Tradicional circuito gaúcho é o palco da quinta etapa da temporada para a acirrada disputa pelo título de 2021. Diferença entre líder e vice-líder na classificação geral é de apenas três pontos
Da Redação – O Autódromo Internacional de Tarumã volta a receber a Copa Truck após quase quatro anos. O tradicional e veloz circuito localizado na cidade de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, será o palco da quinta etapa da temporada 2021 no próximo domingo, 15 de agosto, com transmissão ao vivo pela Band, SporTV2 e pelo canal oficial da categoria no YouTube.
A última visita de uma das maiores competições de caminhões do planeta ao circuito gaúcho aconteceu em 2017. Na ocasião, a pole position foi de Danilo Dirani, que venceu também a primeira corrida; na segunda disputa, o vencedor foi Witold Ramasauskas.
O tradicional e desafiador traçado de 3.016 metros é um dos que trazem as maiores médias de velocidade por volta entre os autódromos brasileiros. Mas há um ponto em específico que traz grande exigência ao sistema de freios – e também às pastilhas de freio Fras-le desenvolvidas especialmente para a categoria: a curva 4, na qual os caminhões se aproximam a cerca de 170 km/h e na freada reduzem a velocidade para apenas 60 km/h em meros quatro segundos – e cerca de 130 metros.
O campeonato segue bastante disputado, especialmente entre os pilotos a AM Motorsport. Com os caminhões da Mercedes, Wellington Cirino lidera a disputa com 127 pontos, apenas três à frente de seu companheiro de equipe André Marques, vencedor de duas das quatro corridas disputadas em Cascavel (PR) nas duas últimas etapas do Oeste Paranaense. Felipe Giaffone é o terceiro com a Iveco, somando 103 pontos. Paulo Salustiano (90), Roberval Andrade (87), Beto Monteiro (85), Valmir Benavides (76), Luiz Lopes (74) e Danilo Dirani (69) fecham os dez primeiros na tabela geral do campeonato.
As atividades de pista começam na sexta-feira (13) com os dois primeiros treino livres. No sábado (14), a classificação para definição do grid de largada acontece às 14 horas. No domingo (15), as largadas estão marcadas para as 14h05 e 14h35 – lembrando que não há intervalo entre as duas largadas, uma vez que os caminhões invertem as oito primeiras posições no grid da segunda prova em movimento.
A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.
Fala, pilota!
“Tarumã é o autódromo onde estreei, onde fiz a minha primeira corrida de caminhão, 23 anos atrás. É uma pista rápida, que gosto muito, mas que não aceita erros, principalmente na curva 4 e na Curva do Laço, que são curvas onde as freadas trazem emoção e os pilotos praticamente têm de parar o truck. São trechos exigentes com os freios”.
(Débora Rodrigues, R9 Motorsport, Volkswagen #7)
A pista de Tarumã na ótica da FRAS-LE
“Em uma pista que permite uma das médias mais altas de velocidade da competição, a responsabilidade do freio em caso de uma frenagem de emergência é muito maior. Porém, em uma condução normal dos pilotos, a pista de Tarumã em si traz um traçado capaz de demandar dos sistema de freios em um nível similar ao da etapa anterior de Cascavel (RS) – não tão severa quanto a de Interlagos e Goiânia. Por mais que a curva 4 traga uma alta dissipação de energia e geração de calor, a alta velocidade dos demais trechos com poucos pontos fortes de frenagem traz consigo a maior refrigeração dos sistema de freios e uma conservação da integridade de pastilhas e demais componentes do freio. Certamente será uma ótima experiência poder acompanhar a performance e durabilidade diante da utilização da nossa pastilha nesse desafio, agora em solo gaúcho”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)
5ª Etapa – Copa Truck 2021
VIAMÃO (RS)
Autódromo Internacional de Tarumã
Extensão: 3.016 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 9 (4 à direita e 5 à esquerda)
Nenhum comentário on "Circuito gaúcho de Tarumã recebe a Copa Truck após hiato de três anos"