronta-entrega.
Para comentar todo esse cenário e as atividades da feira e do setor, estão à disposição Jeferson Santos, diretor geral da Couromoda e São Paulo Prêt-a-Porter e Francisco Santos, idealizador da feira, além de executivos das marcas expositoras.
Seguem abaixo algumas pautas que podem ser trabalhadas dentro da Couromoda 2022:
- Tendências femininas, masculinas, infantis, bolsas e acessórios (lançamentos de outono-inverno).
- Tecnologia em calçados (exemplo: tecnologias para tornar calçados mais confortáveis, calçados feitos com itens de reciclagem, tecnologia de amortecimento com ar e calçados com proteção antimicrobiana que evita o mau cheiro).
- Sustentabilidade na cadeia de produção de itens em couro.
- Volume fabril brasileiro (expectativas de produção).
- Empregos e contratações gerados pelo setor e expectativas para 2022: setor foi responsável por criar mais de 37 mil postos de trabalho entre janeiro e outubro de 2021, segundo a Associação Brasileira de Calçados (Abicalçados).
- Expectativas positivas do setor para 2022: vendas de Natal cresceram 11,1% em 2021, em comparação a 2020, segundo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA); houve aumento real nas vendas de 10% no Natal, segundo Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Calçados e roupas estiveram entre os itens mais comprados nas duas pesquisas. No mercado interno, as perspectivas também são promissoras e a produção deve aumentar 3% em 2022, isso depois de ter crescido expressivos 12% em 2021.
- Vendas e exportações: A alta do dólar e a dificuldade de alguns fornecedores asiáticos atenderem às demandas globais favorecem as exportações. Presença confirmada na feira de mais de 120 compradores estrangeiros, de 63 empresas e 17 países, como Equador, Bolívia, Colômbia, Panamá, Paraguai e Estados Unidos.
- Estandes coletivos que representam polos de produção calçadista: Moda RS, Moda Franca, Três Coroas Shoes e Sebrae SP.
- Brasil se mantém como maior produtor de calçados do Ocidente.
- Varejo Tech Store: loja conceito resultado da parceria entre a Data System e a Couromoda, que apresenta aos lojistas diversas soluções especializadas na gestão do varejo de moda, além de cases de sucesso na área. O tema deste ano é “Experiência omnichannel para seus clientes – Transformação, crescimento e resultado positivo para lojas de calçados e roupas”.
A Couromoda presencial vai ocorrer seguindo as medidas sanitárias de acordo com os governos estadual e municipal, como por exemplo, a obrigatoriedade do uso de máscaras e apresentação do comprovante de vacinação (Decreto municipal 60.989).
Serviço – 48ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda, de 17 a 19 de JANEIRO de 2022 (segunda a quarta-feira) das 9h às 19h, no Expo Center Norte, em São Paulo – couromoda.com | @couromoda
+ 11ª São Paulo Prêt-à-Porter – Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios
> Lançamentos de artigos de inverno e produtos de meia estação para pronta-entrega
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