Da Redação – Gestores públicos e empresários do Grande ABC reafirmaram nesta sexta-feira (15) o compromisso de receber visitantes e a comunidade nas atividades do projeto Turismo Industrial, tema de Congresso Brasileiro realizado em São Bernardo do Campo. Ações de estímulo para este novo segmento turístico, desafios e oportunidades foram assuntos abortados em painéis de debate, palestras e apresentações de especialistas do setor.
O evento aconteceu nestas quinta e sexta-feira, 14 e 15 de julho, no Senac do município. Durante os dois dias, participaram das atividades cerca de 500 pessoas, dentre as quais gestores de turismo de cinco diferentes Estados, totalizando 29 municípios representados no Congresso.
O coordenador do Programa de Turismo Industrial da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Fernando Bonisio, liderou, nesta tarde, painel sobre oportunidades e perspectivas do turismo industrial na cidade e na região. “Com o Congresso, estamos escrevendo mais um capítulo da história do turismo industrial do ABC”, afirmou Bonisio.
No encerramento do Congresso, duas novas empresas foram anunciadas como parceiras do Turismo Industrial: a Alumbra, que produz materiais elétricos em São Bernardo do Campo, e a Cervejaria Balmann, que produz cervejas artesanais em Santo André. A Balmann é a primeira empresa fora de São Bernardo do Campo a aderir ao projeto de Turismo Industrial. Um dos produtos de destaque é a cerveja com Cambuci. A receita, inclusive, recebeu o título de melhor bebida com o fruto no Concurso Gastronômico do Circuito Regional do Cambuci ABCtur, no último mês.
As 12 empresas que já são parceiras do projeto Turismo Industrial em São Bernardo do Campo receberam homenagens pelas contribuições à cidade e à região.
Visitas monitoradas à empresas de São Bernardo – No período da manhã, nos dois dias de Congresso, a programação contou com visitas monitoradas a empresas que já fazem parte do projeto Turismo Industrial da Prefeitura de São Bernardo do Campo, pioneiro na região. Um dos grupos de visitantes conheceu a estrutura, a história e o mercado de atuação da Masipack, que fabrica há 29 anos máquinas para embalagens de produtos em planta situada no bairro Paulicéia. A empresa, que conta com dois outros empreendimentos em seu grupo, emprega diretamente 800 funcionários. A visita monitorada desta sexta-feira foi a sexta realizada no local.
Maurício Sanchez Morino, presidente da Masipack, acredita nos benefícios gerados a partir da aproximação entre a empresa e a comunidade. “O Turismo Industrial é importante no mundo todo. Ninguém sabia o que era a Masipack, nem mesmo no bairro. Sabiam que há uma grande fábrica, mas não imaginavam o que tem aqui dentro. Temos que fazer o turismo trazendo pessoas que moram na região para que tenham noção do que a empresa fabrica e o que pode gerar em termos de empregos, qualidade e de preservação ambiental”, disse.
Entre os participantes das atividades do Congresso estava Olívia Moss, representante do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, do Paraná. A região teve, em 2008, experiência na área de Turismo Industrial que, após ser paralisada, deve ser retomada pela associação. “Com certeza levarei a experiência que conheci para minha região. É maravilhoso saber como funciona a articulação aqui no Estado, em especial as ações mobilizadas por São Bernardo do Campo. Para nós, é utilizar o aprendizado, que é muito interessante e necessário”, observou a visitante.
Salas temáticas e palestras – No período da tarde desta sexta-feira (15), o Congresso Brasileiro de Turismo Industrial promoveu série se discussões simultâneas em salas temáticas com gestores públicos, empresários e especialistas no setor turístico. “A Qualificação Profissional para o Turismo”, “Patrimônio Industrial”, “Compartilhando Experiência Internacional – o caso da Viarco de Portugal”; “Operacionalização do Turismo Industrial – como bem receber” e “Turismo Industrial: Cases de sucesso no Brasil e no mundo e a proposta de regionalização no Grande ABC” foram os assuntos pautados no debate com os visitantes.
Na sala sobre “Operacionalização do Turismo Industrial – como bem receber”, profissionais atuantes no segmento apresentaram a forma como cada empresa se prepara para receber turistas, como se organiza internamente e como é feita a condução das visitas. Edison Toporcov, diretor industrial aposentado pela Wheaton Brasil Vidros, foi um dos palestrantes da sala.
Toporcov, que trabalha há 45 anos na empresa, atua como consultor técnico e ministra palestras na área de fabricação de vidros. A Wheaton iniciou a recepção de visitantes há 10 anos, inicialmente com o público de fornecedores, clientes e estudantes universitários. “Com o (projeto) Turismo Industrial, aproveitamos a estrutura que já tínhamos para trazer também o pessoal de fora. Fazemos esse trabalho com muita vontade e carinho”, afirmou. “Não tenham receio de receber em suas empresas”, recomendou a outros empresários. “É gratificante mostrar nossos processos de produção e valorizar nossa marca”, finalizou.
No primeiro dia do Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, o destaque da programação foi o debate sobre a ampliação da experiência de São Bernardo neste segmento turístico para as demais cidades da região. De agosto de 2013 até o mês de junho deste ano, passaram por São Bernardo no projeto Turismo Industrial cerca de 3,5 mil pessoas em 250 visitas monitoradas às 12 empresas participantes da ação. Entre os visitantes estão estudantes, predominantemente, gestores e profissionais de diferentes setores. Neste período, o município recebeu delegações internacionais dos Estados Unidos, Peru, Uganda e Índia.
Case internacional de Turismo Industrial foi apresentado por Alexandra Alves, coordenadora do programa da área em São João da Madeira, em Portugal. A cidade iniciou suas atividades neste segmento em 2012, aportando cerca de € 600 mil na estruturação das empresas que se tornariam parceiras do projeto, para que tivessem condições que receber os visitantes. Desde então, passaram pelas 6 fábricas e 4 instituições participantes do projeto mais de 95 mil pessoas, dentre as quais 72% são estudantes.
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