Da Redação – A primeira turma de guardas civis municipais do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU) encerrou oficialmente, nesta quarta-feira (27), o curso de ingresso na corporação. O grupo é composto por 39 novos GCMs da cidade de Diadema.
Localizada em São Bernardo, a instituição de ensino é mantida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e tem entre seus objetivos proporcionar uma formação de caráter integral e humanizado não apenas para os guardas civis, mas para profissionais de áreas como defesa civil e trânsito.
Durante a cerimônia de encerramento, o diretor geral do Centro Regional, subinspetor Everton Campos, da GCM de São Bernardo, ressaltou que, desde o início das aulas, os novos GCMs demonstraram postura e, terminado o curso, estão preparados para atender à população. “O curso seguiu a missão do Centro Regional, sendo pautado em diretrizes que valorizam o caráter intermunicipal da formação”, disse.
O secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, enfatizou o caráter de ousadia da entidade regional ao criar a instituição de ensino, a primeira iniciativa do gênero no país. “O Centro de Formação é uma ação que busca melhorar a qualidade do serviço público e, com isso, aprimorar também o serviço prestado às populações. O Consórcio representa uma casa para os novos guardas, afinal todos fazem parte dele como servidores de um dos municípios da região”, afirmou.
O secretário de Defesa Social de Diadema, Eduardo José Félix de Oliveira, disse que a conclusão do treinamento representa uma das etapas iniciais na trajetória dos GCMs. “Terminado o curso, agora virão os próximos passos. Além do dinamismo, é fundamental manter sempre valores como prontidão, lealdade e honestidade”, recomendou.
Também presente na cerimônia, o comandante Valdinar Sirilo da Hora, da GCM de Diadema, ressaltou que o primeiro curso de ingresso do Centro de Formação representa a concretização do sonho de realizar uma formação integrada para a região, contribuindo para que os guardas civis das sete cidades possam atuar com padrões comuns no campo da segurança urbana. “Esperamos que saiam daqui preparados para servir e proteger não só a população de Diadema, mas a de qualquer lugar”.
O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública do Consórcio, José Luís Martins Navarro, lembrou que o grupo ficará marcado na história como a primeira turma formada na instituição de ensino. “No ABC, as guardas já estão integradas, por meio de operações conjuntas todo o tempo. Com o Centro de Formação Regional, temos uma participação ainda mais efetiva de todas as cidades”.
A cerimônia de encerramento foi acompanhada por secretários municipais e autoridades da região, além dos 28 novos guardas civis de São Caetano do Sul que participam atualmente do segundo curso de ingresso da unidade.
Nenhum comentário on "Cerimônia encerra primeiro curso de GCMs do Centro Regional"