Da Redação – O Procon Municipal de Santo André realizou 15.150 atendimentos entre janeiro e dezembro de 2016. Divulgados anualmente a cada 15 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional do Consumidor, os números deste ano trazem como surpresa a área de comércio eletrônico na liderança do ranking, tendo superado até mesmo o ramo de telefonias fixa e celular.
Durante o período, a empresa CNOVA COMERCIO ELETRÔNICO S.A, que representa as lojas eletrônicas do Extra, Ponto Frio, Casas Bahia e Barateiro, ficou à frente da lista de reclamações fundamentadas do Procon de Santo André, com total de 100 queixas, um aumento de 285% em relação ao ano anterior. Em segundo lugar aparece o Grupo Vivo / Telefônica com 99 reclamações, uma redução de 35% na comparação com 2015. O grupo composto pelas empresas CLARO, NET e EMBRATEL (AMÉRICA MÓVIL) compõe o terceiro lugar no ranking com um montante de 66 ocorrências no ano passado.
A maior ascensão no ranking é da Associação Brasil de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos (ASBP), que neste ano ocupa a quarta posição. A empresa configura 40 reclamações fundamentadas no Procon de Santo André, tendo trazido consigo uma grande quantidade de aposentados e pensionistas que procuram o Órgão para auxílio quanto a não prestação de serviço por parte da empresa. Chama a atenção a baixa taxa de solução destes casos por parte da Associação, que não chega a 30%.
Após os primeiros registros de queixas no órgão, os próximos passos consistem em consultas, orientações, atendimentos preliminares (contato telefônico), envio de Cartas de Informações Preliminares (quando não solucionada a questão no acionamento inicial) e formalização de reclamações fundamentadas com a realização de audiência de tentativa de conciliação, última esfera de atuação administrativa por meio do Procon.
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