Encontrou-se, em boa política, o segredo de fazer morrer de fome aqueles que, cultivando a terra, fazem viver os outros…
Voltaire.
Documentário produzido por jovens de Guaianazes é exibido na Concha Acústica de Santo André
O documentário Doc Cine Campinho – da terra à tela será exibido nesta quarta-feira (26), às 19h, na Concha Acústica, na Praça do Carmo. Após a exibição haverá bate-papo com os produtores do filme na Casa da Palavra. Com 70 minutos de duração e gravado no Jardim Bandeirantes, distrito de Lajeado, na zona leste de São Paulo, o filme retrata a insatisfação de alguns moradores do local e de Guaianazes com a violência e o uso do cinema como ferramenta para transformações do distrito. Em 2007, esses moradores começaram a promover nas casas do bairro encontros no formato de cine-debate, onde abordavam questões como violência, convívio comunitário e políticas públicas. Com a falta de espaço para abrigar os interessados, que aumentavam a cada sessão, o grupo revitalizou um terreno abandonado, utilizado para descarte de lixo e uso de drogas. Da intervenção, surgiu um campo de futebol para as crianças e jovens, espaço de convivência e, principalmente, local para a exibição dos filmes. Não demorou para passar a ser chamado de Cine Campinho e virar referência cultural no bairro. Em 2012, os jovens do Cine Campinho criaram o projeto Rua de Fazer, com a ocupação das ruas com oficinas de vídeo, fotografia e fanzine. Dois anos mais tarde, em 2014, esses jovens começaram a produzir e filmar os seus próprios filmes e o próximo passo foi criar um coletivo cultural – o Lentes Periféricas. A primeira produção foi um documentário sobre o acesso à cultura e ao lazer na periferia da cidade sob o olhar do que foi e significou a ação do Cine Campinho para a realidade do bairro. O coletivo além de reunir jovens do distrito de Lajeado, reúne ainda juventude de outras quebradas, como Jardim Brasil, Guaianazes, Vila Ema e Jardim Jabaquara. Serviço – Exibição do documentário Doc Cince Campinho – da terra à lei na Concha Acústica e bate-papo na Casa da Palavra, nesta quarta-feira (26), às 19h, na Concha Acústica e Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171, Centro).
Frase:
Só mesmo nesse Brasil. Dois depoentes fazem acordo de delação premiada na Operação Lava Jato e os dois aparecem com versões diferentes, mas os dois estão recebendo benefícios por conta desta delação. Está muito claro que alguém está mentindo nesta história. Mas ninguém quer saber quem é o mentiroso…
Reinaldo Azevedo, jornalista, ao comentar a contradição entre as versões do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o doleiro Alberto Youssef
Frase:
Tenho recebido um grande número de munícipes das mais variadas regiões de Santo André, reclamando sobre a falta de segurança na cidade. Não é justo que os criminosos andem livremente enquanto o cidadão de bem está trancado em sua casa. Sendo assim estou mapeando os locais com alto índice de criminalidade, segundo informações dos próprios moradores da região, e solicitando aos Batalhões rondas ostensivas nessas localidades
Aílton Lima, vereador de Santo André pelo Solidariedade, ao solicitar em requerimento a realização de rondas permanentes na Vila Linda
Pesquisa de Emprego e Desemprego será divulgada hoje no Consórcio Intermunicipal
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC divulga nesta quarta-feira (26), às 14h, Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região do ABC referente ao mês de julho. A divulgação é feita pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e Dieese (Departamento Intersindical da Estatística e Estudos Socioeconômicos), em parceria com o Consórcio. Os boletins serão distribuídos durante a divulgação da pesquisa e disponibilizados no site da entidade regional: www.consorcioabc.sp.gov.br. PED ABC – O principal objetivo da PED ABC é subsidiar as políticas regionais de desenvolvimento socioeconômico e qualificação profissional por meio de análises sobre a dinâmica do mercado de trabalho no Grande ABC. Iniciada a pedido do Consórcio em 1998, a divulgação conjunta da PED da região chegou a ser interrompida, mas foi retomada em junho de 2011, sendo que o Grande ABC é a única área destacada de uma região metropolitana que conta com uma pesquisa domiciliar específica. A PED é realizada nas regiões metropolitanas do Distrito Federal, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo. A pesquisa identifica as condições regionais do mercado de trabalho relativas ao emprego, desemprego e renda, nos mesmos moldes metodológicos e operacionais da pesquisa executada para toda a Região Metropolitana de São Paulo.
(IN) SEGURANÇA
- O vereador Ailton Lima (SDE/Santo André) protocolou requerimento à Polícia Militar do Estado de São Paulo solicitando a realização de rondas periódicas na região da Vila Linda, mais precisamente nas Ruas Bauru e Barbacena. Segundo o vereador, a medida visa coibir as constantes ocorrências de roubos e furtos realizados por meliantes que transitam de moto e abordam os munícipes do local, além de trazer mais segurança aos moradores que se sentem inibidos e temerosos em sua própria moradia. Aílton LIma deve encaminhar seus pedidos diretamente aos Batalhões da PM na região.
AMISTOSO 1
- Nesta quinta (27), às 11h30, as seleções masculinas paralímpicas de voleibol sentado de Brasil e Alemanha farão um amistoso no Colégio Singular Santo André (Rua Álvares de Azevedo, 222 – Centro). Os jogadores serão recepcionados pelo coordenador de Esportes e ex-jogador da Seleção Brasileira de Voleibol Décio Cattaruzzi. O atual técnico da seleção brasileira Fernando Lages Guimarães é ex-aluno do Singular e na última edição dos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, sua equipe foi tricampeã e garantiu o ouro em cima da equipe dos Estados Unidos, por 3 sets a 0. Vale lembrar que esta foi a melhor participação do Brasil em jogos Parapan-Americanos, pois ficou em primeiro lugar no quadro geral, com um total de 257 medalhas.
AMISTOSO 2
- Segundo Décio Cattaruzzi a torcida para o jogo será formada por 1,2 mil alunos e deverá ser um grande espetáculo já que a seleção alemã está entre as melhores do mundo e em 2012, nas Paralimpíadas de Londres garantiu o terceiro lugar. “Para os alunos será uma experiência única prestigiar um amistoso como esse, considerando a superação de suas limitações físicas”.
REJEITADA
- Em votação nominal nesta terça-feira, 25, a Câmara de São Caetano submeteu à apreciação da Casa o Projeto de Decreto Legislativo apresentado pela Comissão de Finanças e Orçamento. Para a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo apresentado é necessário o voto favorável de dois terços dos membros da Câmara Municipal, ou seja, 13 votos, de acordo com o Regimento Interno. Com o placar de 8 votos a favor do projeto apreciado, 10 contrários e uma ausência, o Projeto de Decreto Legislativo foi rejeitado, prevalecendo o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) que se manifestou pela rejeição das contas do Executivo Municipal relativas ao exercício de 2012, do prefeito José Auricchio Jr.
FAÇAM SUAS APOSTAS
- O resultado abre caminho para o prefeito Paulo Pinheiro tentar levar a melhor no pleito de 2016, quando disputará a reeleição. Resta saber qual será a próxima movimentação do ex-prefeito José Auricchio Jr. no sentido de reverter a decisão e do Tribunal de Contas e impedir a reeleição de Pinheiro. A verdade é que muita água ainda deve passar por baixo dessa ponte…
Mauá é a única cidade do Estado a participar do programa federal de CineClubes
A cidade de Mauá foi a única selecionada no estado de São Paulo para receber o projeto federal “Rede CEUs de Cineclubes”. Além de Mauá, foram contempladas cidades nos estados do Acre, Pará, Goiás, Ceará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Pernambuco e Sergipe. De um total de dez municípios em todo o país, o projeto do Ministério da Cultura em parceria com a UFABC e com o apoio da Prefeitura de Mauá, busca formar agentes cineclubistas, ou seja, profissionais capacitados para explorar o conteúdo cinematográfico e realizar sessões de cinema com os equipamentos e infraestrutura disponíveis nos CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados). Em Mauá, Dagliane Natieli e Gisele Felipe da Silva, de 20 e 16 anos respectivamente, foram as selecionadas para integrar e fomentar o projeto na cidade, conduzindo as sessões cinematográficas. As estudantes moram no Parque das Américas e recebem uma bolsa-auxílio da universidade. “Estamos começando agora, mas já gosto muito. Já fiz circo e agora faço artes cênicas e com o projeto pretendo avançar para a área do cinema”, contou Dagliane que recentemente esteve no Rio de Janeiro acompanhando as atividades do projeto. Para Gisele Felipe, essa foi uma grande oportunidade. “Foi uma surpresa, não imaginava participar e estou gostando muito”, comemorou. Os dez municípios selecionados pelo Ministério da Cultura atendem critérios como: localidade, ou seja, presentes nas cinco regiões do país e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais carecido de políticas e atividades culturais. Cada município indicou dois agentes para receber a formação pela UFABC, além de um gestor de CEU. A primeira exibição acontece nesta quarta-feira (26), às 19h. O filme escolhido para exibição ao público é o curta-metragem “Vista Minha Pele”. Em cena, uma menina branca passando por tudo o que passa uma menina negra, tentando vencer da melhor maneira possível o preconceito. A sessão é gratuita.
Nenhum comentário on "Coluna do dia 26/08/2015"