Um dos curtas será do Curupira, importante personagem do nosso folclore brasileiro
Da Redação – O Cinema Presente está de volta para encerrar o ciclo de cidades do Rio de Janeiro na transmissão do cinema à céu aberto, aberto ao público (gratuito) e com exibições de filmes nacionais. Neste final de semana, as cidades de Guapimirim e Rio Bonito encerram a trajetória deste projeto, neste ano de 2021, que percorreu 18 cidades (Todas sem nenhuma sala de cinema). Aliás, 75% das cidades do RJ não tem cinema. Os municípios que têm salas de cinema pertencem a grandes franquias, o que imposibilita o acesso ao cinema para pessoas que tenham condição de custear os ingressos. Na maioria das vezes, com valores altos.
Neste contexto, surgiu o Cinema Presente. Com o intuito de democratizar o acesso à riqueza cultural do audiovisual e da dramaturgia do cinema brasileiro. Em 2020, 16 cidades foram percorridas pelo projeto que empregou mais de 300 pessoas, e teve a presença de mais de 3 mil pessoas. Tudo com total segurança e seguindo os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde). O projeto retorna em 2021 para finalizar o ciclo de 2020, já que não foi possível continuar as transmissões dos filmes devido ao agravamento da pandemia no Estado do Rio de Janeiro.
A volta é marcada no final de semana que o país comemora o Folclore brasileiro. Dia 22 de Agosto, é a data oficial do Folclore Brasileiro que tem o intuito de valorizar as manifestações folclóricas do Brasil e ampliar o conhecimento da população sobre o tema. O cinema nacional é um dos principais veículos para explorar o tema e ampliar a visão da representatividade da nossa sociedade e cultura.
“O Cinema Presente na Praça resgata a experiência do cinema por completo, realizando a sétima arte ao ar livre, em família e em segurança, ocupando lugares públicos com cultura nacional, em formação de plateia em cidades que não possuem salas de cinema”, conta Felipe Flores, diretor geral do Cinema Presente, e da Flores & Filmes
Alguns filmes brasileiros também se baseiam muito no folclore, através dos mitos, lendas, ensinamentos e expressões artísticas de cada região do país. O folclore considerado uma manifestação popular, traz consigo um conjunto de tradições capazes de prender a atenção dos telespectadores e ensinar um pouco mais da identidade social de cada comunidade, levando mais informação também ao público da terceira idade que muito se manteve em casa devido a pandemia.
Um pouco da história do Folclore
O Dia do Folclore, no Brasil, foi oficialmente marcado em 1965, celebrado todo 22 de agosto, com o objetivo de incentivar estudos e a preservação das tradições. Mitos e lendas que se transformaram ao longo do tempo em contos, músicas, peças teatrais e filmes. Segundo Felipe Flores: ” Filmes nacionais despertam o interesse por mostrar o espelhamento do seu povo em ocupação de lugares públicos.” O Cinema Presente na Praça resgata a formação de plateia por completo, desde a sua linguagem, expressões, atuações e pontos que envolvem a realidade dos aspectos sociais, culturais e educacionais do próprio telespectador. Por ser um cinema ao ar livre, atrai muitas famílias, e com segurança em lugares públicos, inclusive disponibiliza espaço para Pessoas com Deficiência.
O projeto tem como um dos seus alicerces a preocupação com o meio ambiente, com reciclagem das embalagens consumidas e projeção em tela de LED, que confere redução de 75% de energia nas exibições. O cinema itinerante recebeu o Selo Verde de sustentabilidade realizando o plantio de árvores e reduzindo a taxa de emissão de carbono.
O Cinema Presente ainda conta com a parceria e presença da Nave Enel, um veículo interativo e tecnológico que proporciona aos visitantes experiência com vídeos 3D e jogos que mostram os impactos das ações humanas no meio ambiente. O espaço conta com duas áreas, sendo uma destinada à exibição de vídeos educativos e outra para jogos. Os jogos são interativos e têm como objetivo educar os participantes para os temas da cidadania, meio ambiente e destinação correta dos resíduos recicláveis.
No evento será exibido a série de curtas “Juro que Ví” com as animações: A Lenda do Saci, O Curupira, O Boto, A Lenda da Iara e Matinta Pereira . Dia 21 de Agosto acontecerá a sessão em Guapimirim e Domingo, dia 22, Rio Bonito.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Para saber mais sobre o projeto Cinema Presente na Praça:
Instagram: @cinemapresente
Nenhum comentário on "Cinema Presente na Praça leva curtas com a temática para a criançada e pais"