Da Redação – Nesta sexta-feira, dia 26, a Estância Turística de Ribeirão Pires sediou atividade do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) em homenagem ao Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio. Com apoio da Prefeitura, a cidade recebeu profissionais que atuam na área nos municípios da região do ABC para apresentar e ampliar o debate sobre desafios e avanços na enfermagem, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS).
O 1º Secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, ministrou palestra que abordou, entre outras questões, a violência a qual enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Estado estão submetidos. “Cerca de 70% das ações de saúde no SUS são feitas pela enfermagem. Temos compromisso e amor àqueles a quem nos propomos ajudar, mas precisamos de um olhar diferenciado do Poder Público. O Conselho está atuando junto às secretarias de Segurança Pública e de Saúde do Estado para encontrar soluções aos problemas que afligem nossa categoria”, disse.
Presente na atividade, a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas, ressaltou o importante papel dos profissionais de enfermagem. “Vocês mediam diariamente conflitos, se dedicam e se preocupam com a saúde de pessoas que nem mesmo conhecem e estabelecem elo de confiança com os pacientes. Esperamos que, apesar das dificuldades, possamos seguir caminhando. A Secretaria de Saúde está de portas abertas para recebê-los e conhecer suas demandas, para juntos melhorarmos o serviço prestado pela rede municipal”, declarou.
O evento em celebração ao mês da enfermagem foi realizado no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, na região central de Ribeirão Pires.
Nenhum comentário on "Coren-SP promove debate sobre segurança de enfermeiros em Ribeirão"