COFIP ABC instala Conselho Comunitário Consultivo no Polo Petroquímico

598 0

Da Redação – O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – COFIP ABC instalará o Conselho Comunitário Consultivo (CCC). O objetivo é estreitar o relacionamento entre as indústrias petroquímicas e as comunidades vizinhas para dialogar, capacitar e esclarecer sobre saúde, segurança e meio ambiente. A primeira reunião de trabalho será realizada nesta quinta-feira (23), em Mauá, com 20 representantes entre conselheiros comunitários – são moradores e trabalhadores do entorno que atuam em segmentos como educação, saúde e desenvolvimento social – e profissionais das indústrias associadas ao Comitê.
Segundo Laudemir Silva, conselheiro executivo do COFIP ABC, o Conselho Comunitário Consultivo representará um importante canal de comunicação de mão dupla. “Trata-se de uma ferramenta de relacionamento permanente que terá o papel fundamental de ampliar oportunidades de diálogo, que sejam transparentes, eficientes e esclarecedoras”, afirma Silva.

A partir de pautas predefinidas, os integrantes do CCC se reunirão mensalmente em uma das empresas do Polo, associada ao COFIP ABC, numa espécie de rodízio para que o grupo tenha oportunidade de conhecer como cada indústria atua e adota procedimentos de saúde, segurança e meio ambiente. “Vamos discutir assuntos de interesse mútuo como as atividades que são desenvolvidas pelas indústrias nos campos de saúde, segurança e proteção ao meio ambiente com objetivo de fomentar ações de melhoria contínua na região para o desenvolvimento sustentável da comunidade e do Polo”, explica Francisco Ruiz, gerente executivo do COFIP ABC.

Polo Industrial – O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 10 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava –  que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "COFIP ABC instala Conselho Comunitário Consultivo no Polo Petroquímico"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *