Texto: Carla de Gragnani – Crédito – fotos: Gabriel Inamine/PMSBC
Da Redação – Com objetivo de promover a socialização e a colaboração mútua entre o público da terceira idade, o Centro de Referência ao Idoso (CRI) de São Bernardo deu início nesta segunda-feira (27/11) à 3ª edição da Feira de Artesanato Expo CRI, que nesta edição também incluirá itens natalinos.
Realizado em três edições anuais, o evento busca expor e comercializar os artesanatos confeccionados por idosos assistidos no programa, gerando renda extra aos participantes. A ação segue até a próxima sexta-feira (01/12), entre as 10h e 17h, na sede do CRI, situado na Avenida Redenção, 271, Jardim do Mar.
De acordo com a coordenadora das atividades esportivas, culturais e de convivência do CRI, Ana Luiza Icó, a expectativa é que a feira receba, em média, 250 visitantes por dia. “A venda é um estímulo, mas não o que a gente prioriza na Expo CRI. O principal é a convivência entre os idosos, que se ajudam e trocam ideias e experiências”, destacou. Entre os produtos expostos, há panos de prato com pintura em tecido, itens produzidos com técnica de patchwork, bolsas, origamis, pinturas em tela, artigos de crochê e tricô, bijuterias, bonecas, toalhas, entre outros.
Com participação assídua, a expositora mais experiente da Expo Cri, Emília de Oliveira Cavalcanti, de 87 anos, fala com entusiasmo da atividade promovida no espaço. “Sou artesã já cerca de 40 anos e amo essa feira. Não só pelo artesanato, mas também pelas pessoas e pelas conversas com os amigos que fazemos aqui”, disse. Em seu estande, a Emília vende bonecas e artigos em tecido confeccionados à mão. As bonecas de pano, por exemplo, custam R$ 12.
“É um incentivo para nós e muito bom para a convivência. Aqui a gente vende os produtos, mas também troca receitas e ideias entre nós. Também ajuda muito na renda. Hoje recebo a aposentadoria, mas às vezes não é o suficiente”, disse Maria da Conceição Cruz, de 84 anos, que já está em seu quinto ano de participação na feira, com a venda de panos de prato e toalhas bordadas à mão. “Gosto muito desta feira, tanto que participo em todas as edições desde 2002, além de participar das outras atividades como violão e dança cigana”, completou Maria Azevedo Pasquarelli, mais conhecida como Xuxa Alves.
Sarau Cultural – Paralelamente à feira, o CRI realiza nesta sexta-feira (01/12) o evento de encerramento das atividades culturais de 2017 com um sarau artístico, que reunirá apresentações de dança cigana e circular, teatro, poesia, trovadores do CRI, música e até espetáculo de stand-sp comedy. A decoração com temática natalina será feita com materiais reciclados. Na oportunidade, também serão entregues cerca de 60 certificados a alunos de oficinas culturais do CRI.
Nenhum comentário on "Centro de Referência do Idoso de São Bernardo recebe 3ª edição da Expo CRI de 2017"