CBF Social certifica professores de Ribeirão Pires em curso para o Gol do Brasil

735 0

Da Redação – Neste domingo, dia 8, a Estância Turística de Ribeirão Pires sediou evento da entrega de certificados de conclusão de curso aos 63 professores qualificados pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol, por meio do CBF Social, para ministrarem treinamento às crianças atendidas pelo projeto Gol do Brasil, realizado por meio de parceria com a Prefeitura e o WTC. Inicialmente, a Confederação irá selecionar 5 profissionais para realizar os treinos na cidade. O cronograma das aulas será definido nos próximos dias.

O curso de qualificação foi promovido entre os dias 6 e 8 de outubro por equipe de profissionais da CBF que desenvolveu metodologia que alia técnicas de futebol às “habilidades da vida” estabelecidas pela ONU. “A metodologia consiste em desenvolver prática de intervenção em programas sociais pelo futebol. Usamos o esporte como ferramenta de transformação para crianças em contexto de vulnerabilidade”, explicou o coordenador do CBF Social e co-autor da metodologia aplicada no curso, Bruno Vinicius Silva.

As “habilidades de vida” utilizadas nesta metodologia são: auto conhecimento; relacionamento interpessoal; empatia; lidar com sentimentos; lidar com estresse; comunicação eficaz; pensamento crítico; pensamento criativo; tomada de decisão; e resolução de problemas.

Presente na entrega de certificados de conclusão de curso, o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, falou sobre a parceria com o CBF Social e o WTC. “Estamos iniciando em nossa cidade projeto que tenho certeza que será uma vitrine para o Brasil e para todo o mundo, pois sabemos da paixão despertada pelo futebol. Através dessa paixão, podemos fazer com que, cada vez mais, os jovens se interessem não apenas pelo esporte, mas também pela questão da educação, tornando-se, dessa forma, cidadãos melhores e em condições de fazerem a diferença nas suas vidas ao longo dos anos”, disse.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, prestigiou o evento e também comentou a implantação do Gol do Brasil em Ribeirão Pires. “Esse é um projeto participativo e democrático. Queremos ensinar essas crianças a serem boas pessoas, mais felizes em suas vidas. O futebol é um instrumento de educar para que sejam melhores estudantes e cidadãs”, declarou.

Entre os profissionais qualificados pelo CBF Social para o Gol do Brasil está Wesley Fernando Leite, professor de futebol da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura em Ouro Fino Paulista. “Tive experiências de longa data no esporte. O curso mostrou que nós também precisamos enxergar (o futebol) com outros olhos. Nem sempre o que a gente sonha vai se tornar realidade, mas precisamos ter um plano B. Somos espelho para nossos alunos e podemos mostrar isso a eles. Espero que esse seja o pontapé inicial e que a cidade abrace essa causa, que com certeza vai surtir efeito pra todos”, afirmou.

Sobre o Gol do Brasil: Crianças e jovens moradores da Estância Turística de Ribeirão Pires ganharam na última sexta-feira, dia 6, nova oportunidade para a construção de um futuro melhor. Por meio de convênio firmado junto à Prefeitura, com o apoio do WTC, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através do CBF Social, lançou na cidade o projeto Gol do Brasil, que incentivará e democratizará o acesso à formação esportiva na modalidade futebol. O projeto acontece em Ribeirão Pires por meio de parceria entre as secretarias de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia e de Esporte e Lazer.

Serão atendidos pelo Gol do Brasil 200 alunos da rede municipal de ensino que cursam o Fundamental I (1º ao 5º ano). As crianças, com idade entre 6 e 13 anos, são estudantes das escolas Comendador Abdalla Chiedde, Professor Antonio Lacerda Bacellar e Manoel Baptista da Silva, localizadas próximas ao Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo, Vila Gomes, local que sediará as aulas.

O projeto CBF Social prevê a implementação de sistema que permite aos profissionais envolvidos acompanharem o desempenho dos alunos do Gol do Brasil. Por meio de plataforma digital preparada pela Confederação, serão cadastrados alunos e professores para o monitoramento dos indicadores escolares das crianças, bem como de suas vidas em comunidade e família. A CBF disponibilizará, ainda, cursos de aperfeiçoamento aos professores e acompanhamento das aulas, quer seja presencialmente ou por meio de câmeras instaladas no campo.

Sobre o Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo: Para receber o novo projeto Gol do Brasil e outras atividades esportivas já consolidadas no município, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Infraestrutura Urbana e de Esporte e Lazer, revitalizou a estrutura do Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo, situado na Vila Gomes – Parque Aliança. O local recebeu diversas melhorias, entre as quais a reforma e pintura da arquibancada, revitalização de diversos ambientes do Centro, reforma de vestiários, troca de alambrado e readequação do gramado. Além de sediar as aulas do Gol do Brasil, o campo de futebol da Vila Gomes recebe durante todo o ano programação esportiva. Entre as atividades, o local recebe partidas do Campeonato Municipal de Futebol Amador – Primeira e Segunda Divisão.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "CBF Social certifica professores de Ribeirão Pires em curso para o Gol do Brasil"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *