Cartão de Saúde Inteligente será implementado na gestão de Celso Russomanno

898 0

Da Redação – A integração de todos os dados do paciente, nas unidades de saúde municipais próprias e conveniadas, é uma das primeiras ações de Celso Russomanno quando assumir a prefeitura da cidade de São Paulo. O tema é destaque na propaganda eleitoral do candidato, hoje, na TV e Rádio, e já anunciado nos primeiros dias de sua campanha de rua.

Com o Cartão de Saúde Inteligente, tudo o que o médico precisar saber estará nas mãos do paciente: consultas, exames, datas de agendamento, remédios, entre outros dados. Um prontuário eletrônico completo e que funciona de verdade, estará à disposição do paciente, que utiliza a rede municipal de saúde e da administração pública para fazer uma gestão eficiente, que administre com o olhar de quem usa.

Em pleno ano de 2016, a situação na cidade é bastante precária. Em muitas unidades de pronto socorro dos hospitais, as informações ainda estão no papel, sem computadores. Apenas 18 UBS das 260 estão com prontuário eletrônico em um sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde e essas unidades não conversam com os sistemas tecnológicos das conveniadas e sob contrato de gestão, as Organizações Sociais de Saúde (OSS). Temos ainda as AMAS e a Rede Hora Certa (ambulatório de especialidades) que utilizam sistemas muitas vezes diferentes e não se comunicam com o restante das unidades.

“Com o sistema que existe hoje na Prefeitura, apenas é possível marcar consultas ou alguns exames, sem saber nada sobre o paciente. Para resolver a questão, vamos implantar o SIP (Sistema Integrado do Paciente), para que todo esse sistema funcione de verdade associado ao cartão inteligente, para que todas as unidades se comuniquem e aí, sim, possam conhecer o histórico do paciente. A gestão pública também terá benefícios, teremos controle da situação, poderemos conhecer o consumo real dos remédios na rede de maneira “online”, reforçando o que precisaremos comprar, controlando melhor nosso estoque e com isso gerindo melhor o dinheiro público. Com o controle dos agendamentos de consultas médicas e exames, poderemos verificar o comparecimento dos profissionais da saúde nas unidades e outras informações serão importantes para que todo o sistema funcione bem”, defende Russomanno.

O candidato à prefeitura de São Paulo, afirma que os recursos federais serão destinados a este objetivo. “Mas será necessário também rever contratos da Secretaria da Saúde para obtenção de recursos municipais para que possamos enfim, implantar o SIP (Sistema Integrado do Paciente)”, complementa.

Esse mapa da saúde pública municipal, possível por meio do SIP e do Cartão de Saúde Inteligente, dará uma dimensão de como está a real situação da saúde do município e ajudará o prefeito a tomar decisões para atender ao cidadão e o que a cidade precisa. “Temos que arrumar a casa, terminar as obras inacabadas e estruturar as que já existem. E com a ajuda da tecnologia definir as novas unidades de saúde que precisaremos construir”, disse Russomanno.

Na gestão de Celso Russomanno, o tripé conhecimento, informação e resolução será a base para enfrentar os diversos desafios de administrar a maior cidade do país, em economia e em população. “A prefeitura tem dinheiro, o que precisamos é gestão eficiente e de qualidade e um gestor que resolva. E é com esses atributos que estaremos à frente da prefeitura de São Paulo”.

Gestão Pública Eficiente em todas as Áreas – A gestão de Russomanno será baseada na gestão de qualidade e na eficácia da gestão dos serviços públicos. Sua primeira ação será tratar o serviço público pelo olhar do usuário, do cidadão de São Paulo, e não pelo olhar de quem oferece.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cartão de Saúde Inteligente será implementado na gestão de Celso Russomanno"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *