Para destruir, aniquilar definitivamente um homem, infligir lhe as punições mais terríveis, diante das quais o assassino mais feroz tremeria de pavor, basta apenas lhe atribuir um trabalho de caráter total e inteiramente inútil e irracional…
Dostoievski.
Consórcio é destaque no 13º Congresso de História do Grande ABC
A atuação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que vai completar 25 anos em dezembro deste ano, foi um dos temas apresentados no 13º Congresso de História nessa sexta-feira (25), em Ribeirão Pires. Mediada pelo Diretor de Programas e Projetos da instituição, Hamilton Lacerda, a mesa contou com as presenças do Secretário Executivo da entidade, Luis Paulo Bresciani, da Coordenadora do Grupo Temático de Arquivos, Simone Bello, do coordenador de mestrado em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC, Jeroen Klink, e do representante do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Marcelo Chaves. Bresciani lembrou de momentos e iniciativas marcantes do Consórcio, que ajudaram a fortalecer e dar identidade à região composta pelas sete cidades. “O Consórcio consegue implementar efetivamente a proposta original do ex-prefeito Celso Daniel, de integrar a região que tem uma tendência a ser dispersa. Destaco o enfrentamento das crises, em especial durante a década de 90, que nos afetou muito. Nossa articulação junto aos governos estadual e federal foi decisiva. Outro ponto marcante foi a implantação da Universidade Federal do ABC”, disse. O Secretário Executivo do Consórcio também apontou algumas prioridades para a instituição no futuro. “Agora queremos colaborar para diversificar a economia local e constituir o polo tecnológico. A questão ambiental, dos resíduos e mananciais, também é prioritária. Temos muita responsabilidade porque somos um exemplo para outras regiões que pretendem criar consórcios”, complementou. O professor Jeroen Klink destacou a importância do Consórcio na função de planejamento regional, tanto econômico quanto ambiental. “O antigo desenvolvimentismo industrial ficou ultrapassado e a região precisa se planejar e decidir: qual será nosso modelo econômico daqui em diante? O mesmo se aplica à questão da sustentabilidade, principalmente em relação aos mananciais”, afirmou. Simone Bello apresentou informações e imagens dos arquivos de cada município e ressaltou a colaboração da instituição regional no apoio às prefeituras, para organizar e modernizar seus acervos. “Cada prefeitura se organiza de uma forma, com espaços maiores ou menores, em prédios próprios ou alugados. Fazemos visitas técnicas periódicas para acompanhar a evolução dos arquivos e apontar as melhorias, que têm ocorrido”, destacou. O representante do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Marcelo Chaves, ressaltou a importância da postura do Consórcio para a questão dos acervos documentais da região. Ele lembrou que bons arquivos permitem planejar melhor as ações do futuro e dão transparência às administrações públicas. O Congresso de História do Grande ABC termina neste sábado (26). Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site do evento: http://www.chgabc.com.br/.
Frase:
O que eu posso dizer a vocês é que em todas as cidades do Grande ABC a gente pode ir no banco do motorista ou mesmo no do carona, mas adianto que não iremos no banco de trás de nenhum partido…
Campos Machado, deputado estadual e presidente Estadual do PTB, ao sinalizar que o seu partido irá buscar candidaturas próprias e em outros lugares pode aceitar um papel secundário
Frase:
É triste um governo fazer do Ministério da Saúde, setor prioritário para a população, moeda de troca política
Marcus Pestana, deputado federal (MG), ao comentar o fato de o governo Dilma Rousseff estar trocando ministérios por votos no Congresso
Mauá está entre as cidades mais sociais do interior de São Paulo
A prefeitura de Mauá foi a terceira melhor avaliada pela Pesquisa Social Cities São Paulo – Interior, que analisou o uso das mídias sociais e internet para falar e ouvir a população por 46 cidades paulistas, excluindo a capital do Estado. Na análise dos prefeitos, Donisete Braga também é um dos mais sociais e ficou em 10º no ranking dos líderes municipais do Estado. A prefeitura de Mauá é a terceira do Estado que apresenta o melhor desempenho na comunicação digital e figura no grupo das cidades que alcançou a nota média sete, de um máximo possível de dez, na avaliação da pesquisa. Esse foi o mais alto patamar alcançado pelas prefeituras paulistas analisadas no levantamento, que avalia como os governos locais das principais cidades do interior de São Paulo se comunicam com os moradores pela internet. O bom desempenho deve principalmente ao volume de informação publicada pela prefeitura em seus canais, além da oferta de canais e meios para que o usuário possa enviar seu comentário, sugestão e crítica para o governo local. As demais cidades da região analisadas na pesquisa ficaram com a seguinte classificação: Santo André em 11º, Diadema (26º), São Bernardo do Campo (31º) e São Caetano do Sul (33º) entre 46 municípios. O prefeito da região com a melhor classificação é Lauro Michels Sobrinho (PV), de Diadema, que ficou em 6º lugar. Em seguida vêm Donisete Pereira Braga (PT) de Mauá (10º), Carlos Grana (PT) de Santo André (26º) Luiz Marinho (PT) de São Bernardo (28º) e Paulo Nunes Pinheiro (PMDB) de São Caetano em (35º).
MAIS PESQUISA SOCIAL CITIES SÃO PAULO 1
- A nota máxima das cidades foi 7 de um total de 10 – Cinco cidades se destacaram no ranking final das que melhor se comunicam na internet: Jundiaí, Mauá, Praia Grande, Ribeirão Preto e Santos, todas com nota final sete de um máximo possível de dez. Entre os prefeitos o destaque positivo foi Elvis Leonardo Cezar (PSDB), de Santana de Parnaíba, o único que atingiu a nota final seis. Outros cinco líderes municipais ficaram com nota cinco. Canais das cidades não tem audiência na web – Entre as quatro áreas analisadas na pesquisa, a audiência dos canais sociais e sites das prefeituras foi a que registrou o pior desempenho. A nota média das 46 cidades analisadas foi de dois pontos de um máximo de dez e 15 municípios ficaram abaixo desse patamar.
MAIS PESQUISA SOCIAL CITIES SÃO PAULO 2
- A Baixada Santista é a região que concentra prefeituras e prefeitos mais bem avaliados – Tanto as prefeituras como os prefeitos da Baixada Santista foram os destaques na pesquisa. A nota média final das prefeituras do litoral paulista foi seis, enquanto a de seus prefeitos chegou a 3,5. A segunda região com melhor resultado foi Campinas, cujas prefeituras atingiram nota cinco.
TIETAGEM POLÍTICA 1
- O vereador Aílton Lima, presidente do Solidariedade de Santo André, se reuniu ontem com o presidente estadual do PTB, deputado estadual, Campos Machado, que participou de solenidade na Câmara de Santo André, para discutir sobre o panorama político no ABC e Região Metropolitana. “O encontro serviu não só para matar a saudade de um grande amigo, mas também para me aconselhar politicamente com um grande mestre e um exemplo de homem público”, destacou Aílton Lima.
TIETAGEM POLÍTICA 2
- Ailton Lima integrou o Partido Trabalhista Brasileiro por dois anos antes de assumir a presidência do Solidariedade. “Sempre fui muito respeitado pelo deputado Campos Machado e pela presidente do diretório municipal, Dinah Zecker. Deixei o partido, mas a amizade e a admiração pela história de vida de ambos, permanece”, finalizou.
EXPERIÊNCIA
- Candidato a prefeito de Mauá na eleição de 2012, o professor José Silva assinou filiação ao PRP nesta sexta-feira (25) e reforçará a chapa de pré-candidatos a vereadores da sigla para as eleições de 2016. O ato foi prestigiado pelo deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB), o coordenador regional do PRP, vereador Admir Jacomussi, e o presidente municipal do PRP, Paulo Sérgio Pereira. “Acredito que o PRP é um partido íntegro, que trabalha políticas públicas para atender a população que mais precisa. Estou disposto a contribuir com o crescimento do partido em Mauá e no ABCDMRR. Quero agradecer a receptividade do Jacomussi e do deputado Atila”, afirmou Zé Silva, que recebeu o voto de 2.002 mauaenses, quando disputou a Prefeitura pelo Psol, em 2012.
SOMAR ESFORÇOS
- O vereador Admir Jacomussi deu boas vindas a Zé Silva. “A palavra de ordem no PRP para a eleição de 2016 é crescimento. Estamos com projeção de dobrar nossa bancada na Câmara de Mauá e de ampliar a representatividade em outras cidades. A chegada do Zé Silva aumenta ainda mais nossa força.” Atila destacou o currículo de Zé Silva. “É um professor respeitado na cidade. Tem muito a contribuir com sua experiência política de já ter disputado a Prefeitura, com suas lutas sociais por mais qualidade de vida ao povo e o conteúdo de professor entendido de administração pública”, destacou. Pereira ressaltou o trabalho de organização partidária do novo filiado.
Vereador Pio Mielo propõe a criação de programa que entrega medicamentos em casa
Com a finalidade de trazer mais alívio aos pacientes acamados e de difícil locomoção, o vereador Professor Pio Mielo (PT) sugeriu, recentemente, por meio de indicação ao Executivo a criação do serviço de entrega de medicamentos em casa. “Nosso objetivo é beneficiar os pacientes de difícil locomoção e acamados que necessitam de remédios de uso contínuo”, explica o vereador, eleito o mais atuante de São Caetano do Sul por dois anos consecutivos, pelo Movimento Voto Consciente. O parlamentar foi inspirado pela iniciativa criada pela Secretaria de Saúde de Santo André, que já conta com o Programa Remédio em Casa. “Bons exemplos devem sempre servir de inspiração para trazer mais qualidade de vida a população”, afirma Pio Mielo. A ideia foi aprovada e compartilhada com inúmeros munícipes, tanto os que são recebidos semanalmente em seu gabinete como os que o vereador encontra durante as visitas feitas aos bairros. “Tenho conversado com inúmeras pessoas sobre esse assunto. E muitas delas me trouxeram histórias de superação e de dificuldade, especialmente dos idosos acamados. Muitas vezes, os cuidadores não têm como ir à uma unidade básica de saúde para buscar o medicamento de uso contínuo. Com certeza, esse programa iria contribuir com o aumento da qualidade de vida dos munícipes. Na condição de médico, tenho certeza que o prefeito Paulo Pinheiro irá analisar a sugestão de nosso mandato com muito cuidado”, diz o vereador. Algumas ideias apresentadas por Pio Mielo durante o seu primeiro mandato se transformaram em importantes programas que têm beneficiado a população. Recentemente, a Prefeitura implantou o Programa Terceiro Turno, que ampliou o horário de funcionamento dos equipamentos de Saúde da cidade. Essa demanda era defendida pelo vereador desde o início de seu mandato, quando encaminhou inúmeras indicações sugerindo a extensão dos horários de funcionamento das UBS (Unidades Básicas de Saúde). Os espaços que atualmente contam com o horário ampliado, das 19h às 23h, é a UBS Nair Spina Benedicts, no bairro Oswaldo Cruz, e no Centro Policlínico Gentil Rstom, na Vila Gerty.
Nenhum comentário on "Coluna do dia 26/09/2015"