Como se fosse possível matar o tempo sem ferir a eternidade. O tempo não existe. É apenas uma convenção.
Cesare Pavese.
Coleta seletiva porta a porta está cada vez mais presente em São Bernardo
Cada vez mais a população de São Bernardo está reconhecendo a importância e incorporando a coleta seletiva porta a porta à sua vida. O serviço, implementado pela Prefeitura em 2013, já está presente em toda a cidade. Por mês, no município, são recolhidas 900 toneladas de materiais – entre papel, plástico, vidro, metal e madeira -, ou cerca de 4,8% de tudo que é descartado pela população. O objetivo da Administração é reciclar pelo menos 10% de todo o lixo arrecadado até o fim de 2016. Quando foi iniciado, o índice de reciclagem na cidade era 0,81%. Nos bairros de difícil acesso, a coleta é realizada pelas motolixos. Shirlane Lemos, engenheira ambiental que mora na região central, visitou a Central de Materiais Recicláveis de São Bernardo, localizada no Bairro Cooperativa, na terça-feira (29). Segundo ela, a coleta seletiva porta a porta só tende a aumentar e a iniciativa da Prefeitura de convidar os moradores para conhecer todo o processo de separação e reciclagem reforça entre a população a importância do serviço. “Assim como eu, tenho certeza que muitos saíram da Central mais conscientes e dispostos a divulgar nos seus bairros a importância da separação do lixo. Esse trabalho, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, gera emprego e renda para os catadores”, ressaltou Shirlane. Outra que elogiou a coleta seletiva de São Bernardo foi Priscila Parajara, moradora do Baeta Neves. “Eu tenho clareza da importância do serviço, mas não tinha idéia da proporção e de tudo o que cerca essa cadeia. Por isso que, como cidadã, tenho a obrigação de ajudar a divulgar e dar a minha contribuição para que mais pessoas se envolvam. Ganha a cidade e ganham os moradores”, aponta Parajara, que também visitou a Central. O secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, lembra que, quando foi iniciado o debate sobre a coleta seletiva porta a porta, muitas pessoas achavam que a Prefeitura queria acabar com os catadores. Segundo ele, era exatamente o contrário: o objetivo era incorporar esses trabalhadores ao processo de reciclagem em condições de trabalho melhores e com ganhos de renda. Podem ser separados para a coleta seletiva porta a porta papéis, papelões, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, incluindo longa vida, garrafas, copos, potes, sacolas, garrafas PET, latinhas de alumínio, latas e outros metais e vidros, que devem estar separados dos outros materiais e embalados de forma segura.
Frase:
Atualmente, todo material recolhido na coleta porta a porta é enviado a duas cooperativas para serem separados. Juntas, elas empregam 116 trabalhadores. Um dos nossos desafios é fazer com que a população se conscientize sobre a necessidade de ajudar na reciclagem
Tarcísio Secoli, secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, ao comentar a produtividade das centrais de reciclagem e o engajamento da população na reciclagem
Frase:
Tudo bem que a água está acabando, mas ‘eles’ precisavam ir com tanta sede ao pote…?
Vereador de São Bernardo, que pediu para não se identificar, ao fazer uma analogia entre as crises hídrica e política no Brasil
Empresários de ferramentarias do ABC discutem formalização jurídica do APL
O Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria do ABC reuniu nesta quarta, dia 30, empresários da região para discutir a elaboração do estatuto social do grupo, para a formalização jurídica do APL. Durante o encontro, os participantes definiram os membros que irão compor os conselhos do Arranjo, elencaram demandas prioritárias para as indústrias do setor e deliberaram a formação de Grupos de Trabalho para traçar estratégias que atendam aos objetivos demandados. O estatuto proposto nesta reunião estabelece três diferentes conselhos que irão acompanhar e deliberar assuntos de interesse do APL de Ferramentaria: Conselho Fiscal, Conselho de Administração e Conselho Técnico. O documento será rediscutido e passará por deliberação e aprovação dos membros do Arranjo. As ações do grupo nos três primeiros quadrimestres deste ano também foram destacas no encontro, reforçando a importância da participação de empresários do setor nos debates e proposições. “Precisamos que o grupo seja mais representativo, para dar mais força ao nosso trabalho”, afirmou Carlos Manoel de Carvalho, empresário e membro da coordenação do APL. “Quando forem fazer o planejamento de suas empresas para o ano, coloquem entre os objetivos e metas a necessidade de terem mais representatividade”, orientou Carvalho, lembrando que as discussões do grupo possibilitam, entre outros benefícios, novas oportunidades de negócios. Como encaminhamento da reunião, os participantes elencaram sete eixos temáticos considerados como demandas prioritárias para o setor: política e estratégia; Inovar-Auto e P&D; negócios; financiamento; marketing, relacionamento, feiras e missões; Ex-Tarifário; e qualificação, tecnologia e inovação. Para discutir ações em cada um dos eixos definidos, foram formados Grupos de Trabalho para cada tema. Objetivos e metas serão propostos em nova reunião do APL, programada para a segunda quinzena de outubro. Neste novo encontro, os Grupos irão elaborar planejamento estratégico do Arranjo Produtivo Local de Ferramentaria, com vigência a ser definida.
O MAIS NOVO BATATEIRO 1
- O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, participou na noite desta segunda-feira (28), na Câmara Municipal, da cerimônia de concessão de título de cidadão são-bernardense ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo, desembargador José Renato Nalini. Também participaram do evento representantes do Legislativo, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro. O prefeito Luiz Marinho elogiou o trabalho do magistrado à frente do TJ. “É uma satisfação para nossa cidade receber mais um cidadão ilustre.” Natural de Jundiaí, Nalini nasceu em 1945 e se formou em 1970 pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas. Tomou posse na magistratura em 1976 e foi nomeado para a 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos. Ao longo da carreira também judicou nas comarcas de Monte Azul, Itu, Jundiaí e Capital. É desembargador do TJ desde 2004 e ocupou o cargo de corregedor-geral no biênio 2012/2013.
O MAIS NOVO BATATEIRO 2
- Em sua fala, o magistrado elogiou o prefeito pelas obras de infraestrutura que estão sendo realizadas na cidade e agradeceu aos presentes pela homenagem. “Esse título me deixa muito honrado. Não é uma homenagem só a mim, mas ao próprio Poder Judiciário.” Também elogiou a Faculdade de Direito de São Bernardo, a qual considera uma das melhores do País. O TJ conta hoje com 50 mil funcionários, sendo 2.500 magistrados. Nalini conclamou aos advogados que procurem ao máximo possível um entendimento entre as partes em litígio. “É preciso fazer com que as partes se componham. Ajudará a Justiça a ser mais eficiente. Hoje ela é muito morosa em função dos milhares de processos. São mais de 100 milhões em curso em todo o País”, apontou.
VISITA
- O Prefeito de Diadema, Lauro Michels, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (30), a visita do Deputado Estadual Rodrigo Moraes (PSC). Durante o encontro, eles conversaram sobre os desafios do governo e o deputado veio se colocar à disposição da cidade. “Quero contribuir com a administração dentro daquilo que a população espera. Estamos estudando alguns projetos mediante a esta crise que assola o país, pois queremos que o Brasil volte a crescer”, afirmou. O deputado aproveitou para agradecer seu eleitores pois recebeu muitos votos na cidade. Rodrigo Moraes é missionário da Igreja Mundial do Poder de Deus.
CASA DIADEMA
- A Fundação CASA abre nesta quinta-feira (1º) o CASA Diadema, centro socioeducativo que atenderá principalmente a adolescentes da Região do ABCD paulista que cometeram ato infracional. A presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella, estará na inauguração. O Centro tem capacidade para atender a até 64 adolescentes e será gerido de forma compartilhada entre a Fundação CASA e a organização não-governamental Instituto Dom Décio Pereira, que também tem atuação no município.
Simpósio em São Paulo reúne lideranças políticas para entender a crise da esquerda brasileira
A Fesp/SP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) reuniu lideranças políticas nacionais para o simpósio “A Crise da Esquerda – Quais caminhos levaram a esquerda brasileira para a crise atual e perspectivas para o futuro” que acontecerá entre os dias 13 e 22 de outubro, no Auditório da Fesp/SP (Rua General Jardim, 522, Vila Buarque – São Paulo). Para apresentar o assunto a FESPSP convidou cinco lideranças políticas. No dia 13 de outubro quem inaugura o simpósio é o ex-Governador do Rio Grande do Sul e ex-Ministro da Educação, Relações Institucionais e Justiça, Tarso Genro. O segundo debate acontece no dia seguinte com Sérgio Fausto, Diretor Executivo do Instituto FHC. O terceiro encontro acontece no dia 15 de outubro e o convidado é o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). Na sequência, no dia 21, a candidata à presidência da República em 2014, Marina Silva, é quem ministra palestra na FESPSP. Fechando o simpósio, o coordenador do MTST, Guilherme Boulos, fala com os presentes no dia 22 de outubro. O objetivo deste curso de extensão é debater, sob diferentes perspectivas, a trajetória da esquerda no Brasil, sua ascensão ao poder por meio do Partido dos Trabalhadores em 2002 e como a ideologia se tornou alvo de críticas e protestos nos últimos anos, explica o Prof. Dr. Aldo Fornazieri, Diretor Acadêmico da FESPSP e organizador do curso. “Este curso possibilitará ao participante entender e interpretar o horizonte e as perspectivas para o futuro do cenário político brasileiro”. Com carga horária total de 15 horas, o simpósio tem vagas limitadas. O investimento na inscrição é de R$ 500,00, com opções de pagamento à vista no boleto ou cartão de débito, ou em até 3x de R$ 166,66 no cartão de crédito. Alunos FESPSP possuem 40% de desconto; ex-alunos e instituições conveniadas 15%. A lista de convênios pode ser encontrada no site da FESPSP. As inscrições poderão ser feitas através do endereço www.fespsp.org.br/extensao, as vagas serão limitadas.
Nenhum comentário on "Coluna do dia 1º/10/2015"