Da Redação – O número de casos de suspeitos de dengue permanece em queda nas sete cidades do ABC. O novo balanço, acompanhado pela Sala de Situação Regional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, apontou uma diminuição de 68,6% até a vigésima semana epidemiológica, encerrada em 28 de maio, na comparação com o mesmo período de 2015. O total de notificações atingiu 7.972, ante 25.407 ocorrências no ano passado. O levantamento considera dados coletados com os municípios e repassados ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE 7), da Secretaria de Estado da Saúde.
Em relação ao número de casos autóctones (contraídos no próprio município), o balanço indica 431 notificações, com 196 ocorrências em Santo André, 110 em São Bernardo do Campo, 52 em Diadema, 45 em Mauá, 24 em São Caetano do Sul e quatro em Ribeirão Pires. Esses números, no entanto, foram prejudicados pela interrupção dos testes sorológicos para confirmação dos casos suspeitos, por determinação da Secretaria de Saúde do Estado.
O coordenador do Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, informou que, devido à diminuição do número de novas notificações por semana, a Sala de Situação do Consórcio para monitoramento dos casos da doença passará a se reunir mensalmente. “Iniciaremos o planejamento para o plano de contingência regional de 2017. Ao mesmo tempo, o trabalho de combate ao Aedes aegypti permanece nos municípios”.
Chikungunya e zika – O novo levantamento aponta 208 casos suspeitos de chikungunya na região até a vigésima primeira semana epidemiológica, com 122 notificações em São Bernardo, 35 em Mauá, 21 em Santo André, 13 em São Caetano, 11 em Ribeirão Pires e seis em Diadema. Em relação ao zika vírus, o total é de 65 casos suspeitos, sendo 53 em São Bernardo, quatro em São Caetano, três em Mauá, três em Ribeirão Pires e dois em Santo André.
Nenhum comentário on "Casos suspeitos de dengue continuam em queda no Grande ABC"