Cores e histórias de superação desfilam na passarela do Mental Fashion Day

630 0

Da Redação – Há pouco mais de um mês, agulhas e linhas começaram a percorrer os tecidos para a customização e criação das peças que farão parte do Mental Fashion Day deste ano, que acontece na próxima terça-feira (16), às 10h, na Concha Acústica na Praça do Carmo. O desfile anual realizado pelos usuários e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) marca a Semana de Saúde Mental e homenageará nesta edição o artista plástico, Arthur Bispo do Rosário, que foi um dos símbolos da luta antimanicomial, falecido em julho de 1989 no Rio de Janeiro.

Sua vida foi marcada pela resistência ao tratamento agressivo e desumano das instituições, após ser diagnosticado como Esquizofrênico Paranóico. Para isso, utilizava suas experiências em hospícios como subsídio para fazer sua arte. O tema que conceitua o desfile é “Somos Todos CAPS’eleiros Malucos”, em alusão ao personagem da história Alice no País das Maravilhas, o chapeleiro maluco.

O evento foi repaginado para este ano, as peças serão quase todas de produção própria, as bolsas e maioria das roupas foram costuradas e as camisetas foram customizadas. Entre os doze modelistas responsáveis por dar forma às criações, Vilma de França, de 55 anos, preparou fuxicos redondos e franzidos para decoração. A moradora do Parque Novo Oratório sempre sonhou em ser professora, mas desde os 17 anos sofre com lapsos de memória e não conseguiu concluir os estudos. Diagnosticada com esquizofrenia – e posteriormente com Psicose Maníaca, Depressão e Transtorno Bipolar – a usuária do CAPS Praça Chile há 12 anos não utiliza uma classe comum, mas dá uma aula de superação mostrando que é possível tirar de experiências dolorosas, muita cor, renovação e momentos alegres.

Após o desfile, as roupas serão utilizadas em uma ação do dia 18 de maio no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, organizada pela Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo.

Ganhando o mercado – O Trabalho desenvolvido pelos usuários do CAPs tem gerado bons frutos e reconhecimento. No próximo dia 17, será lançado um projeto realizado entre a Cavalera e o coletivo C.U.P.I.N.S (Central Unida de Pessoas Inventando Novas Saídas), formado por artistas da rede de saúde mental de Santo André. Serão comercializadas peças sustentáveis trabalhadas pelo grupo, na loja conceito da marca, no bairro Jardins, em São Paulo.

A ideia do Mental Fashion Day nasceu em 2004, da união de várias oficinas do CAPS Jardim: costura, teatro, bijouteria e espelho mágico. Nas oficinas, os usuários criavam ideias para a confecção e customização das peças. O objetivo era potencializar a criatividade dos usuários, incentivar o cuidado pessoal (higiene, cuidado com as roupas, com o cabelo, etc.), levantar a auto-estima evidenciando a “beleza da alma das pessoas reais”, melhorar as relações interpessoais e o contato com a realidade.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS ) do município é composta dos seguintes pontos de atenção: três CAPS tipo III ( 24 horas com 22 leitos comunitários para adultos); Um CAPS III AD ( Álcool e outras drogas) com 8 leitos; Um Caps Infanto-juvenil; 8 leitos de enfermaria psiquiátrica no Centro Hospitalar. Para reabilitação psicossocial há: Cinco residências terapêuticas com 40 moradores egressos de hospital psiquiátrico; Duas repúblicas terapêuticas (unidades de acolhimento, uma para adulto e outra para jovens de acordo com Projeto Terapêutico Singular vinculados ao Álcool e Outras Drogas); Um Núcleo de Projetos Especiais (NUPE), que realiza atividades voltadas a geração de trabalho e renda; O Consultório na Rua (CNR), que realiza atendimento itinerante à população de rua;  O CAPS itinerante, equipe mista dos CAPS AD, Vila Vitória, Infantil e CNR, que realiza atendimentos em Paranapiacaba e Parque Andreense, com objetivo de promover acesso à Saúde.

Além disso, na USF Parque Miami, Centro de Saúde Escola, Centro de Especialidades III, Centro de Especialidades I, referência de psiquiatria e de psicologia. Nesta RAPS, são ofertadas mensalmente em média 1.400 consultas psiquiátricas, 1.300 oficinas terapêuticas, 900 grupos terapêuticos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cores e histórias de superação desfilam na passarela do Mental Fashion Day"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *