Foto de Ligiane Braga
Da Redação – A programação do Festival inclui ainda o Workshop de Dança Contemporânea, ministrado pela bailarina da Companhia, Carolini Piovani, no Centro Cultural Municipal Toninho Mendes. Com inscrições gratuitas, a atividade acontece no mesmo dia, às 14h, sendo destinada aos profissionais e estudantes de dança e demais interessados.
Com direção e coreografia de Ana Bottosso, EU por detrás de MIM foi inspirado em obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson e no conto O Espelho, de Guimarães Rosa. A montagem foi agraciada com os prêmios APCA 2017 – Melhor Criação Coreográfica – e Governador do Estado de São Paulo para a Cultura 2018 – modalidade Dança / Coreografia.
Transitando pelos meandros dos reflexos e das reflexões, Ana Bottosso imaginou um universo por detrás dos espelhos, um mundo além deste que conhecemos, para conceber a coreografia de EU por detrás de MIM. Seria este mundo mais – ou menos – real? Esta, e outras questões, surgiram durante o processo de criação, norteando as pesquisas cênicas, construído em conjunto com o elenco da Companhia de Danças de Diadema. Já a trilha sonora foi especialmente criada por Fábio Cardia, fazendo uma analogia aos reflexos sonoros.
Desde o primeiro contato com Olafur Eliasson na exposição Seu Corpo da Obra, na Pinacoteca de São Paulo, em 2012, Ana Bottosso se sentiu motivada a criar algo que tratasse dos espelhos e seus reflexos. Na exposição, espelhos eram posicionados em locais inusitados que se revelavam de forma inesperada, aguçando a sensibilidade da coreógrafa e levando-a a iniciar uma pesquisa sobre o assunto. “As situações espaciais provocadas pelos espelhos eram de profunda ambiguidade sobre o dentro e o fora. E esta ambiguidade foi trazida para o corpo, traduzida pela dança”, comenta a coreógrafa.
Após o primeiro momento criativo, o espetáculo recebeu influências também do poético conto O Espelho, de Guimarães Rosa, no qual apresenta uma inquieta personagem e a descoberta de sua essência. “Encontrar ou pelo menos ter ciência da existência de outro(s) eu(s) que possa(m) coexistir com o nosso EU comum é o desafio do espetáculo, que também convida o expectador a uma reflexão”, argumenta Ana Bottosso.
A Companhia de Danças de Diadema – que comemora 27 anos em maio de 2022 – tem apoio da Prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Cultura de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança.
Ficha técnica | EU por detrás de MIM
Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso
Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones
Assistência de coreografia: Carolini Piovani
Elenco: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves.
Concepção musical: Fábio Cardia
Desenho de luz: Silviane Ticher
Operação de Luz: Zullu
Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales.
Concepção figurino e adereços cênicos: Ana Bottosso
Confecção figurino: Cleide Aniwa
Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinicius
Dança moderna: Reinaldo Soares
Condicionamento físico: Carolini Piovani
Professor de View Points: Bruno de Oliveira
Professora convidada: Daniela Moraes (improvisação)
Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Assistência de comunicação: Cristina Ávila
Serviço: Festival Internacional de Dança de Taubaté: Espetáculo: EU por detrás de MIM, com a Companhia de Danças de Diadema. Dia 12 de maio. Quinta, às 20h, no Teatro Metrópole (Rua Duque de Caxias, 312 – Centro. Taubaté/SP.). Ingressos: Grátis. Duração: 35 min. Classificação: Livre.
Workshop de Dança Contemporânea – 12 de maio. Quinta, às 14h, no Centro Cultural Municipal Toninho Mendes (Praça Coronel Vitoriano, 01 – Centro. Taubaté/SP). Inscrições Grátis. Público-alvo: maiores de 14 anos.
Nenhum comentário on "Companhia de Danças de Diadema se apresenta no Festival Internacional de Dança de Taubaté"