Manutenção hidráulica ajuda diminuir em até 30% o consumo de água
Da Redação – A estiagem acomete severamente a maioria dos estados brasileiros. As usinas hidroelétricas foram afetadas e o abastecimento de energia pode ser comprometido. O racionamento de água também já alcança algumas regiões do país. “Devemos também adotar medidas de redução de desperdícios e consumo de água”, alerta o engenheiro Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente).
A diminuição do tempo de banho, a reutilização de água em limpeza de chão e a suspensão de limpezas com jatos de água já são algumas das medidas conhecidas pela população. “O consumidor deve aprofundar as providências. Isso pode ajudar a reduzir em até 30% o consumo de água nas residências”, orienta Mendes.
Apenas um gotejamento lento desperdiça 300 litros de água por mês e um rápido alcança 900 litros no mesmo período. “Faça os reparos no sistema hidráulico da casa, checando boias dos reservatórios e pontos de consumo, como torneiras e válvulas de descarga”, orienta o presidente da Apecs.
As plantas dos jardins devem ser regadas ao entardecer ou à noite, para evitar perda por evaporação, e o carro deve ser lavado usando um balde. “Se cada cidadão adotar medidas de redução do consumo de água, ao final de um período teremos uma economia importante para toda a população”, explica o dirigente.
Veja abaixo o consumo médio de água utilizada para realizar algumas atividades do nosso cotidiano:
– escovar os dentes com a torneira aberta por 5 minutos, o gasto de água é de 24 litros por dia;
– lavar o carro utilizando mangueira por 30 minutos, o gasto de água é de 560 litros. Utilizando o balde, o gasto é de 40 litros;
– tomar banho com chuveiro elétrico por 5 minutos gasta 30 litros de água por dia, e banho com duração de 15 minutos gasta 90 litros de água por dia.
Sobre a Apecs
A Apecs foi fundada em 1989 e congrega atualmente cerca de 30 das mais representativas empresas de serviços e consultoria em Saneamento Básico e Meio Ambiente com atuação dentro e fora do país. Essas empresas reúnem parte significativa do patrimônio tecnológico nacional do setor de Saneamento Básico e Meio Ambiente, fundamental para o desenvolvimento social e econômico brasileiro, estando presente nos mais importantes empreendimentos do setor.
Nenhum comentário on "“Consumidor pode reduzir o desperdício de água”, reforça o presidente da Apecs"