Como gerenciar melhor a interrupção com cadeias de valor responsáveis

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A pandemia global interrompeu as operações de negócios e expôs cadeias de suprimentos que estavam afinadas para eficiência, mas não para resiliência

Hoje, a guerra na Ucrânia e os recentes bloqueios na China colocaram novamente cadeias de valor sob estresse.

Cadeias de Valor Responsável

Maria Cristina Boner diz que neste período de constante disrupção, investir em tecnologia dará às organizações os dados e insights acionáveis necessários para melhorar a resiliência, o desempenho e a sustentabilidade dos negócios. As empresas também devem repensar continuamente como engajar, desenvolver e apoiar seu povo, e construir novas redes de colaboração com fornecedores e organizações do setor para nos ajudar a descobrir soluções que não podem ser alcançadas sozinhas.

É essa poderosa combinação de dados, uma abordagem de pessoas em primeiro lugar e novas redes de colaboração que conduzirão a tomada de decisões responsáveis em todas as cadeias de valor. Fortalecerá o mundo dos negócios coletivos para fazer sua maior e mais importante contribuição: um mundo mais sustentável para todos.

A visibilidade dos dados impulsiona decisões de negócios responsáveis

A transparência de dados é uma tabela para qualquer organização moderna que queira fazer negócios com resiliência, velocidade e agilidade. No entanto, o Fórum Econômico Mundial informa que apenas 9% das empresas estão usando ativamente software que suporta coleta, análise e relatórios de dados sobre suas atividades environmental, social e de governança (ESG).

Ao incorporar métricas que medem o risco climático, as emissões de carbono e os resíduos e a poluição, entre outros, em operações de negócios e em cadeias de suprimentos a montante e a jusante, as organizações podem acessar uma visão contínua de dados financeiros, sociais e ambientais que os processos manuais simplesmente não podem oferecer. Além disso, o uso eficaz do gerenciamento e análise de dados baseados em nuvem, da Internet das Coisas (IoT) e da inteligência artificial (IA) pode ajudar as empresas a ganhar a visibilidade necessária para gerenciar melhor a interrupção da cadeia de valor por meio de insights acionáveis e tomadas de decisão mais rápidas e responsáveis nos negócios.

A sustentabilidade das pessoas deve ser um imperativo para os negócios

A interrupção que enfrentamos nos últimos dois anos impactou profundamente o ativo mais importante de uma organização: seu povo. Lidamos com preocupações com a saúde, novas formas de trabalho remoto e crises humanitárias, que legitimamente levaram os líderes a priorizar as necessidades de seu povo de maneiras novas e impactantes. Mas também há questões de longa data – acesso igualitário à educação e treinamento, bem como direitos trabalhistas justos e equitativos – que as organizações globais devem lidar continuamente para garantir um futuro mais sustentável.

O acesso a funcionários diversos, qualificados e engajados é um grande desafio em muitos mercados globais. O Fórum Econômico Mundial prevê que 42% dos empregos exigirão novos conjuntos de habilidades nos próximos três anos – mais de 1 bilhão de trabalhadores precisarão de re-qualificação até 2030. Igualmente importantes são as culturas da empresa orientadas para propósitos com um valor claramente definido para um impacto social duradouro. Construir uma cultura mais diversificada e inclusiva, por exemplo, aumenta o engajamento e a produtividade, impulsiona a inovação e atrai e retém talentos.

Cristina Boner Leo , observa que as experiências dos trabalhadores de hoje exigem uma cultura de segurança psicológica e negócios além do preconceito em cada ponto de contato no local de trabalho, uma abordagem que deve ir além dos funcionários em tempo integral de uma organização. Como a nova legislação em todo o mundo exige que as organizações abandonem de forma mais consistente e sistemática as questões de direitos humanos, os líderes empresariais precisarão implementar novos processos e políticas de seleção de fornecedores, bem como mecanismos de monitoramento e validação baseados em dados em toda a cadeia de valor de uma organização, para ajudar a garantir o tratamento justo e equitativo não só dos funcionários, mas também do trabalho contingente e da cadeia de suprimentos.

A tecnologia é fundamental para enfrentar esses desafios. As soluções atuais de gestão de capital humano e aprendizagem digital baseadas em nuvem podem capacitar as organizações a escalar e priorizar esforços de requalificação e upskilling, construir práticas de contratação e mobilidade internas mais diversas, e inclusivas e acompanhar a mudança da legislação para ajudar a garantir o cumprimento das práticas responsáveis de direitos humanos para os trabalhadores dentro e fora da empresa.

Tecnologia é apostas de mesa

Cadeias de valor responsáveis priorizam dados, pessoas e colaboração – a tecnologia pode ajudar as organizações a lidar com as três.

Maior visibilidade e inteligência em todo o empreendimento permite decisões de negócios mais informadas e sustentáveis, desde o fornecimento ético e diversificado, os direitos trabalhistas e humanos e o aprimoramento das habilidades até a gestão de emissões de carbono e a gestão de materiais.

Unir-se como uma comunidade para garantir que abordamos essas questões de forma sistemática e consistente nos ajudará a gerenciar melhor a interrupção e estabelecer as bases para o progresso dos negócios e um mundo mais sustentável para as gerações futuras.

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