CCMI de Diadema completa 21 anos de atendimento aos idosos

1004 0

Da Redação – O Centro de Convivência Municipal da Pessoa Idosa (CCMI) de Diadema proporciona, desde 1996, atividades para que o público da terceira idade possa vivenciar essa fase de forma plena e com qualidade de vida. Para comemorar os 21 anos de atendimento à pessoa idosa, a Prefeitura de Diadema realizou evento, nesta quarta-feira (30/08), com direito a baile e bolo de aniversário. “Em muitas culturas, os mais jovens ouvem e obedecem aos idosos ou mais velhos. Nossa população merece todo nosso respeito e gratidão. Fico feliz pelo trabalho desenvolvido nesses 21 anos que tem proporcionado bem-estar nessa fase tão importante da vida”, lembrou o vice-prefeito, Márcio da Farmácia, durante o evento.

Oficineiros que atuam no serviço receberam homenagem com certificado de menção honrosa. A equipe que participou dos Jogos Regionais dos Idosos também foi homenageada. O público ainda participou de baile com o DJ Leandro com músicas dos anos 70 e 80. Para fechar a cerimônia, foi entregue o bolo de aniversário. “A equipe do CCMI tem acolhido e trabalhado com dedicação à pessoa idosa, fortalecendo os vínculos e a convivência entre eles. Neste semestre, estamos promovendo passeios por pontos turísticos para que esse público conheça melhor e participe mais dos espaços culturais de Diadema”, afirmou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

Atualmente, o CCMI oferece atividades de crochê, dança cigana, dança de salão, dança oriental, etiqueta/postura e customização, ginástica, ioga, karaokê, oficina de memória, origami (arte da cultura japonesa para fazer dobraduras), patchwork (trabalho com retalhos), pintura em tecido, pintura em tela, tricô, zumba, além de jogos como buraco, dominó, tênis de mesa e truco. Aparecida Ibanhez frequenta o CCMI desde sua criação e considera o CCMI como sua segunda casa. “Encontrei aqui um porto seguro e me sinto muito bem. Digo para as pessoas procurarem o serviço porque são oferecidas várias atividades e sempre tem um profissional para nos orientar ou ajudar quando precisamos”, elogiou.

Planejamento – Neste ano, o CCMI iniciou o cadastramento de usuários para conhecer melhor o perfil das pessoas atendidas e propor ações especificas para cada público. Entre elas, estão os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos, que acontecem mensalmente, e trabalham temas como resgate da infância, rede de proteção de direitos, conflitos entre gerações, entre outros. “O objetivo é que as atividades com os participantes do CCMI promovam vivências que valorizem experiências, estimulem e potencializem a capacidade de escolher e decidir, e, principalmente, criem oportunidades para um envelhecimento ativo e significativo para cada usuário”, explicou o gerontólogo e coordenador do serviço.

Público – O CCMI possui 315 idosos cadastrados, sendo que 86 frequentam com regularidade o serviço. A maioria do público é feminina (92%), com idade entre 60 e 95 anos e viúvas. Entretanto, o serviço oferece atividades para maiores de 60 anos, independente de sexo. Para participar é preciso ser morador de Diadema.

Serviço – Centro de Convivência Municipal da Pessoa Idosa (CCMI) – Rua Paquetá, 23 – Centro.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "CCMI de Diadema completa 21 anos de atendimento aos idosos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *