Circo do Asfalto leva ações culturais ao Jardim Bom Pastor em Santo André

428 0

Da Redação – Em maio, além de apresentações circenses, a Circo do Asfalto promove Oficina de Brincadeiras Populares com Cibele Mateus, Oficina de Palhaçaria Feminina com Karla Concá e edição especial do projeto Caixa de Pandora com Andrea Macera, a palhaça Mafalda Mafalda.

Com seu novo projeto “Juntos Somos Mais Fortes” contemplado pelo edital PROAC – Territórios das Artes (Espaços Independentes) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Circo do Asfalto abre as portas de sua sede para abraçar e ser abraçada pela comunidade.

Com uma agenda recheada de atrações gratuitas, o projeto tem como objetivo fortalecer as atividades que já são realizadas no Galpão, expandir as ações para outros espaços da cidade e fortalecer a cena circense do ABC. Para além das apresentações, o projeto promove um ambiente de troca entre artistas locais e de outros territórios, facilitando também o acesso à cultura das comunidades no entorno.

A programação de maio começou no dia 02 com a apresentação do espetáculo “Esquadrão Bombelhaço” com o Circo Teatro Palombar. Nos dias 10 e 11 de maio às 19h, acontecerá uma Oficina de Brincadeiras Populares com Cibele Mateus, educadora social, atriz, dançarina e integrante do Grupo Manjarra, núcleo de pesquisa em danças tradicionais brasileiras da Cia. Mundu Rodá, uma das grandes referências em cultura popular no país. Atua também no Azougue-Laboratório de Experimentação Cênica, Grupo Musical Caixeiras das Nascentes, Bloco Caixeirosas – Barão Geraldo/Campinas e Coordena o Bloco Maria Fuá.

A oficina promove a vivência de brincadeiras tradicionais da infância e folguedos tradicionais do Brasil, proporcionando um momento lúdico e de encantamento. Serão abordados diferentes elementos que compõem as manifestações tradicionais do Carimbó, Cacuriá, Caroço (Maranhão) Cavalo Marinho, Coco (Pernambuco) e brincadeiras tradicionais da infância. Essas tradições possuem uma multiplicidade de linguagens artísticas reunidas de forma integrada – teatro, dança, música e elementos alegóricos que são colocados à disposição da brincadeira – uma mistura que encanta os olhos, coração e a alma.

Já no dia 16 de maio é a vez do gênero feminino com a apresentação da Caixa de Pandora, projeto que vem sendo apresentado desde 2015 no Espaço Cultural Circo do Asfalto, com público cativo. Nesta edição, o projeto contará com a participação especial da atriz Andrea Macera, a palhaça Mafalda Mafalda.

O espetáculo conta com uma trilha sonora executada ao vivo pelas artistas e traz como carro-chefe a comicidade feminina, explorando técnicas circenses como malabares, acrobacia e equilíbrio. Nascido a partir de um cabaré de variedades feminino, a junção das diversas texturas dessas artistas celebra esse encontro e exalta a potência da mulher na sociedade, de maneira leve e bem-humorada.

“Mulheres em cena criando, improvisando, apresentando suas habilidades e acima de tudo se fortalecendo, se cuidando e se curando” – explica Fran Marinho uma das responsáveis pelo Espaço Cultural Circo do Asfalto e uma das idealizadoras do projeto Caixa de Pandora.

Em 23 de maio, é a vez do “Cabaré Dr. D” show de variedades com acrobacias, números aéreos, equilíbrio e manipulação de objetos. Ao discutir temas atuais como feminismo, machismo e homofobia, Dr. D e sua trupe mostram o ridículo das relações de poder, ao revelar situações inusitadas no mundo do circo.

A programação de maio termina com uma Oficina Bota a Palhaça Pra Fora! que será ministrada por Karla Concá. Há 27 anos, como criadora do primeiro grupo brasileiro de palhaças mulheres, percebeu que as mulheres tendem a infantilizar ou masculinizar as suas palhaças. Poucas são aquelas que realmente elaboram e representam a sua palhaça na condição de mulher, através de seu cotidiano feminino.

A oficina acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio de 13h às 16h00 e tem por objetivo tornar conscientes as características individuais que promovem o riso na palhaçaria feminina. Cada palhaça será estimulada a reconhecer o seu “banco de dados engraçados”, um processo de descobrir o próprio ridículo, rir de si mesma e ter a generosidade de compartilhar esse prazer com a plateia.

Programação Espaço Cultural Circo do Asfalto em Maio / 2018

Dias 10 e 11 de maio de 2018 – Oficina de Brincadeiras Populares com Cibele Mateus – GRATUITA Horário: 19h às 22h – Vagas: 20 vagas (ordem de inscrição)

Dia 16 de maio de 2018 – Caixa de Pandora com a participação de Andrea Macera, a palhaça Mafalda Mafalda – Entrada Gratuita

Dia 23 de maio de 2018 – Cabaré Dr. D – Classificação 18 anos – Entrada Gratuita – Comédia circense – Elenco: Flávio Falcone, Isadora Faro, Nathalia Furlan, Rafael Munhoz, Vanessa Carvalho, Victor Abreu

Dias 24, 25 e 26 de maio de 2018 – Oficina Bota a Palhaça Pra Fora! – Palhaçaria feminina com Karla Concá – Horário: a ser definido – Valor: R$ 30,00

Na oficina as alunas terão, através do olhar da professora e dos exercícios, a possibilidade de desenvolverem sua palhaça e sua comicidade, a partir de características de seu universo.

LINK PARA INSCRIÇÃO:  Onde: Espaço Cultural Circo do Asfalto – Endereço: R. Sebastião Pedroso, 27 – 30 – Jardim Bom Pastor, Santo André – SP, 09051-050 – Telefone: (11) 4316-1097

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Circo do Asfalto leva ações culturais ao Jardim Bom Pastor em Santo André"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *