Clínica médica usa quarentena para aliviar a tensão de pacientes

185 0

Redes Sociais e telemedicina são recursos usados pela clínica para proporcionar aconchego e incentivo à autoestima dos pacientes

Da Redação – A Clínica Speranzini em São Paulo, especialista em transplante capilar e otoplastia, iniciou uma ação junto a seus pacientes para encorajá-los a enfrentar o isolamento imposto pelo coronavírus e incentivar perspectivas para o fim da crise mundial de saúde.

A equipe médica, coordenada pelo cirurgião plástico Mauro Speranzini, realiza videoconferências públicas por meio de plataforma online para conversar com seus pacientes e mais quem se interessar, tornando-se, desta maneira, instrumento de alívio da tensão, durante o isolamento.

“Queremos acender uma ‘luz no fim do túnel’, incentivar a esperança e a informação e, ao mesmo tempo, para terem perspectiva de dias melhores tão logo cesse esse período de isolamento social”, explica o médico responsável pela clínica.

Já foram realizados três desses encontros on-line e, mesmo sem divulgar, cada conversa tem reunido um mais de uma centena de pessoas e a expectativa é de que aumente nos próximos dias. Os assuntos tratados nas chamadas “lives” giram em torno das cirurgias e tratamento para combater a calvície – desde as diferenças entre as Técnicas FUE (Follicular Unit Extraction) e FUT (Follicular Unit Transplantation), a eficácia do tratamento clínico capilar para fortalecer os fios, o famoso implante de Barba, que se tornou objeto de desejo entre os homens, além da cirurgia para correção das orelhas de abano.

Para o médico, a ação pode abrandar os efeitos emocionais nocivos que podem ocorrer pelo costume nos noticiários sobre a pandemia, afastando as pessoas da tensão. “Muita gente pode se perguntar por que estamos falando de questões estéticas, enquanto o mundo enfrenta uma pandemia. Mas são justamente os efeitos do medo da enfermidade que queremos aliviar, falando de esperança, de autoestima, de futuro, de um dia após o outro”, observa o Dr. Speranzini.

“Nosso próximo passo é lançar em nosso canal no youtube o “Café com Dr. Mauro” que trará bate-papos com profissionais de outras áreas abordando assuntos de interesse dos nossos pacientes, como carros antigos, mercado financeiro, mundo fitness, outras cirurgias plásticas, enfim, assuntos variados que agreguem valor às pessoas neste momento difícil”.

De acordo com profissionais da área de saúde mental, o excesso de informações em torno de um assunto tão preocupante como uma pandemia, pode ocasionar diversos distúrbios emocionais, como Transtorno de Ansiedade, Síndrome de Pânico, Tricomalia e Depressão, além diversos tipos de compulsões.

“Enquanto estamos em nosso bate-papo na internet, temos a oportunidade de nos retirarmos dessa atmosfera pesada que ronda as notícias nesse período e trocamos informações, de forma segura, que muitas vezes não temos tempo para obter na rotina diária; isso traz alívio e sensação de compromisso cumprido”, esclarece o Dr. Speranzini.

Os médicos aproveitam o momento para encorajar o público a quebrar paradigmas e experimentar a telemedicina que, profissionais da área médica creem que veio para ficar, muito além da quarentena. “Acreditamos que oferecer novas opções de atendimento aos pacientes é reafirmar o compromisso de estarmos sempre atentos à evolução não só de técnicas cirúrgicas de transplante capilar e otoplastia, mas também no atendimento e conforto do paciente”.

Uso da Telemedicina

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a Associação Brasileira da Cirurgia de Restauração Capilar autorizam a realização da cirurgia de implante capilar e otoplastia, neste período, desde que tomados os cuidados redobrados com a higienização do espaço e é recomendado que os procedimentos sejam feitos em clínicas autorizadas pela ANVISA a realizar procedimento com anestesia local, e não nos hospitais, já que estes estão destinados ao controle da COVID-19. Entretanto, A Clínica Speranzini resolveu aderir à quarentena decretada pelo governador de São Paulo, com o intuito de evitar o deslocamento de pacientes e colaboradores pela cidade no período.

Durante o período de isolamento, as consultas serão realizadas por meio da videoconferência, com hora e dia marcados, com possibilidade de complemento presencial ao atendimento, assim que a clínica retomar suas atividades normais”. “Tão logo a situação em São Paulo esteja mais controlada, voltaremos a oferecer o atendimento presencial, porém o atendimento à distância continuará a ser uma opção. Já é uma realidade, não há como retroceder. Para os atendimentos presenciais, novas políticas internas para evitar aglomerações serão incorporadas de modo a evitar que a doença continue a crescer em escala exponencial em nossa cidade”, comenta o cirurgião plástico.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Clínica médica usa quarentena para aliviar a tensão de pacientes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *