Parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo contra a violência infantil e de adolescentes aborda questões como alienação parental, bullying e cyberbullying; e a importância do diálogo com a escola neste momento de pandemia
Da Redação – Nesta segunda (24), das 15h30 às 17h, no Canal de Desenvolvimento Profissional 1 do Centro de Mídias SP (CMSP) e do Youtube, acontece o terceiro programa da série Não Se Cale, que aborda os diferentes tipos de violência¹ que afetam mais diretamente as crianças e adolescentes e suas famílias – violência física e psicológica (alienação parental/bullying e cyberbullying), sinais e consequências psicossociais da negligência, violência institucional e relatos de casos.
Para introduzir o tema, a juíza Manoela Assef da Silva faz uma reflexão acerca da importância de dialogar com a escola em meio ao momento atual de pandemia e expõe dados estatísticos sobre os tipos de violência. A magistrada também apresenta relatos de casos reais acompanhados pelo Setor de Atendimento de Crimes da Violência contra Infante, Idoso, Pessoa com Deficiência e Vítima de Tráfico Interno de Pessoas (SANCTVS).
Em um segundo momento, a psicóloga Mônica Potzik traz contribuições e vivências no atendimento a pessoas envolvidas nestas situações de violência e elementos para facilitar a identificação de sinais de violência. A apresentação é apoiada por vídeos criados pela Companhia Palhaços Sem Juízo, em parceria com o SANCTVS para a campanha Não Se Cale.
O programa aborda, ainda, outras esferas de violência como: negligência com relato de casos reais do SANCTVS, diferenciação entre negligência e precariedade material; violência física: casos do SANCTVS, com considerações acerca da violência auto-inflingida e tentativas, bem como sinais de suicídio. Outros pontos de destaque são a violência psicológica que enfoca o bullying e cyberbullying, além da violência institucional, com casos gerais e do SANCTVS, e a dupla violência: a psicológica que acompanha todas as demais.
Os canais de proteção como Conselho Tutelar e Disque 100 e encaminhamentos para a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente ganham destaque nesta discussão com ênfase no aspecto de cuidado e atenção a vulnerabilidades em contraponto aos aspectos comunitários e punitivos.
Os programas da campanha Não se Cale celebram uma ação conjunta do Poder Judiciário com a Secretaria da Educação de São Paulo para o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente. ¹ Com exceção da violência sexual que foi abordada no segundo programa.
Palestrantes: Manoela Assef da Silva: juíza de Direito do SANCTVS – Tribunal de Justiça de São Paulo e Mônica Potzik: psicóloga judiciária do SANCTVS – Tribunal de Justiça de São Paulo.
Serviço – Nesta segunda-feira (24/5), das 15h30 às 17h. Campanha Não se cale: violências contra crianças e adolescentes (terceiro episódio da série) No APP do CMSP: Canal do Desenvolvimento Profissional 1 ou agende-se para assistir pelo YouTube: https://youtu.be/9d8-Feh9sbs
Nenhum comentário on "Centro de Mídias transmite 3⁰ programa da campanha Não Se Cale na segunda"