Diretor Executivo da Anistia Internacional participa de debate sobre homicídios em intervenções policiais no Brasil

1069 0

Sócrates é meu amigo, mas sou mais amigo da verdade…

Aristóteles.

Diretor Executivo da Anistia Internacional participa de debate sobre homicídios em intervenções policiais no Brasil

Após série de supostas execuções cometidas por policiais em SP, o espaço Matilha Cultural em São Paulo (Rua Rêgo Freitas, 542, na República, em São Paulo), recebe o debate “Homicídios Decorrentes de Intervenção Policial no Brasil”, com presença de Atila Roque, Diretor Executivo da Anistia Internacional, Debora Maria, fundadora do Movimento Mães de Maio, e Daniela Skromov de Albuquerque, Defensora Pública do Estado de São Paulo. O evento será nesta terça (29), às 19h30. Este é o primeiro de uma série de três debates que a Anistia Internacional em São Paulo, nos meses de setembro e outubro. A organização, que tem sede no Rio de Janeiro, está ocupando a Matilha Cultural desde o dia 22 de setembro, no centro da capital paulista, com a mostra “Setembro Verde: Jovem Negro Vivo”. No dia 13 de outubro, o Instituto Sou da Paz promove a mesa “Os Jovens e as Armas de Fogo- Lançamento do Retrato da Violência Armada no Brasil”. Já no dia 20, a ONG Justiça Global promove o debate “Desmilitarização da Segurança Pública”. Ambos os eventos serão realizados às 19h30. Com exposição visual, ciclo de debates e programação de cinema, “Setembro Verde: Jovem Negro Vivo” é uma iniciativa gratuita que tem como objetivo promover a campanha Jovem Negro Vivo em São Paulo, para romper com a indiferença da sociedade a respeito dos altos índices de homicídios no Brasil, em especial entre os jovens negros. De acordo com o Mapa da Violência 2012, dos 56 mil assassinatos registrados no país, 30 mil são de jovens entre 15 e 29 anos. Destes, 77% são negros. Para aprofundar o debate, a Anistia Internacional lançou no início de agosto uma pesquisa sobre a homicídios cometidos pela Polícia Militar, em especial no Rio de Janeiro. Nos últimos cinco anos, homicídios decorrentes de intervenção policial corresponderam em média a 16% do total de assassinatos na capital fluminense. A mobilização pela campanha Jovem Negro Vivo em São Paulo acontece em meio às investigações sobre o envolvimento de policiais militares na chacina que vitimou 19 pessoas em Osasco no mês passado, e em um contexto de aumento das mortes praticadas por policiais no Estado. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o número de pessoas mortas por policiais em serviço no estado aumentou 105% entre 2013 e 2014, saltando de 346 para 708 óbitos. Somente no primeiro semestre de 2015, foram 358 pessoas mortas pela polícia, um aumento de 9,8% comparado ao mesmo período de 2014.

Frase:

A crença de que vivemos uma ‘guerra às drogas’ e que matar ‘traficantes’ faz parte desse combate tem sido usada como justificativa para uma polícia que faz uso excessivo, desnecessário e arbitrário da força, com frequência inaceitável da força letal. Nessa dinâmica, o grupo social mais atingido é o de jovens negros moradores de favelas e periferias. A política de segurança pública não deve ser incompatível com o respeito à vida!

Atila Roque, Diretor Executivo da Anistia Internacional, ao comentar o elevado número de homicídios praticados em intervenções policiais de pobres, negros e moradores de núcleos habitacionais

Frase:

Quem teve a oportunidade de conviver com ele, sabe, o quanto seu bom humor fará falta. Pessoa fantástica, sempre vendo o lado positivo da vida. Com certeza esse nosso mundinho fica muito mais chato, sem a presença do grande companheiro Acylino…

Ronaldo Martim, ex-Ouvidor Municipal de Santo André, ao prestar sua homenagem ao ex-vereador e ex-secretário de Cultura andreense Acylino Belissomi, que faleceu nesta segunda-feira

Auditores do trabalho do Rio resgatam trabalhadores em condição análoga à escravidão

No último domingo (27), auditores-fiscais do Trabalho resgataram 17 trabalhadores no Rock in Rio encontrados em situação análoga à escravidão. De acordo com depoimentos, os empregados foram arregimentados em São Paulo e no Rio, com promessas de bons ganhos e mediante pagamento de taxa de até R$ 400 para atuar como ambulantes da empresa “Batata no Cone”. A remuneração acertada foi R$ 2,00 por produto vendido no evento, sem incidência de encargos trabalhistas e remuneração complementar. Os auditores verificaram ainda a existência de trabalhadores endividados por não terem vendido todas as mercadorias. Muitos deles também pagaram pelas próprias passagens e atestados médicos, tiveram seus documentos retidos pela empresa, não receberam alimentação e eram submetidos à jornada de trabalho exaustiva. Vários ambulantes dormiam no chão, em um alojamento sem condições de higiene e localizado em uma comunidade próximo ao avento. Nesta segunda-feira (28), está sendo feita a rescisão de contratos e o conseqüente pagamento de verbas indenizatórias, além de entrega das guias de Seguro Desemprego aos trabalhadores resgatados. Nos dias do Rock in Rio equipes fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro estiveram presentes no evento recebendo denúncias e verificando as condições de trabalho. Eles constataram trabalhadores ambulantes da rede Bob´s estavam carregando mercadorias de forma irregular, sem meios adequados, além de problemas no acesso de técnicos às torres de iluminação do Palco Mundo. Vários trabalhadores que prestavam serviço de limpeza para a empresa Sunset também estavam sem registro em Carteira de Trabalho, não receberam vale-transporte e trocavam a roupa no estacionamento do Festival uma vez que a empresa não disponibilizou vestiário adequado. Todas as empresas foram notificadas e serão autuadas pelas irregularidades encontradas.

FÚNEBRE

  • A coluna registra com pesar o falecimento nesta segunda-feira de Acylino Bellisomi, professor, ex-vereador da década de 60 (1964 e 1969-1973) e ex-secretário de Cultura de Santo André, na gestão do ex-prefeito João Avamileno. O corpo está sendo velado no saguão do Teatro Municipal e o enterro será às 15h, no Cemitério da Vila Assunção. Acylino capitaneou o projeto de implementação do Sabina – Escola Parque do Conhecimento de Santo André. A coluna se solidariza com familiares e amigos enlutados.
  • SESSÃO SUSPENSA

    • Em razão do falecimento do ex-vereador, o presidente da Câmara de Santo André, vereador Ronaldo de Castro (PRB), suspendeu a sessão ordinária que seria realizada nesta terça-feira (29), a partir das 15h. Está mantida a sessão solene em comemoração ao “Dia da Criança”, que ocorre às 19h, no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho – Zinho.
    • LUTO OFICIAL

      • O prefeito de Santo André, Carlos Grana, decretou luto oficial de três dias pela morte do professor Acylino Bellisomi, que teve atuação de destaque, tanto no cenário político quanto no cultural. Na sua gestão como vereador, Acylino Bellisomi foi eleito Segundo secretário da Mesa Diretora, membro da Comissão de Finanças e também foi designado líder de bancada. Com o golpe militar de 1964, foi levado à renúncia, sob o risco de ser cassado. Na Legislatura seguinte cumpriu o seu mandato de vereador na íntegra.
      • PRESTANDO CONTAS

        • O presidente da OAB Santo André Fabio Picarelli reunirá a diretoria da subseção de Santo André nesta quarta-feira (30), às 18h, na Casa do Advogado (Av. Portugal, 233) para fazer um balanço da sua gestão à frente da entidade. A iniciativa se deve ao fato do período de término do mandato e o início do processo eleitoral para toda a advocacia.
        • FLAGRANTE

          • A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano prendeu dois homens em flagrante de tentativas de furto e de roubo no domingo (27). A dupla agia no Bairro Barcelona quando foi surpreendida por integrantes da corporação. Reginaldo da Silva Beato, de 39 anos, e Elias dos Santos Neves, de 35, tentaram, sem sucesso, furtar um carro Agile estacionado na Rua Domingos Ricci. Na sequência, ainda tentaram roubar celular e carteira de um morador. Os criminosos foram abordados pelos guardas Cesar, Orlando e Renan na Rua Oriente. Com eles foram encontradas ferramentas utilizadas para levar o veículo. Ambos foram conduzidos à Delegacia Sede do município.

          Empresários do Grande ABC conhecem medidas para redução de custos da energia elétrica

          Em um cenário de elevação do preço da eletricidade em todo o país, provocado, entre outros fatores, pelo aumento no custo da energia hidrelétrica e o acionamento de usinas termoelétricas, empresas do Grande ABC buscam alternativas para se manterem competitivas. Empresários da região receberam dicas sobre como economizar o insumo, durante palestra gratuita do SENAI. No evento, idealizado pelo Arranjo Produtivo Local do Plástico do ABC, e realizado por meio de parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o SEBRAE SP, foram pontuadas as razões para o aumento do preço da energia elétrica, mencionando, por exemplo, o sistema de bandeiras tarifárias, autorizado pela ANEEL, que vigora desde o início do ano e torna o custo do insumo variável de acordo com os níveis de abastecimento dos reservatórios das hidrelétricas. Para contornar a elevação dos preços é necessário estruturar, internamente, a gestão da energia, seja em uma empresa ou até mesmo em uma residência. É o que explicou Dener Piolo, engenheiro eletrotécnico especialista em Produtos Tecnológicos do SENAI, durante a palestra. “A ideia das ações de eficiência energética é proporcionar que as empresas produzam a mesma coisa, ou até mais, com custos menores. Nosso papel é ajudar vocês para que consigam otimizar o uso da energia na produção”, disse. Mudanças como a substituição do modelo de lâmpadas fluorescentes e de reatores convencionais para reatores eletrônicos e alterações na tecnologia de equipamentos e máquinas utilizadas na produção estão entre as medidas que podem contribuir para a redução da conta com a energia elétrica”. Ao final do evento, Piolo apresentou os serviços prestados pelo SENAI de consultorias e soluções em eficiência energética para a redução dos custos, consumo e diminuição do impacto ambiental no processo produtivo. O objetivo dessas alterações na gestão são maximizar a competitividade e a produtividade da indústria. A palestra marcou a retomada das ações do Arranjo Produtivo Local (APL) do Plástico na região. O grupo, que se reúne periodicamente, discute assuntos estratégicos para a indústria de plástico e toda sua cadeia produtiva. A partir de temas relevantes para o setor que estão sendo elencados nas reuniões, o APL Plástico planeja e executa atividades para ampliar o alcance dos debates e a participação dos empresários nas ações. “Este é o passo inicial para a retomada do APL, mas precisamos de novos atores para conseguir mais peso às ações do grupo. Com um arranjo forte é mais fácil encontrar soluções para desafios comuns aos empresários do setor”, afirmou Giancarlo Bechelli, da empresa Letska, uma das integrantes do APL.

          Total 0 Votes
          0

          Tell us how can we improve this post?

          + = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diretor Executivo da Anistia Internacional participa de debate sobre homicídios em intervenções policiais no Brasil"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *