Grupo de circo formado por mulheres palhaças-feministas convida o público do ABC a refletir sobre questões de gênero, com criatividade e poesia
Da Redação – Até o dia 29 de dezembro de 2019, aos domingos, às 16h, o Circo di SóLadies apresenta seu repertório no SESC Santo André, com entrada gratuita. O grupo formado por mulheres apresenta quatro espetáculos diferentes, e convida adultos e crianças para um encontro com a arte da mulher palhaça, refletindo sobre o empoderamento feminino e questões de gênero.
A Mostra de Repertório do Circo di SóLadies no SESC Santo André começa no dia 08 de dezembro, com a apresentação do Bloco Unidas Seguiremos, às 16h00. Um bloco de carnaval de palhaçaria feminina que tem como objetivo reinventar antigas marchinhas, muitas vezes de cunho machista, alertando para igualdade de gênero e valorizando a potência de tudo o que se levanta como gênero feminino. O Bloco Unidas Seguiremos é composto por mulheres palhaças musicistas que tocam instrumentos típicos do carnaval.
No dia 15 de Dezembro, às 16h00, o grupo apresenta Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos? espetáculo criado a partir da pesquisa sobre a história de mulheres brasileiras e o impacto de seus feitos na sociedade, lidando com a violência gerada pelo machismo e o patriarcado. Utilizando a palhaçaria feminina, as artistas misturam técnicas circenses com a linguagem lúdica e cômica para refletir e alertar para igualdade de gênero, valorizando o protagonismo, o poder e a força da mulher.
Já no dia 22 de Dezembro, é a vez do espetáculo Estupendo Circo di SóLadies, que será apresentado também às 16h00. Um espetáculo circense feito por mulheres palhaças que mistura cenas clássicas do circo tradicional, músicas, poesia e contos de fadas, alertando para igualdade de gênero e valorizando a potência da mulher.
Em 29 de Dezembro, às 16h00, o Circo di SóLadies apresenta A Tenda, que une a comicidade da mulher palhaça, mistério, música, paródias e muita criatividade para tratar de temas importantes no que diz respeito à questões de gênero, como é o caso da violência doméstica.
Com uma equipe formada por mulheres, o grupo utiliza camadas simbólicas e surpreende o público por tratar de temas que geralmente são considerados complexos, com muita delicadeza e poesia. Através do riso, inspiram reflexões importantes sobre a potência da mulher, dialogando e envolvendo o público de todas as idades, divertindo crianças, jovens e adultos.
Um Circo feito por mulheres para todos os públicos
Idealizado por Lilyan Teles e Tatá Oliveira, o Circo di SóLadies surgiu em 2013 a partir das inquietações em relação a desigualdade de gênero e da percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher tratando-se de comicidade e linguagem do palhaço. Em 2016, juntam-se a elas as artistas Kelly Lima e Verônica Mello, ampliando o repertório do grupo.
Feito por mulheres – palhaças, atrizes, musicistas, pesquisadoras e realizadoras – para todos os públicos, é um circo em que as artistas desenvolvem o repertório através do improviso e do jogo cênico com elementos fundamentais para a conexão e interação com o público, a conquista do estado da graça, do riso e da reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.
O Circo di SóLadies possui um vasto repertório de espetáculos e intervenções, entre eles o espetáculo infantil “Estupendo Circo di SóLadies”, que circulou pelo Circuito SESC de Artes 2019, o espetáculo infanto/juvenil “Choque-Rosa” (direção de Luciana Viacava) que foi contemplado pelo PROAC Circo 2017 e circulou na Mostra Sesc Cariri de Culturas 2018 – CE, SESC Santana, SESC Pompeia e SESC Vila Mariana. O grupo também é responsável pelo “Bloco Unidas Seguiremos”, um cortejo de carnaval que já circulou por SESCs das Capital e Interior e pela intervenção “SóLadies IN.PRESS”, que já viajou o Brasil em dezenas de festivais nacionais de palhaçaria feminina e circo. Em setembro de 2019 as SóLadies estrearam seu mais novo espetáculo: A TENDA, que tem direção de Karla Conká do Grupo As Marias da Graça, do Rio de Janeiro.
Mais informações em: www.facebook.com/circodisoladies
Bloco Unidas Seguiremos
Um grupo de palhaças sai do circo para brincar no carnaval e se dão conta do machismo contido nas marchinhas. De uma maneira divertida e irreverente, elas subvertem a lógica e convidam o público a cantar o mais novo repertório do Circo di SóLadies! Duração: 60 min
Quando: 08 de Dezembro de 2019 – Domingo – Horário: 16h00
Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos?
As palhaças do Circo di SóLadies encaram mais um dia de mesmice dentro de casa: limpar, passar, cozinhar e… Peraí? Cadê a Maria?! Com o sumiço da amiga Maria, as quatro palhaças são obrigadas a se aventurar no tão temido FORA, um lugar que não foi feito para elas, onde mulher nenhuma pode se aventurar. Será? Duração: 50 minutos
Quando: 15 de Dezembro de 2019 – Domingo – Horário: 16h00
Estupendo Circo di SóLadies
Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansadas dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaças decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. A adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia compõem as apresentações de “Estupendo Circo di SóLadies”, levando o universo feminino em sua trajetória cômica, para crianças, jovens e adultos. Duração: 50 minutos
Quando: 22 de Dezembro de 2019 – Domingo – Horário: 16h00
A Tenda
Três palhaças fogem de uma época onde o circo era dominado pelos homens e tentam criar uma nova forma de fazer rir. Essa viagem no tempo proporciona o encontro com outras mulheres. A Tenda é montado com a participação de outras mulheres que vão descobrindo suas potências. Duração: 50 minutos
Quando: 29 de Dezembro de 2019 – Domingo – Horário: 16h00
Classificação: Livre – Entrada Gratuita – Sem retirada de ingressos
Onde: SESC Santo André – Área de Convivência – Endereço: R. Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar, Santo André – SP, 09071-130 – Telefone: (11) 4469-1200
Nenhum comentário on "Circo di SóLadies faz Mostra de Repertório no Sesc Santo André em dezembro"