Coluna do dia 02/10/2015

1086 0

A sociedade frequentemente perdoa o criminoso, ela nunca perdoa o sonhador.

Seneca.

Vereadores solicitam projeto que destina área para quatro entidades andreenses

Vereadores da Câmara de Santo André solicitaram nesta quinta-feira (1º) celeridade do Executivo para que envie ao Legislativo o projeto de lei que autoriza uso de área, localizada na rua Almeida Garret, Vila Guiomar, por quatro entidades assistenciais, são elas: A Casa do Jardim, Associação de Diabéticos do ABC, A Casa da Visão e Projeto Criança Cidadã, sendo as duas últimas pertencentes ao Rotary Club. Há muito tempo, a área, pertencente ao Rotary Club, foi cedida em comodato à AdiABC (Associação dos Diabéticos do ABC), que teria ficado responsável pela limpeza e conservação, mas que não cumpriu. Há um ano, a administração enviou projeto à Casa de leis solicitando concessão de direito real de uso de área ao Instituto A Casa do Jardim. A matéria foi aprovada, mas a entidade não pôde fazer a mudança, já que a Associação de Diabéticos cumpria atividade no local há 17 anos. Sob o risco de não atender mais as cerca de 80 crianças, assistidas pela Casa do Jardim, a direção da entidade, juntamente com alguns alunos, estiveram no Legislativo e, na ocasião, entregaram carta ao vereador Luiz Zacarias (PTB). De autoria do aluno Cauê, ele faz um apelo aos vereadores para que não deixassem as crianças sem o espaço. Zacarias mencionou que Cauê é morador da comunidade Tamarutaca e muitas crianças atendidas pela instituição vivem em situação de vulnerabilidade. Durante sessão ordinária, Zacarias exibiu reportagem produzida junto à instituição – presidida por Katia Carvalho. Ela conta que lá as crianças chegam às 13h e ficam até às 17h, tempo em que elas desenvolvem atividades diversas e se alimentam. Também levam para casa cestas-básicas. Hoje, a lista de espera por vaga é superior a 400 pedidos. “A despesa mensal para manter A Casa do Jardim é de R$ 12 mil. A ideia do governo é dividir a área para quatro instituições. O fato de o local contar com pista de caminhada atrai, pelo menos, 60 pessoas que circulam durante o dia, o que deve ser mantido. A instituição precisa da área, pois não há condição de manter as despesas”, disse. O vereador Luiz Alberto (PT) está ajudando a organizar comissão de vereadores que vai tratar do assunto, os parlamentares Luiz Zacarias (PTB), Sargento Lôbo (SDD), Donizeti Pereira (PV), Marcos Pinchiari (PROS), José de Araújo (PSD) e Bahia (DEM) disseram ter interesse em participar da comissão. A princípio, a reunião ficou agendada para quarta-feira (7), às 10h, na Prefeitura. Em discurso, Araújo enfatizou que a Prefeitura está revendo a lei 64/14 e quer dividir o espaço para quatro entidades. “Acertando isso, o prefeito Carlos Grana (PT) vai enviar novo projeto detalhando o espaço que cada instituição deve ocupar. Inclusive uma reivindicação da comunidade é de que não seja alterado o parque com pista de caminhada”, explicou Araújo.

Frase:

Por favor, não me deixe voltar a dormir com fome, eu preciso muito da Casa do Jardim. É aqui que eu fico enquanto minha mãe pega reciclável

Cauê, criança atendida pela Associação Casa do Jardim, ao se dirigir aos vereadores e solicitar a ajuda dos parlamentares para resolver a questão

Frase:

Por se tratar de um governo com notória conduta criminosa, que criou o mensalão e o petrolão para financiar e manter seu projeto de poder, não é de se estranhar que uma Medida Provisória tenha sido editada por encomenda, beneficiando, dentre outros, um dos filhos do ex-presidente

Carlos Sampaio, deputado federal e líder do PSDB na Câmara, ao comentar sua representação junto à Procuradoria-Geral da República para que sejam investigadas supostas práticas de corrupção passiva pelo ex-presidente Lula, a partir da denúncia de que a Medida Provisória 471, editada e aprovada em seu governo, foi “comprada” para favorecer montadoras de veículos.

Presidente da Câmara de São Caetano, Paulo Bottura, retorna ao PTB

Após dois anos fora de casa, o presidente da Câmara Municipal de São Caetano, vereador Paulo Bottura, retorna ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), partido com o qual nasceu na política. Foram quatro mandatos de vereador pela legenda que sempre o acolheu. De acordo com o vereador, o Partido Republicano da Ordem Social (Pros), com base no artigo 9º do Estatuto, decidiu adotar medida disciplinar contra o vereador, rompendo com o mesmo. “A minha saída acabou sendo um ato natural, o caminho e o rumo certo tanto para mim quanto para o Pros, disse. “Assim como minha saída foi natural, a minha volta ao PTB também foi algo natural. O PTB sempre foi a minha casa, o partido com o qual comecei a minha carreira política e para onde retorno com muita satisfação”. Após o rompimento com o Pros, o vereador recebeu o convite para se filiar novamente ao PTB, onde as portas sempre estiveram abertas, pois a sua desfiliação também transcorreu naturalmente. O deputado estadual Campos Machado, presidente estadual do PTB, disse que o partido sempre esteve alinhado com a nossa cidade, e tem o vereador Paulo Bottura em seu mais alto conceito e apreço. Em seu ato de filiação, ficou claro que a Executiva Estadual acredita no trabalho do vereador e que a sua volta significa o fortalecimento da legenda e em um novo projeto de desenvolvimento do partido na cidade. Com o retorno de Bottura, as alianças começam a ser definidas para 2016. O PTB conta agora com três representantes no Legislativo. “Vou trabalhar pela união do partido”, finalizou o vereador.


 

CQC 1

  • A produtividade parlamentar na Câmara de Santo André continua caindo pelas tabelas. E nesta quinta, teve apenas a votação, em primeira discussão, do projeto 38/15, que dispõe sobre a autorização de afastamento para formação de servidores de que trata o art. 27 do Estatuto do Magistério. Mas nem foi essa baixa produtividade que fez a turma do CQC (Custe o Que Custar) vir até o Legislativo. Os humoristas políticos estavam querendo saber sobre o impasse em torno da área que foi destinada à Associação Casa Jardim, mas que vem sendo utilizado pela Associação dos Diabéticos do ABC (AdiABC). Agora, a cessão da área, em vez de duas, será para quatro entidades. Resta saber se as quatro entidades beneficiadas conseguirão viver em harmonia na área de 15 mil metros quadrados…

CQC 2

  • E como não tinha muito motivo para cobrar ou mesmo para tripudiar dos políticos andreenses, a turma de humoristas pegou o vereador Luiz Zacarias e tentou emplacar algumas piadas prontas, no melhor estilo “Os Trapalhões”. “Estamos aqui com o vereador Didi. Ah não. É o vereador Dedé”, gravou o humorista. “Não, sou o vereador Zacarias”, disse o vereador petebista. Como a piada pronta ficou sem graça diante da gravidade do caso, o jeito foi tentar levar a entrevista sem tantas galhofas…

PMDB MULHER 1

  • A secretária de Assistência e Inclusão Social de São Caetano do Sul, Andreia Neves, terá mais dois anos à frente do PMDB Mulher da cidade. A presidente da ala assumiu o posto em janeiro de 2013. E, em votação realizada na noite de quarta-feira (30/9), na Associação de Integração Político-Partidária e Social (Assinpos), foi aclamada para conduzir o bloco até 2017. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Graça Pinheiro, foi eleita vice-presidente.

PMDB MULHER 2

  • A votação mais uma vez evidenciou o consenso do PMDB de São Caetano, já que foi apresentada chapa única. O mesmo ocorreu em agosto, na votação da Executiva do partido, que manteve Gica Pinheiro como presidente da sigla na cidade. “A Andreia Neves tem atuado firmemente pela valorização do papel da mulher na política. Faz parte deste processo de reconstrução e de fortalecimento do PMDB em São Caetano”, afirmou o prefeito Paulo Pinheiro, durante o evento.

DOAÇÃO LITERÁRIA 1

  • O escritor italiano Giovanni Monopoli visitou nesta terça-feira (29) a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Mauá, acompanhado de sua esposa Maria Gracia Leo e da escritora brasileira Ana Stoppa. O motivo da visita é a doação de 100 exemplares do livro “Uma Viagem pela Natureza” dedicado ao público infanto-juvenil, e que serão entregues para crianças do CEU das Artes e dos Esportes, no Parque das Américas, espaço também visitado pelo autor. Anna Stoppa também fará a doação de 300 livros de sua autoria ao CEU das Artes durante a Semana de Artes para Crianças, que será realizada de 12 a 17 de outubro. “Tanto no Brasil quanto na Itália me emociono em ver as crianças abrindo e folheando livros, é muito belo”, declara Giovanni.

DOAÇÃO LITERÁRIA 2

  • O escritor já editou seis livros, todos com recursos próprios, e se dedica a levar sua poesia para crianças das escolas públicas italianas. O secretário interino Sérgio Pires recebeu de Giovanni uma medalha simbólica de amizade entre os países. “Essa é uma ponte entre os povos e as suas culturas. Agradeço ao Giovanni por essa visita e pela doação de seus livros”, comentou Sérgio. CEU das Artes e dos Esportes acaba de completar seu primeiro ano de funcionamento e está localizado na Rua América do Norte com a América do Sul, no Parque das Américas.

DEBATE

  • Nesta sexta-feira, 2 de outubro, a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) promove um debate com os candidatos ao cargo de Defensor Público-Geral Federal. Participarão do debate os candidatos Anginaldo Vieira, Carlos Eduardo Paz, Gabriel Oliveira, Heverton Gisclan e Rômulo Plácido. O debate será realizado na sala do Conselho Superior, na sede da Defensoria Pública da União em Brasília, às 14h. As eleições acontecerão nos dias 6 e 7 de outubro. A carreira fará a escolha dos nomes que comporão uma lista tríplice, que será encaminhada à Presidente da República para que indique um dos nomes. Os candidatos necessitam ser estáveis na carreira e contar com a idade mínima de 35 anos. O indicado será ainda sabatinado pelo Senado Federal para que seu nome seja confirmado.

APOIO

  • O advogado, escritor e professor Celso Antonio Bandeira de Mello declarou apoio à campanha de João Biazzo para a presidência da secional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). As eleições deverão ocorrer na segunda quinzena do mês de novembro deste ano. João Biazzo é Advogado paulista, mestre pela PUC-SP e um dos fundadores do Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia. Formado pela Faculdade de Direito de São João da Boa Vista (SP) em 1996, especializado se em gestão de serviços jurídicos pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e sócio-fundador do escritório Aidar SBZ, na capital paulista.

Prefeitos do ABC cobram planejamento e investimento para o setor petroquímico em Brasília

Prefeitos da região foram recebidos nesta terça-feira (29) pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para discutir o momento enfrentado pela indústria química brasileira. O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, o prefeito de Santo André, Carlos Grana e o prefeito de Mauá e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Donisete Braga, representaram a região no encontro, entregando um manifesto em defesa das empresas do setor. Após o encontro, Gabriel Maranhão lembrou que a cadeia do Pólo Petroquímico precisa de incentivo e planejamento para recuperar o vigor. O presidente da entidade regional citou ainda da importância dessa indústria para a região. “O ministro prometeu debater e dar destaque ao nosso manifesto. Temos que reforçar junto à Petrobras a importância da definição dos preços de nafta, por exemplo, para dar segurança às empresas. O ABC já perdeu mais de duas mil vagas de trabalho nesse setor, que é tão importante para a nossa economia”, disse. O encontro dessa terça-feira fez parte de uma articulação maior, que envolve a Frente Parlamentar da Química em São Paulo, criada no último dia 18. Além da grande cadeia produtiva química e do Pólo Petroquímico de Capuava, o setor é estratégico para o ABC por causa do abastecimento da região metropolitana de São Paulo, que é o maior mercado consumidor da América do Sul. Também participaram da reunião com o Ministro, o Diretor Administrativo Financeiro do Consórcio, Carlos Eduardo Alves da Silva, o Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento, Giovanni Rocco, e o deputado estadual Luiz Turco, que coordena a recém-lançada Frente Parlamentar da Química em São Paulo.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Coluna do dia 02/10/2015"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *