Circo Spacial prorroga temporada na Zona Norte e comemora o mês do circo em São Paulo

896 0

Da Redação – No próximo dia 27 de março comemora-se o Dia do Circo, mãe de todas as artes. A data é uma homenagem ao nascimento do querido palhaço Piolin, Abelardo Pinto Piolin (1897 – 1973). Em cartaz com o eletrizante e divertido espetáculo “Elementos”, o circo Spacial tem feito a alegria do público, principalmente da zona norte, desde setembro de 2015. Montado no terreno cedido pela Prefeitura de São Paulo – numa parceria com o Centro de Memória do Circo – comemora o mês do circo com muito entusiasmo, mas também com sérias preocupações. A falta de mecanismos de políticas públicas complica a vida daqueles que ganham a vida levando alegria ao respeitável público.

Para um circense, nada substitui a emoção de ver a lona tomando forma num terreno vazio, a chegada e a movimentação de trailers e carretas, a alegria frenética das crianças, que curiosas, vêem o sonho se transformar na magia do maior espetáculo da Terra. A conquista de espaços estruturados para os circos na cidade de São Paulo e em outras localidades é uma batalha constante de Marlene Querubin, presidente do Circo Spacial, da UBCI e representante do Circo na Frente Parlamentar em Defesa à Cultura. Além disso, a aprovação da Lei do Fomento ao Circo para o Município de São Paulo é outra reivindicação dos circenses.

“A aprovação do fomento é fundamental para que as companhias de circo do município e também as Itinerantes, possam melhorar a qualidade técnica, a itinerância, produção, escolas de formação, além da pesquisa e memória do circo Paulistano. Só queremos que o circo receba o mesmo tratamento que foi dado ao teatro (fomento 30 milhões anuais).” (Marlene Querubin)

Perpetuar a essência da arte circense por gerações é um grande desafio e a união dos profissionais é imprescindível.
Circos e circenses estão cada vez mais organizados e empenhados na busca de soluções. Prova disso foi a segunda edição do Seminário Nacional de Circo Itinerante, realizado em dezembro passado, que, com uma adesão maciça trouxe à tona temas importantíssimos para o futuro do circo no Brasil, como por exemplo, o Projeto de Lei do deputado Jean Wyllys (PL 4968/2013), que entende ser trabalho a participação das crianças nos Circos.Considerando que todo aprendizado da arte sempre se inicia na infância, porque só no circo seria considerado trabalho? Como classificar a atuação de atores mirins no cinema e na TV no Brasil e pelo mundo afora?

Sobre o Circo Spacial – Foi fundado em agosto de 1985 com uma proposta inovadora e futurista acreditando no potencial e no talento de seus artistas. Foi o primeiro circo, inteiramente nacional, de grande porte, criado e dirigido por uma mulher – Marlene Olímpia Querubin – profissional que ingressou no mundo do circo em 1978 e que teve uma formação bem diversificada. Atriz e diretora de teatro, também cursou matemática e engenharia, é poetisa e autora de vários livros de sucesso.

O circo abriu suas cortinas pela primeira vez com uma equipe composta por artistas, parentes, amigos e outros profissionais que acreditaram e se uniram formando assim a grande família Spacial. Além da concepção futurista do espetáculo, é o precursor do chamado circo moderno brasileiro, pioneiro em unir o teatro, dança música e atividade circense.

A estrutura – Hoje, o Spacial é uma grande empresa com números que impressionam. A pequena cidade é composta por 35 famílias e mais de 100 pessoas que lutam para que o sucesso seja alcançado diariamente. Artistas e funcionários moram em trailers, com mobílias e divisões que compõe uma casa como qualquer outra, com cozinha completa, banheiro, quartos, além de TV a cabo, rede para internet, etc. São 100 toneladas de ferro, alumínio e lona (3 jogos), 22 carretas e caminhões, 3.500 figurinos em seu acervo, com centenas de trocas por sessão. Também possui um espaço multiuso composto por hall de entrada e praça de alimentação e mais uma lona especial onde acontecem os espetáculos, exposições, eventos, treinamentos corporativos e lançamentos de produtos. O grand stand – com capacidade para abrigar até 3 mil espectadores em cadeiras confortáveis – possibilita uma visão privilegiada do espetáculo, em todos os ângulos.

Serviço – Circo Spacial – Travessa Simis, n. 300 c/Av. Moises Rooysen (ao lado do Carrefour do Center Norte) – São Paulo | CEP 02049-015 / Informações (11) 98234-3381 | Temporada até 29 de maio de 2016 | Quintas e sextas às 20h30 / sábados, domingos e feriados às 16h, 18h e 20h30 | Ingressos de 30,00 a 250,00. Acesso e banheiro adaptados para pessoas com necessidades especiais | Aceita cartão de débito e dinheiro / Estacionamento no local (terceirizado) – R$ 10,00 Venda de ingresso antecipado – todos os dias das 10h às 12h e das 14h às 20h  | www.spacial.com.br / Twitter @circo_spacial / www.facebook.com/circospacial

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Circo Spacial prorroga temporada na Zona Norte e comemora o mês do circo em São Paulo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *