Atividade Intervenção: Modernistas da Posteridade será na Biblioteca Oliria de Campos Barros, na sexta
Da Redação – O centenário da Semana de Arte Moderna, feito que em 1922 rompeu os paradigmas da cultura do Brasil, será celebrado com a atividade Intervenção: Modernistas da Posteridade – Comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna. O evento acontece na sexta-feira (18), a partir das 19h, na Biblioteca Oliria de Campos Barros (Biblioteca Central), e será ministrado pelo repórter fotográfico Marco Aurélio Olímpio.
O mote é debater as ideias disruptivas de grupo de artistas que romperam com as regras impostas pelo cenário cultural da época e como os pensamentos de 100 anos atrás podem ser aplicados no mundo em que vivemos atualmente. A atividade é realizada pela Biblioteca Oliria de Campos Barros, pelo MAP (Museu de Arte Popular) de Diadema e pela Secretaria de Cultura.
“Vamos nos reunir para discutir um movimento ainda tão vivo, com uma experiência intercalada com palestra e atividades interativa onde os participantes estão convidados a Fotar, como tratava Mario de Andrade suas fotografias e escritas,uma técnica que consiste em captar um pouco da essência de quem está ao seu lado, uma forma de enxergar o outro”, diz Marco Aurélio.
O evento será aberto para o público e terá, na entrada, uma exposição temática organizada pelo MAP a respeito da influência da Semana de Arte Moderna de 1922 nas atividades culturais do presente, com falas, fotos e obras dos artistas Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Oswald de Andrade, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, Menotti Del Picchia, Guiomar Novaes, Heitor Villa-Lobos e Mário de Andrade.
“É uma data histórica e uma cidade onde a cultura é um patrimônio social não poderia deixar passar batido um marco na história do nosso país. Poder debater a Semana de Arte Moderna de 1922, o que ela representou no passado e o que ela pode nos trazer de ensinamento atual, é essencial para entender de onde partidos e para onde pretendemos ir culturalmente”, disse o secretário de Cultura de Diadema, Deivid Couto.
Serviço: Intervenção: Modernistas da Posteridade – Comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna. Quando: 18 de fevereiro de 2022, na Biblioteca Oliria de Campos Barros (Biblioteca Central) Endereço: Avenida Alda, 81, Centro (Galeria Praça da Moça). Horário: das 19h às 20h30
Nenhum comentário on "Centenário da Semana de Arte Moderna será tema de debate em Diadema"