Clube de Atletismo BM&FBOVESPA é o segundo maior provedor de atletas à delegação brasileira

584 0

Da Redação – O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA é a segunda equipe com o maior número de representantes na delegação olímpica brasileira. E os 20 atletas do Clube, que defenderão o país na competição do Rio, entram em ação a partir desta sexta-feira (12) na pista do Estádio Olímpico e nos percursos de rua – a disputa do atletismo vai até o dia 21 de agosto.

A seleção brasileira de atletismo tem 67 representantes – ou seja, quase um terço do time nacional é formado por atletas da BM&FBOVESPA. Coordenador-técnico do Clube e treinador-chefe da equipe do Brasil, Ricardo D’Angelo ressalta a importância dessa representatividade.

“Para o Clube é um orgulho ter esse número de atletas na seleção brasileira. Somos um projeto de uma modalidade só. Nosso foco nesse ciclo foi realmente colocar o maior número de atletas como integrantes da seleção. Temos 52 atletas no Clube hoje e 20 estão na disputa olímpica – isso é quase 40% do nosso time”, afirmou. “Os números mostram a solidez de um projeto de sucesso, que conta com o apoio da Bolsa e dos nossos parceiros, e que oferece toda a estrutura, tanto em recursos materiais quanto em recursos humanos.”

Não são apenas os atletas do Clube que fazem parte da equipe do Brasil. A maior parte da comissão técnica e médica também está no Rio. Dez treinadores estão envolvidos na disputa olímpica, seja como técnicos convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ou como técnicos pessoais, acompanhando de perto seus atletas. Fisioterapeutas, massoterapeuta, nutricionista e psicóloga também foram convocados para atuar no Rio, seja no período de treinamento pré-competição, na Comissão Desportiva da Aeronáutica, ou durante a competição.

Reta final de preparação: treinos e competições – Após a disputa do Troféu Brasil de Atletismo – encerrado em 3 de julho, data final para a obtenção de índices olímpicos -, os atletas do Clube classificados puderam se dedicar exclusivamente aos últimos preparativos para a competição do Rio. “Alguns atletas foram competir no exterior – como a Fabiana Murer, o Vítor Hugo dos Santos e Ricardo Mário de Souza”, lembrou Ricardo D’Angelo, sobre a participação em etapas da Diamond League. “Outros foram fazer treinamentos fora do país – como o Montanha, na Eslovênia -, alguns foram para a altitude. Outros preferiram ficar em suas bases.”

O primeiro atleta do Clube a estrear na competição olímpica é Lutimar Abreu Paes, que participa das eliminatórias dos 800 m a partir das 9h30 de sexta-feira. O meio-fundista conquistou o índice no Campeonato Ibero-Americano, em maio, com a medalha de ouro e o tempo de 1min45s42. O gaúcho de 27 anos é estreante na disputa olímpica.

“Depois de disputar o Ibero, ele fez cinco competições consecutivas. Passou um mês competindo na Europa, fez quatro provas, e disputou o GP Brasil. Manteve uma média de tempo entre 1min45 e 1min47”, informou D’Angelo, técnico do corredor. “A ideia foi aumentar a experiência internacional dele em competições de alto nível e melhorar a regularidade das marcas. A expectativa é que ele corra rápido e que isso signifique uma chegada à semifinal. Ir à final é difícil, mas não impossível. A estreia é fundamental.”

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Clube de Atletismo BM&FBOVESPA é o segundo maior provedor de atletas à delegação brasileira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *