Instituído há um ano, equipamento no Jardim Hollywood acelera o processo de reabilitação de pacientes com 3.000 atendimentos
Texto: Gabriela Maria – Crédito-foto: Gabriel Inamine (PMSBC)
Da Redação – O Centro Especializado em Reabilitação (CER) de São Bernardo (Rua Warner, 300, no Jardim Hollywood) celebra nesta quinta-feira (16/05) uma importante marca: um ano de funcionamento da piscina aquecida, recuperada pela gestão do prefeito Orlando Morando, que tornou o espaço referência em fisioterapia aquática. Em 12 meses, o equipamento realizou 3.000 atendimentos a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos. O chefe do Executivo esteve no local para parabenizar os profissionais e conversar com os pacientes.
“A primeira vez que visitei este espaço, encontrei uma piscina completamente inutilizada. Executamos um planejamento com a equipe da Secretaria de Saúde e, há um ano, devolvemos aos pacientes desta cidade o acesso ao tratamento. Ver esta piscina funcionando e este espaço como referência é extremamente gratificante. Estamos mudando a vida dessas pessoas, prestando atendimento de qualidade e com muito respeito”, disse o prefeito Orlando Morando.
A fisioterapia aquática é um tratamento especializado, que utiliza a água para reabilitar, prevenir alterações funcionais e estimular a coordenação sensório-motora das crianças. A terapia é recomendada em pacientes diagnosticados com deficiências físicas. Em média, 80 crianças são atendidas por semana e o tempo de atividade varia de 30 a 45 minutos. A efetividade do atendimento só foi possível após uma nova reestruturação do espaço, com a troca das bombas que aqueciam a piscina e a contratação de profissionais especializados.
RECOMEÇO – Com passos lentos e precisos, Vitor Cunha Limoeiro, 8 anos, está reaprendendo a andar nas margens da piscina do CER. Com 1 ano e 8 meses, Vitor foi diagnosticado com a síndrome de McCune Albright. A doença afeta o sistema endocrinológico, provoca displasia fibrosa poliostótica, que deixam seus ossos frágeis e manchas na pele.
“Como a maioria dos bebês, o Vitor aprendeu a andar com um ano. Dava alguns passinhos e eu ficava toda encantada. Porém, como os ossos dele são frágeis, logo veio a primeira fratura. Foram diversos ossos quebrados, gessos e duas cirurgias reparatórias. Meu filho foi inserido na fisioterapia aquática em dezembro do ano passado e hoje, após cinco meses, ele já está andando”, disse Cristina Cunha emocionada, ao ver o filho caminhando em sua direção.
DIFERENCIAL – Com a efetivação da piscina, a Prefeitura de São Bernardo passou a oferecer tratamentos para todos os tipos de reabilitação. O município disponibiliza a Equoterapia, tratamentos para reabilitação visual, auditiva, intelectual, entre outros. Os acompanhamentos são efetuados dentro das unidades de Saúde da cidade.
“Meu filho tem 2 anos e 4 meses e apresenta um quadro de dificuldade de desenvolvimento motor grosso. Além do tratamento na piscina, ele recebe um amplo atendimento no CER. O Lorenzo é acompanhado por um médico neuropediatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, entre outros. Ele é muito bem atendido. Além do ótimo tratamento, meu filho recebe muito carinho e atenção de todos os profissionais”, comentou Thomaz Costa, pai do paciente Lorenzo Costa.
Para ser inserido nos tratamentos do Centro Especializado em Reabilitação, o paciente precisa ser referenciado pela Unidade Básica de Saúde (UBS), de acordo com os protocolos de atendimento do Ministério da Saúde.
Nenhum comentário on "Centro de Reabilitação de SBC referência em fisioterapia aquática"