Palhaçaria “O Macaco e a Lua”, da Cia Pé no Asfalto, une técnicas circenses, história e poesia para contar como surgiram os tambores na África.
Da Redação – Neste sábado (27), às 16h, a Cia Pé no Asfalto apresenta o espetáculo O Macaco e a Lua, projeto contemplado no edital PROAC Municípios 2020- Cultura de portas abertas em Mauá – SP, que será transmitido de forma gratuita através das plataformas digitais Youtube e Facebook.
O grupo teatral formado por jovens da periferia de Mauá, convida crianças e adultos para uma viagem até a África, transitando por sua cultura e sua história, através de uma de suas mais importantes lendas: “O macaquinho e a lua”.
Dando vida a esse tradicional conto criado em Guiné Bissau (país do continente africano), a Cia Pé no Asfalto conta, de forma mítica, como surgiram os tambores na África.
A palhaça Sarita Gravatilde e o Palhaço João Pimentão unem esquetes clássicas circenses, acrobacias, manipulação de objetos e ludicidade, para recriar essa lenda, revive seus personagens e, de forma muito divertida, contar essa história.
“Existem diversas lendas na África, já que esse é um continente com uma diversidade cultural riquíssima. Queremos inspirar o público a conhecer as tradições e manifestações culturais desses povos que tanto contribuíram para a formação do Brasil”, comenta a Cia Pé no Asfalto.
O grupo é formado por dois jovens artistas negros, residentes do bairro Jardim Rosina, na periferia de Mauá. Contrariando as estatísticas quanto a seus futuros, Jussara Freitas e David Casanova, mergulharam no estudo da palhaçaria, se formaram pelo Programa de Formação de Palhaço para Jovens dos Doutores da Alegria – FPJ e criaram a Cia Pé no Asfalto em 2017. E em 2019 eles começam a integrar o elenco do projeto Palhaços Sem Fronteiras Brasil, entre outros.
“Com esse projeto queremos aprofundar a pesquisa do grupo, propondo um diálogo entre a palhaçaria e contos da África, resgatando com cuidado as raízes africanas tão vivas em nossas histórias de vida e compartilhando-as com o maior número de pessoas”, comentam Jussara e David.
A Cia Pé no Asfalto apresenta O Macaco e a Lua através do projeto de mesmo nome aprovado no edital PROAC Municípios 2020 – Cultura de Portas abertas de Mauá | SP. Para mais informações acesse:www.facebook.com/ciapenoasfalto / Instagram: @ciapenoasfalto Email: ciapenoasfalto@gmail.com / Celular/ Whatsapp: 974717505
SINOPSE: O macaco e a lua
Dois palhaços pescadores se perdem em alto mar. Em busca de comida, eles acabam pescando um livro de contos africanos e iniciam uma travessia imaginária até a África. Através da leitura da lenda africana O Macaco e a Lua, eles entram em uma grande aventura onde descobrem a origem do tambor e suas raízes de matrizes africanas. Quando: dia 27 de fevereiro de 2021 – sábado – Horário: 16h. Classificação Livre – Grátis. Onde assistir: https://youtube.com/channel/UCS5ABvtmP7s_TPE6hSRsUpw
Nenhum comentário on "Cia teatral periférica de Mauá encena peça virtual inspirada em conto africano"